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Amaranto: 5 Benefícios do Amaranto planta para saúde

por Isabela Ramirez on junho 2, 2020

O que é amaranto e para que serve?

Embora o amaranto tenha ganhado popularidade recentemente apenas como alimento natural, esse grão antigo é um alimento básico em certas partes do mundo há milênios.

Tem um perfil nutritivo impressionante e foi associado a vários benefícios impressionantes à saúde.

 

O que é amaranto?

O amaranto é um grupo de mais de 60 espécies diferentes de grãos que são cultivadas há cerca de 8.000 anos.

Esses grãos já foram considerados um alimento básico nas civilizações incas, maias e astecas.

O amaranto é classificado como pseudocereal, o que significa que não é tecnicamente um cereal, como trigo ou aveia, mas compartilha um conjunto comparável de nutrientes e é usado de maneiras semelhantes. Seu sabor de terra e nozes funciona bem em uma variedade de pratos.

Além de ser incrivelmente versátil, este grão nutritivo é naturalmente sem glúten e rico em proteínas, fibras, micronutrientes e antioxidantes.

O amaranto é um grupo versátil e nutritivo de grãos, cultivado há milhares de anos.

 

Quais os benefícios da planta amaranto?

1. O amaranto é altamente nutritivo

Este grão antigo é rico em fibras e proteínas, além de muitos micronutrientes importantes.

Em particular, o amaranto é uma /alimentos-ricos-em-proteinasboa fonte de manganês, magnésio, fósforo e ferro.

Uma xícara (246 gramas) de amaranto cozido contém os seguintes nutrientes:

O amaranto é rico em manganês, excedendo suas necessidades diárias de nutrientes em apenas uma porção. O manganês é especialmente importante para a função cerebral e acredita-se proteger contra certas condições neurológicas.

Também é rico em magnésio, um nutriente essencial envolvido em quase 300 reações no corpo, incluindo síntese de DNA e contração muscular.

Além disso, o amaranto é rico em fósforo, um mineral importante para a saúde dos ossos. Também é rico em ferro, que ajuda o corpo a produzir sangue.

 

O amaranto é uma boa fonte de fibras, proteínas, manganês, magnésio, fósforo e ferro, juntamente com vários outros micronutrientes importantes.

 

2. Contém antioxidantes

Antioxidantes são compostos naturais que ajudam a proteger contra os radicais livres nocivos no organismo. Os radicais livres podem causar danos às células e contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas.

O amaranto é uma boa fonte de antioxidantes promotores de saúde.

Uma revisão relatou que o amaranto é especialmente rico em ácidos fenólicos, compostos vegetais que atuam como antioxidantes. Isso inclui ácido gálico, ácido p- hidroxibenzóico e ácido vanílico, os quais podem ajudar a proteger contra doenças como doenças cardíacas e câncer.

Em um estudo com ratos, verificou-se que o amaranto aumenta a atividade de certos antioxidantes e ajuda a proteger o fígado contra o álcool.

O teor de antioxidantes é mais alto no amaranto cru, e estudos descobriram que a imersão e o processamento podem diminuir sua atividade antioxidante.

Mais estudos são necessários para determinar como os antioxidantes no amaranto podem afetar os seres humanos.

 

O amaranto é rico em vários antioxidantes, como ácido gálico, ácido p- hidroxibenzóico e ácido vanílico, que podem ajudar a proteger contra doenças.

 

3. Comer amaranto pode reduzir a inflamação

A inflamação é uma resposta imune normal projetada para proteger o corpo contra lesões e infecções.

No entanto, a inflamação crônica pode contribuir para doenças crônicas e tem sido associada a condições como câncer, diabetes e distúrbios autoimunes.

Vários estudos descobriram que o amaranto pode ter um efeito anti-inflamatório no organismo.

 

Em um estudo em tubo de ensaio, verificou-se que o amaranto reduz vários marcadores de inflamação.

Da mesma forma, um estudo em animais mostrou que o amaranto ajudou a inibir a produção de imunoglobulina E, um tipo de anticorpo envolvido na inflamação alérgica.

No entanto, são necessárias mais pesquisas para medir os potenciais efeitos anti-inflamatórios do amaranto em humanos.

 

Estudos em animais e tubos de ensaio mostram que o amaranto pode ter um efeito anti-inflamatório no organismo.

 

4. Amaranto pode baixar os níveis de colesterol

O colesterol é uma substância semelhante a gordura encontrada em todo o corpo. Excesso de colesterol pode acumular-se no sangue e causar estreitamento das artérias.

Curiosamente, alguns estudos em animais descobriram que o amaranto pode ter propriedades para baixar o colesterol.

Um estudo em hamsters mostrou que o óleo de amaranto diminuiu o colesterol total e o “mau” LDL em 15% e 22%, respectivamente. Além disso, o grão de amaranto reduziu o colesterol LDL “ruim” e aumentou o colesterol HDL “bom”.

Além disso, um estudo em galinhas relatou que uma dieta contendo amaranto diminuiu o colesterol total em até 30% e o colesterol LDL “ruim” em até 70%.

Apesar desses resultados promissores, são necessárias pesquisas adicionais para entender como o amaranto pode afetar os níveis de colesterol em humanos.

 

Alguns estudos em animais mostram que o amaranto pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL total e “ruim”.

 

5. Poderia ajudar na perda de peso

Se você deseja perder alguns quilos a mais, considere adicionar amaranto à sua dieta.

O amaranto é rico em proteínas e fibras, o que pode ajudar seus esforços de perda de peso.

Em um pequeno estudo, um café da manhã rico em proteínas diminuiu os níveis de grelina, o hormônio que estimula a fome.

Outro estudo em 19 pessoas mostrou que uma dieta rica em proteínas estava associada a uma redução no apetite e na ingestão de calorias.

Enquanto isso, a fibra do amaranto pode se mover lentamente pelo trato gastrointestinal sem ser digerida, ajudando a promover sentimentos de plenitude.

Um estudo acompanhou 252 mulheres por 20 meses e descobriu que o aumento da ingestão de fibras estava associado a um menor risco de ganho de peso e gordura corporal.

Ainda assim, são necessárias mais pesquisas para analisar os efeitos do amaranto na perda de peso.

Para maximizar a perda de peso, junte o amaranto a uma dieta saudável e estilo de vida ativo.

 

O amaranto é rico em proteínas e fibras, o que pode ajudar a reduzir o apetite e aumentar a perda de peso.

 

6. O amaranto é naturalmente sem glúten

O glúten é um tipo de proteína encontrada em grãos como trigo, cevada, espelta e centeio.

Para aqueles com doença celíaca, comer glúten desencadeia uma resposta imune no organismo, causando danos e inflamação no trato digestivo.

Aqueles com sensibilidade ao glúten também podem apresentar sintomas negativos, incluindo diarreia, inchaço e gases.

Embora muitos dos grãos mais consumidos contenham glúten, o amaranto é naturalmente sem glúten e pode ser apreciado por aqueles em uma dieta sem glúten.

Outros grãos naturalmente sem glúten incluem sorgo, quinoa, milho, aveia, trigo sarraceno e arroz integral.

 

O amaranto é um grão nutritivo, sem glúten, que é uma adição dietética adequada para pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten.

 

Como devo consumir o amaranto?

O amaranto é simples de preparar e pode ser usado em muitos pratos diferentes.

Antes de cozinhar o amaranto, você pode germinar embebendo-o em água e permitindo que os grãos germinem por um a três dias.

O surgimento facilita a digestão dos grãos e decompõe os antinutrientes, o que pode prejudicar a absorção de minerais.

Para cozinhar o amaranto, combine a água com o amaranto na proporção de 3: 1. Aqueça até ferver, reduza o fogo e deixe ferver por cerca de 20 minutos, até que a água seja absorvida.

Aqui estão algumas maneiras fáceis de aproveitar esse grão nutritivo:

  • Adicione amaranto aos smoothies para aumentar o teor de fibras e proteínas
  • Use-o em pratos no lugar de macarrão, arroz ou cuscuz
  • Misture em sopas ou ensopados para adicionar espessura
  • Transforme-o em um cereal matinal, misturando frutas, nozes ou canela

 

O amaranto pode ser cultivado para melhorar a digestão e absorção de minerais. O amaranto cozido pode ser usado em muitos pratos diferentes.

 

Conclusões

O amaranto é um grão nutritivo e sem glúten que fornece muita fibra, proteína e micronutrientes.

Também foi associado a vários benefícios à saúde, incluindo inflamação reduzida, níveis mais baixos de colesterol e aumento da perda de peso.

O melhor de tudo é que esse grão é fácil de preparar e pode ser adicionado a uma variedade de pratos, tornando-o um excelente complemento para sua dieta.

Isabela Ramirez
NUTRICIONISTA/ Formada pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2011