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Açafrão: 11 benefícios do açafrão para a saúde 

Conheça os benefícios do açafrão para a saúde

11 benefícios impressionantes do açafrão para a saúde

 

O açafrão é o tempero mais caro do mundo – 450 gramas custam entre 500 e 5.000 dólares.

A razão do seu preço elevado é o método de colheita que exige muita mão-de-obra, tornando a produção cara.

O açafrão é colhido à mão da flor Crocus sativus, mais conhecida como “açafrão-açafrão”. O termo “açafrão” se aplica às estruturas em forma de fio da flor, ou estigma.

Originou-se na Grécia, onde foi reverenciado por suas propriedades medicinais. As pessoas comeriam açafrão para aumentar a libido, aumentar o humor e melhorar a memória.

Conheça agora 11 impressionantes benefícios do açafrão para a saúde.

1. Um poderoso antioxidante

O açafrão contém uma impressionante variedade de compostos vegetais que atuam como antioxidantes – moléculas que protegem suas células contra os radicais livres e o estresse oxidativo.

Os principais antioxidantes do açafrão incluem crocina, crocetina, safranal e kaempferol.

Crocetina e crocetina são pigmentos carotenoides e responsáveis ​​pela cor vermelha do açafrão. Ambos os compostos podem ter propriedades antidepressivas, proteger as células cerebrais contra danos progressivos, melhorar a inflamação, reduzir o apetite e ajudar na perda de peso.

Safranal confere ao açafrão seu sabor e aroma distintos. Pesquisas mostram que isso pode ajudar a melhorar seu humor, memória e capacidade de aprendizado, além de proteger as células cerebrais contra o estresse oxidativo.

Por fim, o kaempferol é encontrado nas pétalas de flores de açafrão. Esse composto tem sido associado a benefícios à saúde, como inflamação reduzida, propriedades anticâncer e atividade antidepressiva.

 

O açafrão é rico em compostos vegetais que atuam como antioxidantes, como crocina, crocetina, safranal e kaempferol. Antioxidantes ajudam a proteger suas células contra o estresse oxidativo.

2. Pode melhorar o humor e tratar sintomas depressivos

Açafrão é apelidado de “especiaria do sol”.

Isso não se deve apenas à sua cor distinta, mas também porque pode ajudar a melhorar o seu humor.

Em uma revisão de cinco estudos, os suplementos de açafrão foram significativamente mais eficazes que os placebos no tratamento dos sintomas de depressão leve a moderada.

Outros estudos descobriram que tomar 30 mg de açafrão por dia era tão eficaz quanto Fluoxetina, Imipramina e Citalopram – tratamentos convencionais para depressão. Além disso, menos pessoas tiveram efeitos colaterais do açafrão em comparação com outros tratamentos.

Além disso, as pétalas de açafrão e o estigma semelhante a um fio parecem ser eficazes contra a depressão leve a moderada.

Embora essas descobertas sejam promissoras, estudos humanos mais longos com mais participantes são necessários antes que o açafrão possa ser recomendado como tratamento para a depressão.

 

O açafrão pode ajudar a tratar os sintomas da depressão leve a moderada, mas são necessários mais estudos antes que recomendações definidas possam ser feitas.

 

3. Pode ter propriedades de combate ao câncer

O açafrão é rico em antioxidantes, que ajudam a neutralizar os radicais livres nocivos. Os danos causados ​​pelos radicais livres têm sido associados a doenças crônicas, como o câncer.

Em estudos com tubos de ensaio, foi demonstrado que o açafrão e seus compostos matam seletivamente células cancerígenas do cólon ou suprimem seu crescimento, deixando as células normais intactas.

Esse efeito também se aplica à pele, medula óssea, próstata, pulmão, mama, colo do útero e várias outras células cancerígenas.

Além disso, estudos em tubo de ensaio descobriram que a crocina – o principal antioxidante do açafrão – pode tornar as células cancerígenas mais sensíveis aos medicamentos quimioterápicos.

Embora essas descobertas em estudos com tubos de ensaio sejam promissoras, os efeitos anticâncer do açafrão são pouco estudados em seres humanos e são necessárias mais pesquisas.

 

O açafrão é rico em antioxidantes, o que pode ajudar a matar as células cancerígenas, deixando as células normais intactas. No entanto, é necessária mais pesquisa humana.

 

4. Pode reduzir os sintomas da TPM

A tensão pré-menstrual (TPM) é um termo que descreve sintomas físicos, emocionais e psicológicos que ocorrem antes do início de um período menstrual.

Estudos mostram que o açafrão pode ajudar a tratar os sintomas da TPM.

Nas mulheres de 20 a 45 anos de idade, tomar 30 mg de açafrão diariamente foi mais eficaz que um placebo no tratamento dos sintomas da TPM, como irritabilidade, dores de cabeça, desejos e dor.

Outro estudo descobriu que simplesmente cheirar açafrão por 20 minutos ajudou a reduzir os sintomas da TPM, como ansiedade e níveis mais baixos do hormônio do estresse, cortisol.

 

Comer e cheirar açafrão parece ajudar a tratar os sintomas da TPM, como irritabilidade, dores de cabeça, desejos, dor e ansiedade.

 

5. Pode atuar como um afrodisíaco

Afrodisíacos são alimentos ou suplementos que ajudam a aumentar sua libido.

Estudos demonstraram que o açafrão pode ter propriedades afrodisíacas – especialmente em pessoas que tomam antidepressivos.

Por exemplo, tomar 30 mg de açafrão diariamente durante quatro semanas melhorou significativamente a função erétil em relação a um placebo em homens com disfunção erétil relacionada a antidepressivos.

Além disso, uma análise de seis estudos mostrou que tomar açafrão melhorou significativamente a função erétil, a libido e a satisfação geral, mas não as características do sêmen.

Em mulheres com baixo desejo sexual devido ao uso de antidepressivos, 30 mg de açafrão por dia durante quatro semanas reduziram a dor relacionada ao sexo e aumentaram o desejo e a lubrificação sexual, em comparação com um placebo.

 

O açafrão pode ter propriedades afrodisíacas para homens e mulheres e pode ajudar especialmente aqueles que tomam antidepressivos.

 

6. Pode reduzir o apetite e ajudar na perda de peso

Comer é um hábito comum que pode colocar você em risco de ganhar peso indesejado.

Segundo a pesquisa, o açafrão pode ajudar a evitar lanches fora de hora, reduzindo o apetite.

Em um estudo de oito semanas, as mulheres que tomaram suplementos de açafrão sentiram-se significativamente mais cheias, comeram menos frequentemente e perderam significativamente mais peso do que as mulheres no grupo placebo.

Em outro estudo de oito semanas, tomar um suplemento de extrato de açafrão ajudou a reduzir significativamente o apetite, o índice de massa corporal (IMC), a circunferência da cintura e a massa total de gordura.

No entanto, os cientistas não sabem ao certo como o açafrão reduz o apetite e ajuda na perda de peso. Uma teoria é que o açafrão eleva o seu humor, o que reduz o seu desejo de lanche.

 

O açafrão demonstrou reduzir os lanches e refrear o apetite. Por sua vez, esses comportamentos podem ajudá-lo a perder peso.

7-10. Outros benefícios potenciais à saúde

O açafrão tem sido associado a outros benefícios à saúde que ainda não foram extensivamente estudados:

7. Pode reduzir os fatores de risco para doenças cardíacas: estudos em animais e em tubos de ensaio indicam que as propriedades antioxidantes do açafrão podem diminuir o colesterol no sangue e impedir o entupimento dos vasos e artérias sanguíneas.

8. Pode diminuir os níveis de açúcar no sangue: o açafrão pode diminuir os níveis de açúcar no sangue e aumentar a sensibilidade à insulina – como observado em estudos em tubo de ensaio e em ratos com diabetes.

9. Pode melhorar a visão em adultos com degeneração macular relacionada à idade (AMD): o açafrão parece melhorar a visão em adultos com AMD e proteger contra danos causados ​​pelos radicais livres, que estão ligados à AMD.

10. Pode melhorar a memória em adultos com doença de Alzheimer: as propriedades antioxidantes do açafrão podem melhorar a cognição em adultos com doença de Alzheimer.

 

O açafrão tem sido associado a vários outros benefícios potenciais à saúde, como aumento do risco de doenças cardíacas, níveis de açúcar no sangue, visão e memória. No entanto, são necessários mais estudos para tirar conclusões mais fortes.

 

11. Fácil de adicionar à sua dieta

Em pequenas doses, o açafrão tem um sabor e aroma sutis e combina bem com pratos saborosos, como paella, risotos e outros pratos de arroz.

A melhor maneira de extrair o sabor único do açafrão é mergulhar os fios em água quente – mas não fervendo -. Adicione os fios e o líquido à sua receita para obter um sabor mais profundo e rico.

O açafrão está prontamente disponível na maioria dos mercados especializados e pode ser comprado como fios ou em pó. No entanto, é melhor comprar os threads, pois eles oferecem mais versatilidade e são menos propensos a serem adulterados.

Embora o açafrão seja a especiaria mais cara do mundo, uma pequena quantidade percorre um longo caminho, e muitas vezes você não precisará de mais do que uma pitada em suas receitas. De fato, usar muito açafrão pode dar a suas receitas um sabor medicinal avassalador.

Além disso, o açafrão está disponível em forma de suplemento.

 

O açafrão tem um sabor e aroma sutis, o que facilita a adição à sua dieta. Combina bem com pratos salgados e deve ser embebido em água quente para dar um sabor mais profundo. Como alternativa, você pode comprar açafrão em forma de suplemento para colher seus benefícios.

 

Riscos, precauções e dosagem

O açafrão é geralmente seguro, com pouco ou nenhum efeito colateral.

Em quantidades padrão de cozimento, o açafrão não parece causar efeitos adversos nos seres humanos.

Como complemento alimentar, as pessoas podem tomar com segurança até 1,5 gramas de açafrão por dia. No entanto, apenas 30 mg de açafrão por dia demonstraram ser suficientes para colher seus benefícios à saúde.

Por outro lado, altas doses de 5 gramas ou mais podem ter efeitos tóxicos. As mulheres grávidas devem evitar altas doses, pois isso pode causar aborto.

Como com qualquer suplemento, fale com o seu médico antes de tomar açafrão na forma de suplemento.

Outro problema do açafrão – especialmente o pó de açafrão – é que ele pode ser adulterado com outros ingredientes, como beterraba, fibras de seda tingidas de vermelho, açafrão e páprica. A adulteração reduz o custo para os fabricantes, pois o açafrão real é caro para a colheita.

Portanto, é importante comprar açafrão de uma marca respeitável para garantir que você obtenha um produto autêntico. Se o açafrão parecer muito barato, é melhor evitá-lo.

 

Em doses normais, o açafrão é geralmente seguro, com pouco ou nenhum efeito colateral. Certifique-se de comprar açafrão de uma marca ou loja respeitável para evitar um produto adulterado.

 

Conclusão

O açafrão é um tempero poderoso, rico em antioxidantes.

Tem sido associada a benefícios à saúde, como melhora do humor, libido e função sexual, além de redução dos sintomas da TPM e melhora da perda de peso.

O melhor de tudo é que geralmente é seguro para a maioria das pessoas e fácil de adicionar à sua dieta. Tente incorporar o açafrão em seus pratos favoritos para aproveitar seus potenciais benefícios à saúde ou comprar um suplemento online.

Written by hello

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