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10 maneiras cientificamente comprovadas de acelerar o metabolismo

Veja como acelerar o seu metabolismo

10 maneiras de acelerar o metabolismo para emagrecer

 

Metabolismo é um termo que descreve todas as reações químicas que mantêm seu corpo vivo e funcionando.

No entanto, a palavra metabolismo é frequentemente usada com outros significados, representando na verdade a taxa metabólica ou o número de calorias que você queima.

Quanto maior seu metabolismo, mais calorias você queima e mais fácil é perder peso e mantê-lo.

Ter um metabolismo alto também pode fornecer mais energia e te fazer se sentir melhor.

 

Aqui estão 10 maneiras fáceis de aumentar seu metabolismo.

 

 

1. Coma muita proteína em todas as refeições

 

 

Se alimentar aumenta seu metabolismo por algumas horas. Isso é chamado de efeito térmico dos alimentos, e é causado pelas calorias extras que você precisa queimar para digerir, absorver e processar os nutrientes da sua comida.

 

A proteína é o nutriente que mais aumenta essa taxa, de 15 a 30%, em comparação a 5 a 10% para carboidratos e 0 a 3% para gorduras.

 

A ingestão de proteínas também ajuda na saciedade, diminuindo as comilanças pós-refeição.

 

Um estudo limitado constatou que as pessoas tendem a ingerir cerca de 441 calorias a menos por dia quando as proteínas compõem 30% de sua dieta .

 

Comer mais proteína também pode reduzir a queda no metabolismo frequentemente associada à perda de gordura. Isso ocorre porque reduz a perda muscular, que é um efeito colateral comum de dietas.

 

 

2. Beba mais água gelada

 

As pessoas que bebem água em vez de bebidas açucaradas perdem peso e o mantém mais facilmente.

 

Isso ocorre porque as bebidas açucaradas contêm calorias e, portanto, substituí-las por água reduz automaticamente a ingestão diária.

 

No entanto, a água também pode acelerar temporariamente o seu metabolismo. Nesse sentido, estudos mostraram que beber 0,5 litro de água aumenta o metabolismo em repouso de 10 a 30% por cerca de uma hora.

 

Esse efeito de queima de calorias pode ser ainda maior se você beber água gelada, pois seu corpo usa energia para aquecê-la até a temperatura corporal.

 

A água também pode ajudar a te saciar. Estudos mostram que beber água meia hora antes de comer pode te ajudar a comer menos.

 

Um estudo com adultos com sobrepeso descobriu que aqueles que bebiam meio litro de água antes das refeições perdiam 44% mais peso do que aqueles que não bebiam.

 

 

3. Faça um treino de alta intensidade

 

 

O treinamento intervalado de alta intensidade envolve atividades rápidas e muito intensas, e pode te ajudar a queimar mais gordura, aumentando sua taxa metabólica, mesmo após o término do treino.

 

Acredita-se que esse efeito seja maior para o treino intervalado do que para outros tipos de exercício. Além disso, ele também ajuda a queimar gordura.

 

Um estudo realizado com homens jovens acima do peso descobriu que 12 semanas de exercícios de alta intensidade reduziram a massa gorda em 2 kg, e a gordura abdominal em 17%

 

 

4. Levante coisas pesadas

 

O músculo é mais metabolicamente ativo que a gordura, e a construção muscular pode ajudar a aumentar seu metabolismo, o que significa queimar mais calorias por dia, mesmo em repouso.

 

O levantamento de pesos também ajuda a reter músculos e combater a queda no metabolismo que pode ocorrer ao emagrecer.

 

Em um estudo, 48 mulheres acima do peso foram submetidas a uma dieta de 800 calorias por dia, separadas em grupos: sem exercício, com exercício aeróbico ou treino de resistência.

 

Após a dieta, as mulheres que fizeram o treino de resistência mantiveram sua massa muscular, metabolismo e força. As outras perderam peso, mas também perderam massa muscular e acabaram tendo uma diminuição no metabolismo.

 

 

5. Fique mais de pé

 

Ficar muito sentado é péssimo para a saúde.

De fato, trabalhar em pé pode queimar 174 calorias extras, comparando com um dia de trabalho sentado.

 

Se você tem um emprego de mesa, tente levantar-se por breves períodos para interromper o tempo que passa sentado. Você também pode investir em uma mesa de pé que te deixe ficar de pé.

 

 

6. Beba chá verde ou chá Oolong

 

Estudos já mostraram que o chá verde e o chá oolong aumentam o metabolismo em de 4 a 5%.

Esses chás ajudam a converter parte da gordura armazenada em seu corpo em ácidos graxos livres, que podem aumentar a queima de gordura em 10 a 17%.

 

Como são baixos em calorias, eles podem ser usados no emagrecimento, bem como na manutenção do peso.

 

Pensa-se que suas propriedades de aumento do metabolismo podem ajudar a evitar o temido platô de perda de peso que ocorre devido a uma diminuição no metabolismo.

 

No entanto, alguns estudos apontam que esses chás não afetam de fato o metabolismo. Portanto, seu efeito pode ser pequeno ou se aplicar apenas a algumas pessoas.

 

 

7. Coma alimentos apimentados

 

As pimentas contêm capsaicina, uma substância que pode aumentar seu metabolismo.

 

No entanto, muitas pessoas não conseguem tolerar essas especiarias nas doses necessárias para ter um efeito significativo.

 

Um estudo de capsaicina em doses aceitáveis demonstrou que a ingestão de pimentas queima cerca de 10 calorias adicionais por refeição. Em alguns anos, isso pode representar 0,5 kg de perda de peso para um homem de peso médio.

 

Por conta própria, os efeitos de apimentar sua comida podem ser bem pequenos. No entanto, isso pode levar a uma pequena vantagem quando combinado com outras estratégias de aumento do metabolismo.

 

 

8. Durma bem

 

A falta de sono está associada a um grande aumento no risco de obesidade, e isso pode ser causado pelos efeitos negativos da privação do sono no metabolismo.

 

Dormir mal também leva ao aumento dos níveis de glicose no sangue e à resistência à insulina, circunstâncias associadas a um maior risco de desenvolver diabetes tipo 2.

 

Também foi demonstrado que uma noite de sono ruim aumenta o hormônio da fome grelina e diminui o hormônio leptina, responsável pela plenitude. Isso poderia explicar por que muitas pessoas que não dorme bem sentem mais fome e lutam para perder peso.

 

 

 9. Beba café

 

Estudos mostraram que a cafeína no café pode aumentar o metabolismo em 3 a 11%. Assim como o chá verde, ele também promove a queima de gordura.

 

No entanto, isso parece afetar mais as pessoas magras. Em um estudo, o café aumentou a queima de gordura em 29% para mulheres magras, mas apenas 10% para mulheres obesas.

 

Os efeitos do café no metabolismo e na queima de gordura também podem contribuir para a perda e manutenção bem-sucedidas de peso.

 

 

10. Substitua as gorduras por óleo de coco

 

Ao contrário de outras gorduras saturadas, o óleo de coco é relativamente rico em gorduras de cadeia média, que aumentam seu metabolismo mais do que as gorduras de cadeia longa encontradas em alimentos como manteiga.

 

Em um estudo, os pesquisadores descobriram que as gorduras de cadeia média aumentam o metabolismo em 12% em comparação com as gorduras de cadeia longa, que o aumentam em apenas 4%.

 

Conclusão

Fazer pequenas mudanças no estilo de vida e incorporar nossas dicas em sua rotina pode, sim, aumentar seu metabolismo.

 

E, por sua vez, um metabolismo mais alto pode ajudá-lo a perder peso e mantê-lo, além de fornecer mais energia para uma vida ativa e feliz.

Written by hello

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