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Caqui: 7 principais benefícios do caqui para a saúde

benefícios do caqui: Conheça os poderes nutricionais dessa fruta de março!

Os 7 principais benefícios do caqui para a saúde e nutrição

 

Originalmente da China, as árvores de caqui são cultivadas há milhares de anos por suas deliciosas frutas e bela madeira.

Suas frutas cor de laranja, chamadas caquis, são conhecidas por seu sabor doce e semelhante ao mel.

Embora existam centenas de tipos, as variedades Hachiya (rama forte) e Fuyu estão entre as mais populares.

Os caquis Hachiya em forma de coração são adstringentes, o que significa que eles são muito ricos em produtos químicos vegetais chamados taninos que dão à fruta verde um sabor amargo e seco.

Esse tipo de caqui precisa estar totalmente maduro antes de comer.

Os caquis Fuyu também contêm taninos, mas são considerados não adstringentes. Ao contrário dos caquis Hachiya, a variedade Fuyu crocante e em forma de tomate pode ser apreciada mesmo quando não completamente madura.

Os caquis podem ser consumidos frescos, secos ou cozidos e são comumente usados ​​em todo o mundo em geleias, bebidas, tortas, caril e pudins.

Os caquis não são apenas saborosos, eles são ricos em nutrientes que podem beneficiar sua saúde de várias maneiras.

 

Quais os benefícios do caqui?

Aqui estão 7 benefícios dos caquis, incluindo como incorporá-los à sua dieta.

1. Ricos em nutrientes

Embora pequenos, os caquis possuem uma quantidade impressionante de nutrientes.

De fato, um caqui (168 gramas) contém:

Os caquis também são uma boa fonte de tiamina (B1), riboflavina (B2), folato, magnésio e fósforo.

Essas frutas coloridas são baixas em calorias e carregadas com fibras, tornando-as um alimento que ajuda na perda de peso.

Apenas um caqui contém mais da metade da ingestão recomendada de vitamina A, uma vitamina lipossolúvel crítica para a função imunológica, visão e desenvolvimento fetal.

Além de vitaminas e minerais, os caquis contêm uma ampla variedade de compostos vegetais, incluindo taninos, flavonoides e carotenoides, que podem afetar positivamente sua saúde.

As folhas da fruta caqui também são ricas em vitamina C, taninos e fibras, além de um ingrediente comum em chás terapêuticos.

 

Os caquis são ricos em vitaminas e minerais importantes, incluindo vitaminas A, C e B, potássio e manganês. Eles também contêm compostos vegetais benéficos, como taninos e flavonoides.

 

2. Excelente fonte de poderosos antioxidantes

Os caquis contêm compostos vegetais benéficos que possuem qualidades antioxidantes.

Os antioxidantes ajudam a prevenir ou retardar os danos celulares, combatendo o estresse oxidativo, um processo desencadeado por moléculas instáveis ​​chamadas radicais livres.

O estresse oxidativo tem sido associado a certas doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, diabetes, câncer e condições neurológicas como a doença de Alzheimer.

Felizmente, consumir alimentos ricos em antioxidantes, como caquis, pode ajudar a combater o estresse oxidativo e diminuir o risco de certas doenças crônicas.

Dietas ricas em flavonoides, que são poderosos antioxidantes encontrados em altas concentrações na pele e na carne de caqui, têm sido associadas a taxas mais baixas de doenças cardíacas, declínio mental relacionado à idade e câncer de pulmão.

Os caquis também são ricos em antioxidantes carotenoides, como o betacaroteno, um pigmento encontrado em muitas frutas e legumes de cores vivas.

Estudos associaram dietas ricas em betacaroteno a um risco menor de doenças cardíacas, câncer de pulmão, câncer colorretal e doença metabólica.

Além disso, um estudo com mais de 37 mil pessoas constatou que aqueles com uma alta ingestão dietética de betacaroteno tinham um risco significativamente reduzido de desenvolver diabetes tipo 2.

Os caquis são uma excelente fonte de poderosos antioxidantes, como carotenoides e flavonoides. Dietas ricas nesses compostos têm sido associadas a um risco reduzido de certas doenças, incluindo doenças cardíacas e diabetes.

 

3. Pode beneficiar a saúde do coração

As doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo e impactam negativamente a vida de milhões de pessoas.

Felizmente, a maioria dos tipos de doenças cardíacas pode ser evitada através da redução de fatores de risco, como uma dieta não saudável.

A poderosa combinação de nutrientes encontrados nos caquis os torna uma excelente opção para melhorar a saúde do coração.

Os caquis contêm antioxidantes flavonoides, incluindo quercetina e kaempferol.

O consumo de uma dieta rica em flavonoides tem sido associada a um risco reduzido de doença cardíaca em vários estudos.

Por exemplo, um estudo em mais de 98 mil pessoas constatou que as pessoas com maior ingestão de flavonoides tiveram 18% menos mortes por problemas relacionados ao coração, em comparação com aquelas com menor ingestão.

Dietas ricas em alimentos ricos em flavonoides podem apoiar a saúde do coração, diminuindo a pressão sanguínea, reduzindo o colesterol LDL “ruim” e diminuindo a inflamação.

Além disso, os taninos, que dão caquis verdes, sua amargura na boca podem diminuir a pressão sanguínea.

Muitos estudos em animais mostraram que o ácido tânico e o ácido gálico, ambos encontrados em caquis, são eficazes na redução da pressão alta, um importante fator de risco para doenças cardíacas.

 

Os caquis contêm antioxidantes flavonoides e taninos, que beneficiam a saúde do coração, reduzindo a pressão sanguínea, diminuindo a inflamação e diminuindo os níveis de colesterol.

 

4. Pode ajudar a reduzir inflamações

Condições como doenças cardíacas, artrite, diabetes, câncer e obesidade estão todas ligadas à inflamação crônica.

Felizmente, a escolha de alimentos ricos em compostos anti-inflamatórios pode ajudar a reduzir a inflamação e diminuir o risco de doença.

Os caquis são uma excelente fonte do potente antioxidante vitamina C. De fato, um caqui contém 20% da ingestão diária recomendada.

A vitamina C ajuda a proteger as células dos danos causados ​​pelos radicais livres e combate a inflamação no organismo.

A vitamina C reduz os danos dos radicais livres, doando um elétron para essas moléculas instáveis, neutralizando-as e impedindo-as de causar mais danos.

A proteína C reativa e a interleucina-6 são substâncias produzidas pelo organismo em reação à inflamação.

Um estudo de oito semanas em 64 pessoas obesas descobriu que a suplementação com 500 mg de vitamina C duas vezes ao dia reduziu significativamente os níveis de proteína C-reativa e interleucina-6.

Além disso, grandes estudos relacionaram maior ingestão alimentar de vitamina C a um risco reduzido de doenças inflamatórias, como doenças cardíacas, câncer de próstata e diabetes.

Os caquis também contêm carotenoides, flavonoides e vitamina E, todos os quais são potentes antioxidantes que combatem a inflamação no corpo.

 

Os caquis são ricos no poderoso antioxidante vitamina C, que ajuda a diminuir a inflamação, uma causa comum de muitas doenças.

 

5. Rico em fibras

Ter muito colesterol, especialmente colesterol LDL “ruim”, pode aumentar o risco de doenças cardíacas, derrame e ataque cardíaco.

Alimentos ricos em fibras solúveis, como frutas e legumes, podem ajudar a diminuir os níveis elevados de colesterol, ajudando o corpo a excretar quantidades excessivas.

O caqui é uma fruta rica em fibras que demonstrou diminuir os níveis de colesterol LDL.

Um estudo descobriu que os adultos que consumiram barras de biscoitos contendo fibra de caqui três vezes ao dia durante 12 semanas experimentaram uma diminuição significativa no colesterol LDL, em comparação com aqueles que ingeriram barras que não continham fibra de caqui.

A fibra também é importante para os movimentos intestinais regulares e pode ajudar a reduzir os altos níveis de açúcar no sangue.

Alimentos ricos em fibras solúveis, como caquis, retardam a digestão de carboidratos e a absorção de açúcar, o que ajuda a evitar picos de açúcar no sangue.

Um estudo realizado em 117 pessoas com diabetes mostrou que o aumento do consumo de fibra alimentar solúvel levou a melhorias significativas nos níveis de açúcar no sangue.

Além disso, a fibra ajuda a alimentar as bactérias “boas” do intestino, o que pode afetar positivamente sua saúde digestiva em geral.

 

Alimentos ricos em fibras, como caquis, podem ajudar a diminuir o colesterol, reduzir os níveis de açúcar no sangue e manter o sistema digestivo saudável.

 

6. Mantem a visão saudável

Os caquis fornecem muita vitamina A e antioxidantes, essenciais para a saúde ocular.

De fato, um caqui fornece 55% da ingestão recomendada de vitamina A.

A vitamina A melhora o funcionamento das membranas conjuntivais e da córnea. Além disso, é um componente essencial da rodopsina, uma proteína necessária para a visão normal.

Os caquis também contêm luteína e zeaxantina, que são antioxidantes carotenoides que promovem a visão saudável.

Essas substâncias são encontradas em altos níveis na retina, uma camada de tecido sensível à luz na parte de trás do olho.

Dietas ricas em luteína e zeaxantina podem reduzir o risco de certas doenças oculares, incluindo degeneração macular relacionada à idade, uma doença que afeta a retina e pode causar perda de visão.

De fato, um estudo em mais de 100 mil pessoas constatou que aqueles que consumiram as maiores quantidades de luteína e zeaxantina tiveram um risco 40% menor de desenvolver degeneração macular relacionada à idade do que aqueles que consumiram as menores quantidades.

 

Os caquis são ricos em vitamina A, luteína e zeaxantina – todos os nutrientes que sustentam a visão saudável.

7. Delicioso e fácil de adicionar à sua dieta

Caquis podem ser adicionados a uma variedade de pratos para fornecer um impulso extra de nutrição.

Essas frutas podem ser saboreadas frescas como um lanche simples ou usadas em receitas deliciosas. Na verdade, eles combinam surpreendentemente com alimentos doces e salgados.

Aqui estão algumas maneiras de adicionar caquis à sua dieta:

  • Corte os caquis em uma salada para uma adição saborosa.
  • Cubra seu iogurte ou aveia matinal com caqui fresco ou cozido para obter uma explosão de doçura natural.
  • Asse caquis no forno e regue com mel para uma sobremesa saborosa e saudável.
  • Misture o caqui seco ou fresco na mistura de muffin, pão ou bolo.
  • Combine com frutas e frutas cítricas para uma deliciosa salada de frutas.
  • Grelhe caqui e sirva com Brie assado para um aperitivo saboroso.
  • Asse caquis com frango ou carne para uma combinação única de sabores.
  • Jogue caquis congelados em sua receita favorita de smoothies para obter nutrientes extras.
  • Fatie e seque o caqui no forno para fazer tiras de frutas naturais.

 

Os caquis são excelentes em pratos doces e salgados, incluindo aveia, pratos de carne, assados ​​e smoothies.

 

Conclusões

Os caquis são frutas doces e versáteis, cheias de vitaminas, minerais, fibras e compostos vegetais benéficos.

Além disso, eles podem promover a saúde do coração, reduzir inflamações, melhorar a visão e manter o sistema digestivo saudável.

Além disso, eles são saborosos e combinam bem com muitos alimentos.

Com todos os benefícios que os caquis têm a oferecer, adicionar essas frutas saborosas à sua dieta é realmente fácil e inteligente.

Written by hello

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