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Alho-poró: 10 benefícios do alho-poró para saúde e nutrição 

por Isabela Ramirez on maio 21, 2020

O alho-poró pertence à mesma família das cebolas, cebolinhas e alho.

Eles se parecem com uma cebola verde gigante, mas têm um sabor muito mais suave e um pouco mais doce e uma textura mais cremosa quando cozidos.

O alho-poró é geralmente cultivado, mas as variedades selvagens, como o alho-poró selvagem norte-americano estão ganhando popularidade.

Esta variedade selvagem é popular entre os melhores chefs devido ao seu sabor potente, que é um cruzamento entre alho, cebolinha e alho-poró cultivado comercialmente.

Todas as variedades de alho-poró são nutritivas e pensadas para oferecer uma série de benefícios à saúde.

 

Agora você vai conhecer melhor 10 benefícios do alho-poró para a saúde.

 

1. Conta com uma variedade de nutrientes

O alho-poró é rico em nutrientes, o que significa que eles são baixos em calorias e ricos em vitaminas e minerais.

Uma porção de 100 gramas de alho-poró cozido tem apenas 31 calorias.

Ao mesmo tempo, eles são particularmente ricos em carotenoides da provitamina A, incluindo o betacaroteno. Seu corpo converte esses carotenoides em vitamina A, importante para a visão, função imunológica, reprodução e comunicação celular.

Eles também são uma boa fonte de vitamina K1, necessária para a coagulação do sangue e a saúde do coração.

Enquanto isso, as rampas selvagens são particularmente ricas em vitamina C, o que ajuda na saúde imunológica, reparação de tecidos, absorção de ferro e produção de colágeno. De fato, eles oferecem cerca de duas vezes mais vitamina C do que a mesma quantidade de laranjas.

O alho-poró também é uma boa fonte de manganês, o que pode ajudar a reduzir os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e promover a saúde da tireoide. Além disso, eles fornecem pequenas quantidades de cobre, vitamina B6, ferro e folato.

 

O alho-poró é pobre em calorias, mas rico em nutrientes, principalmente magnésio e vitaminas A, C e K. Eles possuem pequenas quantidades de fibra, cobre, vitamina B6, ferro e folato.

 

2. Rico em compostos vegetais benéficos

O alho-poró é uma fonte rica de antioxidantes, particularmente polifenóis e compostos de enxofre.

Os antioxidantes combatem a oxidação, que danifica as células e contribui para doenças como diabetes, câncer e doenças cardíacas.

O alho-poró é uma fonte particularmente grande de kaempferol, um antioxidante polifenol que se pensa proteger contra doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.

Eles também são uma ótima fonte de alicina, o mesmo composto benéfico de enxofre que confere ao alho suas propriedades antimicrobianas, redutoras de colesterol e potencial anticâncer.

Enquanto isso, o alho-poró selvagem é rico em tiossulfinatos e cepaenos, dois compostos de enxofre necessários para a coagulação do sangue e que se acredita proteger contra certos tipos de câncer.

 

O alho-poró é rico em antioxidantes e compostos de enxofre, especialmente kaempferol e alicina. Estes são pensados ​​para proteger seu corpo contra doenças.

3. Pode reduzir a inflamação e promover a saúde do coração

Alho-poró são alliums, uma família de vegetais que inclui cebola e alho. Vários estudos ligam estes vegetais a um menor risco de doença cardíaca e derrame.

Embora a maioria desses estudos tenha testado cebolas ou alho, o alho-poró contém vários compostos benéficos que diminuem a inflamação e protegem a saúde do coração.

Por exemplo, o kaempferol em alho-poró tem propriedades anti-inflamatórias. Os alimentos ricos em Kaempferol estão associados a um menor risco de ataques cardíacos ou morte devido a doenças cardíacas.

Além disso, o alho-poró é uma boa fonte de alicina e outros tiossulfinatos, compostos de enxofre que podem beneficiar a saúde do coração, reduzindo o colesterol, a pressão arterial e a formação de coágulos sanguíneos.

 

O alho-poró contém compostos vegetais saudáveis ​​para o coração, que demonstram reduzir a inflamação, o colesterol, a pressão arterial, a formação de coágulos sanguíneos e o risco geral de doenças cardíacas.

 

4. Pode ajudar na perda de peso

Como a maioria dos vegetais, o alho-poró pode promover a perda de peso.

Com 31 calorias por 100 gramas de vazamentos cozidos, esse vegetal tem muito poucas calorias por porção.

Além disso, o alho-poró é uma boa fonte de água e fibra, o que pode impedir a fome, promover sentimentos de plenitude e ajudá-lo a comer naturalmente menos.

Eles também fornecem fibra solúvel, que forma um gel no intestino e é particularmente eficaz na redução da fome e do apetite.

Além disso, a pesquisa vincula consistentemente dietas ricas em vegetais à perda de peso ou ganho de peso reduzido ao longo do tempo. Adicionar alho-poró ou rampas selvagens à sua dieta pode aumentar sua ingestão geral de vegetais, o que pode aumentar esse efeito.

 

A fibra e a água do alho-poró podem promover a plenitude e prevenir a fome, o que pode ajudar na perda de peso. Além disso, este vegetal é muito baixo em calorias.

 

5. Pode proteger contra certos tipos de câncer

O alho-poró possui uma variedade de compostos para combater o câncer.

Por exemplo, o kaempferol em alho-poró está associado a um menor risco de doenças crônicas, especialmente câncer. Pesquisas em tubo de ensaio mostram que o kaempferol pode combater o câncer, reduzindo a inflamação, matando as células cancerígenas e impedindo a propagação dessas células.

O alho-poró também é uma boa fonte de alicina, um composto de enxofre que se pensa oferecer propriedades anticancerígenas semelhantes.

Estudos em animais revelam que as rampas cultivadas em solo enriquecido com selênio podem ajudar a diminuir as taxas de câncer em ratos.

Além disso, estudos em humanos demonstram que aqueles que consomem regularmente alliums, incluindo alho-poró, podem ter até 46% menos risco de câncer gástrico do que aqueles que raramente os comem.

Da mesma forma, a alta ingestão de alliums pode estar ligada a um menor risco de câncer colorretal.

Lembre-se de que são necessárias mais pesquisas antes que conclusões fortes possam ser feitas.

 

Alguns estudos sugerem que os compostos de alho-poró podem combater o câncer e que a alta ingestão de alliums, incluindo alho-poró e rampas selvagens, pode diminuir o risco dessa doença. Ainda assim, são necessários mais estudos.

6. Pode promover uma digestão saudável

Alho-poró pode melhorar sua digestão.

Isso ocorre em parte porque eles são uma fonte de fibra solúvel, incluindo probióticos, que trabalham para manter seu intestino saudável.

Essas bactérias produzem ácidos graxos de cadeia curta (SCFAs), como acetato, propionato e butirato. Os SCFAs podem reduzir a inflamação e fortalecer a saúde intestinal.

Pesquisas sugerem que uma dieta rica em probióticos pode ajudar na absorção de nutrientes importantes do corpo, o que pode melhorar sua saúde geral.

 

O alho-poró é uma boa fonte de fibra solúvel, que alimenta as bactérias benéficas do intestino. Por sua vez, essas bactérias reduzem a inflamação e promovem a saúde digestiva.

 

7–9. Outros benefícios potenciais

Embora o alho-poró não seja estudado tão rigorosamente quanto a cebola e o alho, pesquisas emergentes sugerem que eles podem oferecer benefícios adicionais.

7. Pode diminuir os níveis de açúcar no sangue. Demonstrou-se que os compostos de enxofre nos alliums reduzem efetivamente os níveis de açúcar no sangue.

8. Pode promover a função cerebral. Esses compostos de enxofre também podem proteger seu cérebro do declínio mental e da doença relacionados à idade.

9. Pode combater infecções. Pesquisas em animais mostram que o kaempferol, presente no alho-poró, pode proteger contra infecções bacterianas, virais e leveduras

Embora esses resultados sejam promissores, mais estudos são necessários.

 

O alho-poró pode ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue, promover a função cerebral e combater infecções. No entanto, são necessárias mais pesquisas para confirmar esses benefícios.

 

10. Fácil de adicionar à sua dieta

O alho-poró é um complemento delicioso, nutritivo e versátil para qualquer dieta.

Para prepará-los, corte as raízes e a parte verde escura fora, mantendo apenas as partes branca e verde clara.

Em seguida, corte-os longitudinalmente e enxágue com água corrente, limpando a sujeira e a areia que podem ter se acumulado entre as camadas.

O alho-poró pode ser comido cru, mas você também pode escaldar, fritar, assar, refogar, ferver ou conservá-los.

Eles são um ótimo complemento para sopas, molhos, ensopados, recheios de taco, saladas, quiches, batatas fritas e pratos de batata. Você também pode simplesmente comê-los sem qualquer acompanhamento.

Você pode refrigerar o alho-poró cru por cerca de uma semana e os cozidos por cerca de dois dias.

Ao contrário do alho-poró cultivado, as variedades selvagens são incrivelmente pungentes. Apenas uma pequena quantidade pode adicionar uma explosão de sabor forte de alho ao seu prato favorito.

 

O alho-poró é versátil e fácil de adicionar à sua dieta. Você pode comê-los por conta própria ou adicioná-los a uma variedade de pratos principais ou laterais.

 

Conclusão

O alho-poró conta com uma variedade de nutrientes e compostos benéficos que podem melhorar sua digestão, promover perda de peso, reduzir inflamação, combater doenças cardíacas e combater o câncer.

Além disso, ele pode diminuir os níveis de açúcar no sangue, proteger o cérebro e combater infecções.

Esses alliums, que estão intimamente relacionados ao alho e cebola, fazem grandes acréscimos a uma dieta saudável.

Isabela Ramirez
NUTRICIONISTA/ Formada pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2011