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Os 7 melhores alimentos para anemia

Conheça os melhores alimentos para anemia

Visão Geral

A anemia é uma condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue abaixo do normal. As principais causas são a perda de sangue, a destruição dos glóbulos vermelhos, ou a incapacidade do corpo de criar glóbulos vermelhos suficientes.

 

Há muitos tipos de anemia. O tipo mais comum é a anemia causada por deficiência de ferro. Os glóbulos vermelhos contêm uma proteína chamada hemoglobina. A hemoglobina apresenta ferro em sua composição. Sem a quantidade de ferro suficiente, o corpo humano não consegue produzir a quantidade de hemoglobina necessária para criar glóbulos vermelhos para fornecer sangue rico em oxigênio ao corpo.

 

A falta de folato e vitamina B12 também pode afetar a capacidade do seu organismo em produzir glóbulos vermelhos. Quando o organismo não consegue processar a vitamina B12 devidamente, pode ser uma causa para se desenvolver anemia perniciosa. Uma dieta rica em ferro e vitamina B é muito importante para quem tem anemia. Sempre consulte o seu médico sobre a possibilidade de suplementação.

Melhores alimentos para a anemia

 

Em geral o tratamento da anemia envolvem mudanças nos hábitos alimentares. A melhor dieta para anemia inclui alimentos ricos em ferro e outras vitaminas essenciais para produção de hemoglobina e glóbulos vermelhos. Também deve incluir alimentos que ajudam o corpo a absorver melhor o ferro.

 

Existem dois tipos de ferro nos alimentos: ferro heme e ferro não heme. O tipo heme é encontrado em carnes bovinas, aves e frutos do mar. O tipo não heme é encontrado em vegetais e alimentos enriquecidos com ferro. O corpo humano é capaz de absorver ambos os tipos, mas o ferro heme é absorvido mais facilmente.

 

Embora os tratamento de anemia devam ser individualizados, a maioria das pessoas necessita 150 a 200 miligramas de ferro por dia. É difícil conseguir estes níveis somente através da dieta. Você pode consultar um médico para que ele te receite uma suplementação de ferro para que os seus níveis sejam reabastecidos.

 

Listamos a seguir alimentos ricos em ferro para a anemia, para ajudar a combater esse tipo de anemia:

 

1. Folhas verdes

As folhas verdes, especialmente as escuras, estão entre as melhores fontes de ferro não heme. Alguns exemplos:

  • espinafre
  • kale
  • couve manteiga
  • folhas de dente-de-leão
  • Acelga

Algumas delas, como a acelga e a couve manteiga, também possuem folato. Uma dieta pobre em folato também pode causar anemia. Frutas cítricas, feijão e grãos integrais são boas fontes de folato.

 

Porém, devemos comer folhas verde escuras para obtenção de ferro com moderação. Apesar de oferecerem bastante ferro, possuem também compostos como o oxalato. Estes compostos atrapalham a absorção de ferro não heme. Então, embora seja benéfico comer vegetais como parte de uma dieta para anemia, não se deve depender apenas deles.

 

A vitamina C ajuda na absorção do ferro no estômago. Comer folhas verdes com alimentos que contêm vitamina C, tais como laranjas, pimentões vermelhos e morangos, ajuda a aumentar a absorção de ferro. Alguns vegetais são boas fontes de ferro e de vitamina C, tais como a couve manteiga e a acelga.

 

2. Carnes e aves

Todas as carnes e aves contêm ferro heme. Carnes bovina, de cordeiro e de veado são as melhores fontes. As carnes de aves têm quantidades mais baixas. Comer carnes ou aves com alimentos que possuem ferro não-heme, como as folhas verdes, pode aumentar a absorção de ferro.

 

3. Fígado

Muitas pessoas torcem o nariz para as carnes de órgãos, porém são uma excelente fonte de ferro. O fígado é, sem dúvida, a carne de órgão mais conhecida. É rica em ferro e folato. Outras carnes de órgãos ricas em ferro são a de coração, de rim e de língua.

 

4. Frutos do mar e peixes

Alguns frutos do mar fornecem ferro heme. Mariscos como ostra, mexilhão e camarão são ótimas fontes. A maioria dos peixes também oferece ferro. Os peixes ricos em ferro são:

  • sardinhas enlatadas com óleo
  • atum fresco ou em lata
  • salmão fresco
  • alabote fresco
  • poleiro fresco
  • haddock fresco

Embora tanto o salmão fresco como o enlatado sejam boas fontes de ferro, o enlatado possui muito cálcio. O cálcio se conecta ao ferro e reduz a sua absorção. Os alimentos ricos em cálcio não devem ser consumidos junto com os ricos em ferro. Outros exemplos de alimentos ricos em cálcio:

  • leite cru
  • iogurte
  • kefir
  • queijo
  • sardinha
  • brócolis
  • tofu

 

5. Alimentos enriquecidos com ferro

Muitos alimentos são enriquecidos com ferro. Inclua estes alimentos na sua dieta se você é vegetariano ou não consome outras fontes de ferro:

  • suco de laranja enriquecido com ferro
  • cereais enriquecidos com ferro
  • alimentos feitos a partir de farinha fortificada com ferro e ácido fólico, como alguns pães
  • macarrão enriquecido com ferro
  • alimentos produzidos com farinha de milho fortificada
  • arroz branco enriquecido com ferro

 

6. Leguminosas

As leguminosas são boas fontes de ferro tanto para vegetarianos e como para quem come carne. Também são baratas e fáceis de preparar. Algumas opções ricas em ferro são:

  • feijão vermelho
  • grão de bico
  • soja
  • feijão fradinho
  • feijão carioca
  • feijão preto
  • ervilha
  • feijão fava

 

7. Castanhas e sementes

Muitos tipos de castanhas e sementes são boas fontes de ferro. Podem ser consumidas puras ou polvilhadas em saladas e iogurtes. Ao escolher castanhas e sementes, dê preferência para as variedades cruas. Algumas castanhas e sementes que contêm ferro são:

  • semente de abóbora
  • castanha de caju
  • pistache
  • sementes de cânhamo
  • pinhão
  • semente de girassol

As amêndoas também são uma boa fonte de ferro. Elas são uma ótima opção saudável, mas como também são apresentam muito cálcio, talvez não aumentem muito os níveis de ferro.

Conclusão

Nenhum alimento vai curar a anemia. Mas seguir uma dieta saudável, rica em folhas verdes escuras, castanhas e sementes, frutos do mar, carne e feijões, pode ajudar a consumir uma boa quantidade de ferro para ajudar a controlar a anemia.

 

Panelas de ferro fundido podem dar uma forcinha numa dieta para a anemia. Os alimentos cozidos em ferro fundido absorvem o ferro das panelas. Os alimentos ácidos absorvem a maior parte do ferro, e os cozidos por curtos períodos de tempo absorvem muito pouco.

 

Ao seguir uma dieta para a anemia, lembre-se das seguintes orientações:

  • Não coma alimentos ricos em ferro com alimentos ou bebidas que bloqueiam a absorção do ferro. Estes incluem café ou chá, ovos, alimentos ricos em oxalato e alimentos ricos em cálcio.
  • Coma alimentos ricos em ferro com alimentos ricos em vitamina C, como laranjas, tomates ou morangos, para melhorar a absorção do ferro.
  • Coma alimentos ricos em ferro com alimentos que contenham betacaroteno, tais como damasco, pimentão vermelho e beterraba, que também melhoram a absorção do ferro.
  • Coma uma variedade de alimentos que contenham ambos os ferro heme e não heme todos os dias para aumentar a sua ingestão de ferro.
  • Coma ainda alimentos com ferro heme e não heme juntos na mesma refeição, sempre que possível, para aumentar a absorção de ferro.
  • Adicione alimentos ricos em folato e vitamina B12 para melhorar a produção de glóbulos vermelhos.

Written by hello

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