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Cebolas: 9 Principais benefícios da cebola para a saúde

por Isabela Ramirez on maio 14, 2020

9 impressionantes benefícios das cebolas para a saúde

 

Embora todos os vegetais sejam importantes para a saúde, certos tipos oferecem benefícios exclusivos.

As cebolas são membros do gênero Allium de plantas com flores que também inclui alho, chalotas, alho-poró e cebolinha.

Esses vegetais contêm várias vitaminas, minerais e compostos vegetais potentes que demonstraram promover a saúde de várias maneiras.

De fato, as propriedades medicinais das cebolas são reconhecidas desde os tempos antigos, quando eram usadas para tratar dores e doenças, como dores de cabeça, doenças cardíacas e feridas na boca.

Conheça agora 9 impressionantes benefícios das cebolas para a saúde.

1. Rica em nutrientes

As cebolas são densas em nutrientes, o que significa que são baixas em calorias, mas altas em vitaminas e minerais.

Uma cebola média possui apenas 44 calorias, mas fornece uma dose considerável de vitaminas, minerais e fibras.

Este vegetal é particularmente rico em vitamina C, um nutriente envolvido na regulação da saúde imunológica, produção de colágeno, reparo de tecidos e absorção de ferro.

A vitamina C também atua como um poderoso antioxidante em seu corpo, protegendo suas células contra danos causados ​​por moléculas instáveis ​​chamadas radicais livres.

As cebolas também são ricas em vitaminas do complexo B, incluindo folato (B9) e piridoxina (B6) – que desempenham papéis importantes no metabolismo, produção de glóbulos vermelhos e função nervosa.

Por fim, são uma boa fonte de potássio, um mineral do qual muitas pessoas são carentes.

De fato, a ingestão média de potássio dos americanos é pouco mais da metade do valor diário recomendado (DV) de 4.700 mg.

Função celular normal, balanço hídrico, transmissão nervosa, função renal e contração muscular requerem potássio.

 

AS cebolas são baixas em calorias, mas ricas em nutrientes, incluindo vitamina C, vitaminas B e potássio.

2. Pode beneficiar a saúde do coração

As cebolas contêm antioxidantes e compostos que combatem a inflamação, diminuem os triglicerídeos e reduzem os níveis de colesterol – os quais podem diminuir o risco de doenças cardíacas.

Suas potentes propriedades anti-inflamatórias também podem ajudar a reduzir a pressão alta e proteger contra coágulos sanguíneos.

A quercetina é um antioxidante flavonoide altamente concentrado nas cebolas. Por ser um potente anti-inflamatório, pode ajudar a diminuir os fatores de risco para doenças cardíacas, como pressão alta.

Um estudo realizado em 70 pessoas com sobrepeso e pressão alta descobriu que uma dose de 162 mg por dia de extrato de cebola rico em quercetina reduziu significativamente a pressão arterial sistólica em 3 a 6 mmHg em comparação com um placebo.

Cebola também relacionadas com a diminuição nos níveis de colesterol.

Um estudo realizado em 54 mulheres com síndrome do ovário policístico (SOP) constatou que consumir grandes quantidades de cebola roxa crua (40-50 gramas / dia se estiver acima do peso e 50-60 gramas / dia se obeso) por oito semanas reduziu o LDL total e o “ruim” colesterol comparado a um grupo controle.

Além disso, evidências de estudos com animais confirmam que o consumo de cebola pode reduzir fatores de risco para doenças cardíacas, incluindo inflamação, altos níveis de triglicerídeos e formação de coágulos sanguíneos.

 

A pesquisa mostra que a ingestão de cebola pode ajudar a reduzir os fatores de risco para doenças cardíacas, como pressão alta, níveis elevados de triglicerídeos e inflamação.

3. Carregado com antioxidantes

Antioxidantes são compostos que inibem a oxidação, um processo que leva a danos celulares e contribui para doenças como câncer, diabetes e doenças cardíacas.

As cebolas são uma excelente fonte de antioxidantes. De fato, eles contêm mais de 25 variedades diferentes de antioxidantes flavonoides.

As cebolas vermelhas, em particular, contêm antocianinas – pigmentos vegetais especiais da família dos flavonoides que dão às cebolas vermelhas sua cor profunda.

Vários estudos populacionais descobriram que pessoas que consomem mais alimentos ricos em antocianinas têm um risco reduzido de doença cardíaca.

Por exemplo, um estudo em 43.880 homens mostrou que a ingestão habitual de até 613 mg por dia de antocianinas estava correlacionada a um risco 14% menor de ataques cardíacos não fatais.

Da mesma forma, um estudo realizado em 93.600 mulheres observou que aquelas com maior consumo de alimentos ricos em antocianina tinham 32% menos probabilidade de sofrer um ataque cardíaco do que as mulheres com menor consumo.

Além disso, descobriu-se que as antocianinas protegem contra certos tipos de câncer e diabetes.

 

A cebola vermelha é rica em antocianinas, que são poderosos pigmentos vegetais que podem proteger contra doenças cardíacas, certos tipos de câncer e diabetes.

4. Contêm compostos de combate ao câncer

Comer vegetais do gênero Allium, como alho e cebola, tem sido associado a um menor risco de certos tipos de câncer, incluindo estômago e colorretal.

Uma revisão de 26 estudos mostrou que as pessoas que consumiram a maior quantidade de vegetais de allium tiveram 22% menos probabilidade de serem diagnosticadas com câncer de estômago do que aquelas que consumiram a menor quantidade.

Além disso, uma revisão de 16 estudos em 13.333 pessoas demonstrou que os participantes com maior ingestão de cebola tiveram um risco 15% menor de câncer colorretal em comparação com aqueles com menor ingestão.

Essas propriedades de combate ao câncer têm sido associadas aos compostos de enxofre e antioxidantes flavonoides encontrados nos vegetais de alumínio.

Por exemplo, as cebolas fornecem cebolain A, um composto contendo enxofre que demonstrou diminuir o desenvolvimento do tumor e retardar a propagação do câncer de ovário e pulmão em estudos com tubos de ensaio.

As cebolas também contêm fisetina e quercetina, antioxidantes flavonoides que podem inibir o crescimento do tumor.

 

Uma dieta rica em vegetais de alho como cebola pode ter um efeito protetor contra certos tipos de câncer.

5. Ajude a controlar o açúcar no sangue

Comer cebola pode ajudar a controlar o açúcar no sangue, o que é especialmente significativo para pessoas com diabetes ou pré-diabetes.

Um estudo realizado em 42 pessoas com diabetes tipo 2 demonstrou que comer 100 gramas de cebola vermelha fresca reduzia os níveis de açúcar no sangue em jejum em cerca de 40 mg/dl após quatro horas.

Além disso, vários estudos em animais mostraram que o consumo de cebola pode beneficiar o controle do açúcar no sangue.

Um estudo mostrou que ratos diabéticos alimentados com alimentos que continham extrato de cebola a 5% por 28 dias sofreram diminuição do açúcar no sangue em jejum e tinham gordura corporal substancialmente menor do que o grupo controle.

Compostos específicos encontrados em cebolas, como compostos de quercetina e enxofre, possuem efeitos antidiabéticos.

Por exemplo, foi demonstrado que a quercetina interage com células do intestino delgado, pâncreas, músculo esquelético, tecido adiposo e fígado para controlar a regulação do açúcar no sangue de todo o corpo.

 

Devido aos muitos compostos benéficos encontrados na cebola, consumi-las pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue.

6. Pode aumentar a densidade óssea

Embora os laticínios recebam grande parte do crédito por melhorar a saúde óssea, muitos outros alimentos, incluindo cebolas, podem ajudar a apoiar ossos fortes.

Um estudo realizado em 24 mulheres de meia idade e pós-menopausa mostrou que aquelas que consumiram 3,4 onças (100 ml) de suco de cebola diariamente por oito semanas apresentaram melhora na densidade mineral óssea e atividade antioxidante em comparação com um grupo controle.

Outro estudo realizado em 507 mulheres na pré-menopausa e na pós-menopausa constatou que aquelas que comiam cebola pelo menos uma vez por dia tinham uma densidade óssea 5% maior que os indivíduos que comiam uma vez por mês ou menos.

Além disso, o estudo demonstrou que as mulheres mais velhas que comiam mais cebola diminuíram seu risco de fratura de quadril em mais de 20% em comparação com as que nunca as comeram.

Acredita-se que as cebolas ajudam a reduzir o estresse oxidativo, aumentam os níveis de antioxidantes e diminuem a perda óssea, o que pode impedir a osteoporose e aumentar a densidade óssea.

 

Estudos mostram que o consumo de cebola está associado a uma melhor densidade mineral óssea.

 

7. Possui propriedades antibacterianas

As cebolas podem combater bactérias potencialmente perigosas, como Escherichia coli (E. coli), Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus (S. aureus) e Bacillus cereus.

Além disso, demonstrou-se que o extrato de cebola inibe o crescimento de Vibrio cholerae, uma bactéria que é uma grande preocupação de saúde pública no mundo em desenvolvimento.

A quercetina extraída da cebola parece ser uma maneira particularmente poderosa de combater bactérias.

Um estudo em tubo de ensaio demonstrou que a quercetina extraída da casca de cebola amarela inibiu com sucesso o crescimento de Helicobacter pylori (H. pylori) e Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA).

  1. pylori é uma bactéria associada a úlceras estomacais e certos tipos de câncer digestivo, enquanto o MRSA é uma bactéria resistente a antibióticos que causa infecções em diferentes partes do corpo.

Outro estudo em tubo de ensaio descobriu que a quercetina danificou as paredes e membranas celulares de E. coli e S. aureus.

 

Foi demonstrado que as cebolas inibem o crescimento de bactérias potencialmente prejudiciais como E. coli e S. aureus.

8. Pode melhorar a saúde digestiva

As cebolas são uma rica fonte de fibras e probióticos, necessárias para a saúde intestinal ideal.

Os probióticos são tipos de fibras não digeríveis que são decompostos por bactérias intestinais benéficas.

As bactérias intestinais se alimentam de probióticos e criam ácidos graxos de cadeia curta – incluindo acetato, propionato e butirato.

A pesquisa mostrou que esses ácidos graxos de cadeia curta fortalecem a saúde intestinal, aumentam a imunidade, reduzem a inflamação e melhoram a digestão.

Além disso, o consumo de alimentos ricos em probióticos ajuda a aumentar os probióticos, como as cepas de Lactobacillus e bifidobactérias, que beneficiam a saúde digestiva.

Uma dieta rica em probióticos pode ajudar a melhorar a absorção de minerais importantes como o cálcio, o que pode melhorar a saúde óssea.

As cebolas são particularmente ricas em inulina probiótica e fruto-oligossacarídeos. Isso ajuda a aumentar o número de bactérias amigáveis ​​no intestino e a melhorar a função imunológica.

 

A cebola é uma fonte rica de probióticos, que ajudam a melhorar a saúde digestiva, a melhorar o equilíbrio bacteriano no intestino e a beneficiar o sistema imunológico.

 

9. Fácil de inserir na sua dieta

As cebolas são comuns nas cozinhas de todo o mundo.

Elas dão sabor a pratos salgados e podem ser saboreados crus ou cozidos.

Sem mencionar também o fato de que elas podem aumentar sua ingestão de fibras, vitaminas e minerais.

Aqui estão algumas dicas sobre como inserir a cebolas na sua dieta:

  • Use cebolas cruas para adicionar um toque de sabor à sua receita de guacamole.
  • Adicione as cebolas caramelizadas aos assados ​​salgados.
  • Combine as cebolas cozidas com outros vegetais para um prato saudável.
  • Tente adicionar cebolas cozidas aos pratos de ovos, como omeletes, fritadas ou quiches.
  • Top carne, frango ou tofu com cebola refogada.
  • Adicione as cebolas vermelhas em fatias finas à sua salada favorita.
  • Faça uma salada rica em fibras com grão de bico, cebola picada e pimentão vermelho.
  • Use cebola e alho como base para caldos e sopas.
  • Jogue cebolas em pratos salteados.
  • Cubra tacos, fajitas e outros pratos mexicanos com cebola crua picada.
  • Faça uma salsa caseira com cebola, tomate e coentro fresco.
  • Prepare uma cebola saudável e sopa de legumes.
  • Adicione as cebolas às receitas de chili para dar um sabor extra.
  • Misture as cebolas cruas com ervas frescas, vinagre e azeite para um saboroso molho caseiro para salada.

 

As cebolas podem ser facilmente adicionadas aos pratos salgados, incluindo ovos, guacamole, pratos de carne, sopas e assados.

 

Conclusão

Os benefícios de saúde relacionados às cebolas são bastante impressionantes.

Esses vegetais cheios de nutrientes contêm compostos poderosos que podem diminuir o risco de doenças cardíacas e certos tipos de câncer.

As cebolas têm propriedades antibacterianas e promovem a saúde digestiva, o que pode melhorar a função imunológica.

Além disso, eles são versáteis e podem ser usados ​​para aumentar o sabor de qualquer prato saboroso.

Adicionar mais cebolas à sua dieta é uma maneira fácil de beneficiar sua saúde geral.

Isabela Ramirez
NUTRICIONISTA/ Formada pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2011