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Caminhada: Os 20 principais benefícios da caminhada para saúde

por Isabela Ramirez on abril 25, 2020

20 benefícios da caminhada

 

Caminhar é uma das maneiras mais fáceis e divertidas de manter a saúde e emagrecer. É ótima para pessoas de qualquer idade, que queiram ficar ativos e em forma, sem muito esforço.

 

Trazemos para você os principais beneficios da caminhada Então separe seus tênis, faça seus aquecimentos e se prepare para uma jornada até uma vida saudável, um passo de cada vez.

 

1. Promove a saúde cardíaca

 

Caminhar com regularidade ajuda a espantar um dos maiores culpados por mortes precoces hoje em dia – as doenças cardíacas. Pessoas que caminham regularmente têm menor risco de desenvolver doenças cardíacas. Sem falar que caminhar também ajuda aqueles que já sofrem ataques cardíacos a se recuperar mais rápido, diminuindo seus riscos de ter outro.

 

2. Promove a saúde sexual

 

Andar rapidamente, um pouquinho todo dia, pode melhorar a sua performance na cama. Caminhar ajuda na circulação sanguínea, e combate a impotência.

 

3. Te deixa em forma

 

Se você quer ficar em forma e nõa tem tempo para entrar na academia ou fazer algum esporte, caminhe no seu tempo livre. Caminhar é o jeito mais simples de entrar em forma.

 

4. É um tipo de exercício aeróbico

 

Caminhar regularmente também é uma forma de exercício aeróbico, que ajuda a melhorar o humor, bem como a saúde mental e física.

 

5. Restaura seu corpo

 

Caminhar fará com que você se sinta bem, pois ajuda a restaurar seu corpo e deixá-lo saudável. Ajuda a melhorar a saúde biológica, física, psicossocial e emocional.

 

6. Reduz a pressão arterial

 

Atividades físicas a reduzir a pressão alta. Como a pressão alta é um “assassino silencioso”, é bom caminhar regularmente para evitar esse problema. Caminhar ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e, portanto, aumenta o oxigênio disponível para os músculos, o que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e diminuir a pressão.

 

7. Promove a saúde óssea

 

Caminhar ajuda a aumentar a densidade dos seus ósseos e retardar a perda óssea. Este exercício simples é muito eficaz para a coluna, pernas e quadris.

 

8. Reduz o risco de diabetes

 

Caminhar regularmente ajuda a controlar o peso, melhorando o IMC de pessoas com diabetes e permitindo o uso eficiente de glicose pelos músculos. Isso significa que a insulina será usada com maior eficiência, ajudando a melhorar o nível de açúcar no sangue.

 

9. Combate a depressão

 

Andar ajuda a melhorar o seu humor e ajuda a prevenir a depressão. Além disso, as pessoas que andam regularmente têm mais energia para combater a depressão.

 

10. Reduz o colesterol ruim

 

Uma mera caminhada pela rua pode causar grandes efeitos sobre seus níveis de colsterol ruim, reduzindo-os enquanto aumenta os de colesterol bom. Além disso, caminhar ajuda a queimar quase 300 calorias por dia, o que por si só já ajuda no controle do colesterol.

 

11. Te deixa mais alerta

 

Esse simples exercício aeróbico ajuda a melhorar a acuidade mental. Caminhar melhora a circulação e disponibilização de oxigenio para o cérebro, aumentnado sua capacidade de atenção. Outra razão para essa melhoria é a liberação de substâncias como a adrenalina durante a caminhada.

 

12. Melhora o sono

 

Caminhar gasta energia, e acaba proporcionando um sono mais profundo e longo durante a noite. Se você quer dormir bem, programe uma caminhada antes do horário de dormir.

 

13. Mata o estresse

 

Caminhar promove o bem estar mental, diminuindo o estresse. Se você estiver se sentindo tenso, dê uma saída e caminhe ao ar livre. Essa mistura de movimento e ar fresco com certeza vai melhorar seu humor e te relaxar.

 

14. Previne o aborto espontâneo

 

A caminhada é um dos melhores exercícios a serem feitos durante a gravidez, pois ajuda a controlar a fadiga e vários outros problemas relacionados à gestação. Caminhar também ajuda a perder peso, e reduz o risco de diabetes gestacional. Por fim, caminhar também pode prevenir o aborto espontâneo.

 

15. Ajuda a queimar a barriguinha

 

Caminhar é uma boa ferramenta para perder peso. Andar 5.000 passos por dia já ajuda no controle do peso, bem como na diminuição da gordura corporal.

 

16. Aumenta a resistência

 

Manter um ritmo regular de caminhada ajuda a melhorar a força e resistência muscular, além de proporcionar maior estamina.

 

17. Causa rejuvenescimento

 

Um dos benefícios da caminhada é a sua capacidade de aprimorar sua mente e corpo. Ajuda a rejuvenescer através da redução do estresse, ansiedade e depressão, e ajuda a levar a vida de uma maneira mais positiva e saudável. Caminhar recarrega seu humor, e te deixa mais energético e rejuvenescido.

 

18. Ajuda na longevidade

 

Caminhar regularmente ajuda a adicionar anos à sua vida. Mais importante, caminhadas podem mantê-lo em forma, prevenindo várias condições relacionadas à idade, como osteoartrite, etc.

 

19. Tonifica o corpo

 

Uma boa caminhada pode ajudar a fortalecer e modelar suas pernas; Ele também oferece uma ótima definição outros músculos, incluindo os bíceps e glúteos. Manter uma boa postura ao caminhar, ficando comlpetamente ereto, tende a ajudar também a fortalecer o abdomen e diminuir a cintura.

 

20. Melhora o sistema imunológico

 

Caminhar é uma ótima maneira de afastar várias doenças, como resfriado, tosse e gripe, melhorando seu sistema imunológico.

 

Isabela Ramirez
NUTRICIONISTA/ Formada pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2011