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Chá de erva cidreira: para que serve, benefícios e Como fazer

7 Benefícios do chá de erva cidreira e Como Fazer

Quais são os benefícios de saúde do chá de erva cidreira?

 

A erva cidreira, também conhecida como capim-limão (lemongrass), é uma erva nativa do Sri Lanka e do sul da Índia, mas agora cresce em muitos países do mundo. Os caules da planta são um ingrediente comum na culinária asiática, mas também é possível preparar um delicioso chá de erva-cidreira.

 

A planta possui folhas longas semelhantes às de algumas algas marinhas. Embora existam cerca de 55 espécies de erva cidreira, apenas as variedades das Índias Orientais e das Índias Ocidentais são adequadas para uso na culinária.

 

Vários pesquisadores se interessam pelos benefícios medicinais e para a saúde de beber chá de erva cidreira. Neste artigo, examinamos alguns dos benefícios que este chá pode oferecer e consideramos as evidências que sustentam as alegações.

 

Benefícios do chá de erva cidreira

Muitas pessoas acreditam que o chá de erva cidreira oferece múltiplos benefícios à saúde, mas os pesquisadores ainda não realizaram estudos em larga escala suficientes para provar esses benefícios.

 

Os médicos sabem que o chá pode ajudar a combater os radicais livres, reduzindo assim a incidência de inflamação no corpo. A erva cidreira contém compostos de combate à inflamação, como ácido clorogênico, isoorientina e swertiajaponin.

 

A inflamação é um fator comum em muitas condições adversas à saúde, incluindo dor e doenças cardíacas. O chá de erva cidreira pode ser uma bebida benéfica para as pessoas incorporarem em sua dieta.

 

Agora você pode conferir 7 benefícios adicionais que o chá de erva cidreira pode trazer para a sua saúde.

 

1. Aliviar a ansiedade

Muitas pessoas acham relaxante um gole de chá quente, mas o chá de erva cidreira pode oferecer mais propriedades redutoras de ansiedade.

Segundo o Memorial Sloan Kettering Cancer Center, o cheiro da erva cidreira ou capim-limão pode ajudar as pessoas com ansiedade. Embora algumas pessoas já inalem o óleo essencial de erva cidreira para aliviar o estresse e a ansiedade, os pesquisadores ainda precisam de mais evidências para confirmar esse benefício.

 

2. Baixar o colesterol

De acordo com um artigo do Journal of Advanced Pharmaceutical Technology & Research, consumir extratos de erva cidreira parece diminuir o colesterol em animais.

O estudo observa que a reação é dependente da dose. Isso significa que quantidades maiores de erva cidreira podem diminuir ainda mais o colesterol.

 

3. Prevenção de infecção

De acordo com o Memorial Sloan Kettering Cancer Center, os resultados do estudo sugerem que a erva cidreira pode ter algumas capacidades de prevenção de infecções.

Por exemplo, a erva parece reduzir a incidência de candidíase, uma infecção fúngica que geralmente afeta pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos, como aqueles com HIV.

 

4. Melhorar a saúde bucal

Em muitos países onde a erva cidreira é nativa da região, as pessoas pegam os caules da planta e os mastigam como uma maneira de melhorar a saúde bucal e manter a boca limpa.

A revista Food Chemistry publicou um estudo confirmando essas descobertas. Os autores analisaram 12 ervas e descobriram que os extratos de ervas cidreira eram um dos inibidores mais potentes do crescimento bacteriano em amostras de laboratório. Eles usaram bactérias que podem causar cáries na boca, incluindo o Streptococcus sanguinis.

 

5. Aliviar a dor

Segundo um estudo, a erva cidreira pode ser capaz de bloquear a dor. Isso significa que beber chá de erva cidreira pode potencialmente ajudar a impedir que uma pessoa sinta dor.

 

6. Aumentar os níveis de glóbulos vermelhos

Os resultados de um estudo de 2015 sugerem que beber infusões de chá de erva cidreira diariamente por 30 dias pode aumentar a concentração de hemoglobina, o volume de células compactadas e a contagem de glóbulos vermelhos no corpo.

Os pesquisadores fizeram exames de sangue de 105 indivíduos humanos no início e depois aos 10 e 30 dias de estudo. Eles concluíram que beber chá de erva cidreira estimula a formação de glóbulos vermelhos.

Embora não tenham identificado com precisão como a erva cidreira faz isso, sugeriram que as propriedades antioxidantes do chá poderiam desempenhar um papel.

 

7. Aliviar inchaços

Beber chá de erva cidreira pode ter efeitos diuréticos, o que significa que estimula os rins a liberar mais urina do que o habitual.

De acordo com um estudo, beber chá de erva cidreira aumenta a produção de urina mais do que outras bebidas.

Este efeito diurético no corpo pode ser benéfico nos casos em que a retenção de água leva ao inchaço. Este é um sintoma comum da tensão pré-menstrual (TPM).

 

Receita de chá de erva cidreira

É possível fazer chá de erva cidreira em casa. Depois de comprar os talos em um mercado ou loja de produtos naturais, as pessoas podem seguir as seguintes etapas para preparar seu chá:

  • corte os talos em pedaços de 3 a 5 centímetros
  • ferva um copo de água
  • despeje a água fervente sobre os talos de erva-cidreira
  • deixe os talos na água por pelo menos 5 minutos
  • coe o líquido dos talos e despeje em uma xícara de chá

Se preferir um chá gelado, basta adicionar alguns cubos de gelo ao final do processo.

O chá deve ter um sabor fresco e cítrico. Uma pessoa deve começar com uma xícara de chá de erva cidreira por dia e ir aumentando a quantidade nos próximos dias, se assim o desejar.

Como alternativa, a maioria das mercearias e lojas de produtos naturais vendem o chá de erva cidreira. Também está disponível para compra online.

 

Conclusão

O chá de erva cidreira pode ser uma bebida deliciosa que também oferece benefícios à saúde.

Embora a maioria dos estudos realizados até hoje sobre o chá de erva cidreira seja em pequena escala ou em laboratório, os resultados mostram que o chá de erva cidreira pode ajudar a melhorar a saúde bucal, diminuir o colesterol e aliviar o inchaço.

Além de beber erva-cidreira como chá, as pessoas podem adicionar a erva em pratos como sopas, pães e frituras.

Written by hello

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