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Top 10 Benefícios da atividade física para seu corpo, saúde e qualidade de vida

Atividade física: Os benefícios da atividade física

Top 10 benefícios da atividade física

 

O exercício é definido como qualquer movimento que faz seus músculos funcionarem e requer que seu corpo queime calorias.

 

Existem muitos tipos de atividade física, incluindo natação, corrida, caminhada e dança, dentre outros.

 

Ser fisicamente ativo traz muitos benefícios à saúde, tanto física quanto mentalmente. Pode até te ajudar a viver por mais tempo.

 

Aqui estão as 10 razões pelas quais o exercício é importante para seu corpo.

 

1. Pode te deixar mais feliz

Estudos sugerem que exercícios melhoram seu humor e diminuiem os sentimentos de depressão, ansiedade e estresse, porque causam alterações nas partes do cérebro que regulam essas situações.

 

Também pode aumentar a sensibilidade do cérebro aos hormônios serotonina e noradrenalina, que aliviam os sentimentos de depressão, e aumentar a produção de endorfinas, conhecidas por ajudar a produzir sentimentos positivos e reduzir a percepção da dor.

 

Além disso, o exercício reduz os sintomas da ansiedade em pessoas que passam por isso, ao mesmo tempo em que as ajuda a estar mais conscientes de seu estado mental e praticar a superação de seus medos.

 

Curiosamente, não importa o quão intenso é o seu treino. Seu humor pode se beneficiar do exercício, independentemente da intensidade da atividade física.

 

Isso foi provado por um estudo com 24 mulheres diagnosticadas com depressão, que mostrou que exercícios de qualquer intensidade diminuíram significativamente os sentimentos depressivos.

 

Os efeitos do exercício no humor são tão poderosos que a escolha de se exercitar (ou não) faz a diferença quase que imediatamente.

 

Um estudo pediu que 26 homens e mulheres saudáveis, que normalmente se exercitavam regularmente, continuassem ou parassem de se exercitar por duas semanas. Aqueles que pararam de se exercitar acabaram tendo aumento no humor negativo.

 

2. Exercícios ajudam a emagrecer

Estudos apontam que a inatividade é um fator importante no ganho de peso e obesidade.

Para entender o efeito do exercício na redução de peso, é importante entender a relação entre exercício e gasto de energia.

 

Seu corpo gasta energia de três maneiras: digerindo alimentos, exercitando-se e mantendo funções corporais, como o batimento cardíaco e a respiração.

 

Durante a dieta, uma ingestão reduzida de calorias acaba reduzindo também sua ,taxa metabólica, o que tende, por si só, a desacelerar a perda de peso. No caminho contrário o exercício regular aumenta sua taxa metabólica, queimando mais calorias e ajudando no emagrecimento.

 

Além disso, estudos demonstraram que a combinação de exercícios aeróbicos com treino de resistência pode maximizar a queima de gordura e a manutenção da massa muscular, essencial para manter o peso a longo prazo.

 

3. É bom para a saúde muscular e óssea

O exercício desempenha um papel vital na formação e manutenção de músculos e ossos.

Atividades físicas como levantamento de peso podem estimular a construção muscular quando combinadas com a ingestão adequada de proteínas.

 

Isso ocorre porque o exercício ajuda a liberar hormônios que estimulam seus músculos a absorver aminoácidos, o que os ajuda crescer e evita que sejam queimados.

 

À medida que as pessoas envelhecem, elas tendem a perder massa e função muscular, o que pode levar a lesões e deficiências. Praticar atividade física regular é essencial para reduzir a perda muscular e manter a força no decorrer da vida.

 

Além disso, o exercício ajuda a aumentar a densidade óssea quando você é mais jovem, além de ajudar a prevenir a osteoporose mais tarde na vida.

 

Exercícios de alto impacto, como ginástica ou corrida, promovem uma densidade óssea mais alta do que esportes sem impacto, como natação e ciclismo.

 

4. Pode aumentar seus níveis de energia

Em pessoas saudáveis – e até mesmo nas mais frágeis – exercícios podem dar um boost de energia muito bom.

 

Um estudo constatou que seis semanas de exercícios regulares reduziram a sensação de fadiga em 36 pessoas saudáveis ​​que anteriormente sentiam fadiga persistentemente.

 

Além disso, o exercício pode aumentar significativamente os níveis de energia para pessoas que sofrem de síndrome da fadiga crônica e outras doenças graves.

 

De fato, o exercício parece ser mais eficaz no combate a essa condição do que outros tratamentos, incluindo terapias passivas como relaxamento e alongamento, ou nenhum tratamento.

 

Além disso, foi demonstrado que o exercício aumenta os níveis de energia em pessoas que sofrem de doenças progressivas, como câncer, AIDS e esclerose múltipla.

 

5. Reduz os riscos de doenças crônicas

A falta de atividade física regular é a principal causa de doenças crônicas.

É sabido que o exercício regular melhora a sensibilidade à insulina, a saúde cardiovascular e a composição corporal, ao mesmo tempo que diminui a pressão arterial e os níveis de gordura no sangue.

 

Por outro lado, a falta de exercícios regulares – mesmo a curto prazo – pode levar a aumentos significativos na gordura abdominal, o que aumenta o risco de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e morte precoce.

 

Portanto, a atividade física diária é recomendada para reduzir a gordura da barriga e diminuir o risco de desenvolver essas doenças.

 

6. Exercícios podem melhorar muito a sua pele

Dessa você não sabia, né? Sua pele pode ser afetada pela quantidade de estresse oxidativo em seu corpo.

 

O estresse oxidativo ocorre quando as defesas antioxidantes do corpo não conseguem reparar completamente os danos que os radicais livres causam nas células, o que pode danificar suas estruturas internas e deteriorar sua pele.

 

Embora a atividade física intensa e exaustiva possa contribuir para danos oxidativos, o exercício moderado regular pode aumentar a produção de antioxidantes naturais pelo seu corpo, ajudando a proteger as células.

 

Da mesma forma, o exercício pode estimular o fluxo sanguíneo e induzir adaptações das células da pele que podem ajudar a retardar o aparecimento do envelhecimento da pele.

 

7. Pode ajudar a saúde e a memória do cérebro

O exercício pode melhorar a função cerebral e melhorar a memória e capacidade cognitiva.

Para começo de conversa, o exercício aumenta a frequência cardíaca, o que promove o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro.

 

Também pode estimular a produção de hormônios que estimulam o crescimento das células cerebrais, e prevenir doenças crônicas.

 

A atividade física regular é especialmente importante em adultos mais velhos, pois o envelhecimento – combinado com estresse oxidativo e inflamação – promove mudanças na estrutura e função do cérebro.

 

Estudos apontam que o exercício causa o crescimento do hipocampo, uma parte do cérebro que é vital para a memória e a aprendizagem. Assim, ocorre a melhoria da função mental em adultos mais velhos.

 

Por fim, foi demonstrado que o exercício reduz as alterações no cérebro que podem causar a doença de Alzheimer e a esquizofrenia.

 

8. Exercícios relaxam e ajudar a ter sono de qualidade

O exercício regular pode ajudá-lo a relaxar e dormir melhor, algo com o que a maioria de nós precisa de uma ajudinha.

 

Em relação à qualidade do sono, a depleção de energia que ocorre durante o exercício estimula os processos de recuperação durante o sono, e acredita-se que o aumento da temperatura corporal que ocorre durante o exercício melhore a qualidade do sono, ajudando-a a cair durante a noite.

 

Muitos estudos sobre os efeitos do exercício no sono chegaram a conclusões semelhantes.

 

Um estudo constatou que 150 minutos de atividade moderada ou intensa na semana podem melhorar em até 65% a qualidade do sono.

 

Outro mostrou que 16 semanas de atividade física aumentaram a qualidade do sono e ajudaram 17 pessoas com insônia a dormir por mais tempo, e mais profundamente do que o grupo controle. O grupo do exercício também se sentiu mais energizado durante o dia.

 

Além disso, o exercício regular pode ser bom para idosos, que tendem a ser afetados por distúrbios do sono

 

Tanto faz que tipo de exercício você escolhe. Tanto cardio quanto cardio acompanhado de treino de resistência podem ajudar na qualidade do sono.

 

 

9. Pode reduzir a dor

A dor crônica pode ser debilitante, nós sabemos, mas o exercício tem potencial de reduzi-la.

Por muitos anos, a recomendação para o tratamento da dor crônica foi repouso e inatividade. No entanto, estudos recentes mostram que o exercício ajuda a aliviar a dor crônica.

 

Uma análise de vários estudos indica que o exercício ajuda as pessoas com dor crônica a reduzir sua dor e melhorar sua qualidade de vida.

 

Vários estudos mostram que o exercício pode ajudar a controlar a dor associada a várias condições de saúde, incluindo dor lombar crônica e fibromialgia, dentre muitas.

 

Além disso, a atividade física também pode aumentar a tolerância à dor e diminuir dela.

 

10. Exercícios podem dar aquele up na sua vida sexual

Exercícios tendem a aumentar o desejo sexual, fortalecendo o sistema cardiovascular, melhorando a circulação sanguínea, tonificando os músculos e aumentando a flexibilidade.

 

A atividade física pode melhorar o desempenho sexual e o prazer sexual, além de aumentar a frequência da atividade sexual.

 

Um grupo de mulheres na faixa dos 40 anos observou que atingiu orgasmos com maior frequência quando incorporou exercícios mais árduos, como corridas e musculação, em seu estilo de vida.

 

Além disso, dentro de um grupo de 178 homens saudáveis, os homens que relataram mais horas de exercício por semana apresentaram melhor atuação sexual.

 

Um estudo descobriu que uma rotina simples de uma caminhada de seis minutos pela casa ajudou 41 homens a reduzir seus sintomas de disfunção erétil em 71%, e outro estudo realizado em 78 homens sedentários revelou como 60 minutos de caminhada por dia (três dias e meio por semana, em média) melhoraram seu comportamento sexual, incluindo frequencia, funcionamento e satisfação.

 

Além disso, um estudo demonstrou que mulheres que sofrem da síndrome dos ovários policísticos, que pode reduzir o desejo sexual, sentiram foi um aumento, ao fazer treino de resistência por 16 semanas.

 

Conclusão

O exercício oferece benefícios incríveis que podem melhorar quase todos os aspectos da sua saúde, por fora e por dentro.

 

A atividade física regular pode aumentar a produção de hormônios que fazem você se sentir mais feliz e ajudar a dormir melhor.

 

Também pode melhorar a aparência da sua pele, ajudá-lo a perder peso e mantê-lo, diminuir o risco de doenças crônicas e melhorar sua vida sexual.

 

Se você pratica um esporte específico ou segue as diretrizes de 150 minutos de atividade por semana, inevitavelmente sentirá melhorias em sua saúde, em diversas frontes.

Written by hello

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