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Chá de gengibre: para que serve, benefícios, como fazer

Quais são os benefícios do chá de gengibre para a saúde?

Chá de gengibre: Visão global

O gengibre tem sido usado há milênios tanto na culinária, para temperar e apimentar os alimentos, quanto na medicina, para aliviar e tratar doenças.

O gengibre é nativo da Ásia e é a planta da família Zingiberaceae. Sua raiz, ou caule, acrescenta sabor a muitos tipos de cozinha, mas também é um remédio herbal antigo para uma série de doenças. Beber chá de gengibre pode ajudar em tudo, desde enjoo a prevenção de câncer.

Vamos apresentar apenas alguns dos benefícios do chá de gengibre, conhecidos e comprovados ou em estudo.

 

Quais são os benefícios do chá de gengibre?

Enjoo (ou doença) de movimento

A medicina popular sugere que chá de gengibre pode ajudar a acalmar os sintomas do enjoo de movimento como tonturas, vómitos e suores frios. A maioria das pesquisas não foi capaz de demonstrar eficácia e considera que medicamentos para enjoo funcionam melhor nesta situação.

Um estudo mais antigo mostrou que o gengibre ajudou a diminuir a doença de movimento. Se você sofre de náusea em veículos em movimento, você pode experimentar os efeitos de gengibre, pois dificilmente irá fazer mal.

Náuseas

Alguns especialistas acreditam que os componentes ativos do gengibre – óleos voláteis e compostos fenólicos chamados gingeróis – podem ajudar a aliviar as náuseas causadas pela gravidez, quimioterapia ou cirurgia. (Consulte um médico antes de usar o gengibre após a cirurgia, pois isso pode interferir na coagulação.)

Pesquisadores sugerem que o gengibre pode ser uma alternativa interessante aos medicamentos anti-náusea tradicionais em pessoas grávidas ou em quimioterapia e que não toleram ou não podem tomar os medicamentos padrão.

 

Pressão sanguínea e saúde do coração

Pesquisas sugeriram que o consumo de gengibre pode proteger contra doenças cardíacas. A erva pode ajudar:

  • baixar níveis de pressão sanguínea
  • prevenir ataques cardíacos
  • prevenir coágulos sanguíneos
  • aliviar azia
  • diminuir colesterol
  • melhorar a circulação sanguínea

 

Controle de peso e açúcar no sangue

 

Um estudo de 2012 da Universidade de Columbia, envolvendo 10 homens com sobrepeso, descobriu que beber chá quente de gengibre (neste caso, gengibre em pó dissolvido em água quente) aumentava suas sensações de plenitude (saciedade) e reduzia a fome.

Uma revisão do estudo sugere que o gengibre pode ser eficaz no controle da obesidade. No entanto, a maioria dos experimentos foram feitos com ratos, que sugerem que o gengibre pode ajudar a prevenir a obesidade e complicações relacionadas à obesidade.

O gengibre pode ajudar a melhorar o controle do açúcar no sangue, reduzir A1C, insulina e triglicerídeos entre pessoas com diabetes tipo 2, sugerem algumas pesquisas.

 

Alívio da dor

O gengibre tem sido usado há séculos para tratar inflamações e essa prática agora tem um corpo de evidências científicas por trás disso. Estudos apresentam evidências de que o gengibre ajuda a aliviar a dor da osteoartrite do joelho em particular.

O chá de gengibre também pode ajudar a aliviar dores de cabeça, cólicas menstruais, músculos doloridos e outros tipos de dor.

 

Apoio imunológico e prevenção do câncer

Acredita-se que os antioxidantes do gengibre possam ajudar a fortalecer sua imunidade e reduzir o estresse. A inalação do vapor do chá de gengibre também pode ajudar a aliviar a congestão nasal e outros problemas respiratórios causados ​​por resfriados comuns ou alergias ambientais.

A pesquisa mostrou até que o gengibre pode ajudar a prevenir o câncer. Em pesquisas de laboratório, o gengibre demonstrou combater vários tipos diferentes de células cancerígenas, incluindo câncer de pâncreas e câncer de cólon.

 

Como fazer chá de gengibre em casa

Agora você vai conhecer uma receita fácil de seguir para fazer seu próprio chá de gengibre. Você vai precisar:

  • 4 a 6 fatias finas de gengibre cru e descascado (adicione mais fatias para um chá de gengibre mais forte)
  • 2 xícaras de água
  • suco de metade de um limão ou lima e néctar de mel ou agave a gosto (opcional)

Primeiro, lave e esfregue a raiz de gengibre. Em seguida, descasque o gengibre e corte em fatias finas. Encha uma panela média com 2 xícaras de água. Coloque as fatias de gengibre na água e deixe ferver suavemente por 10 a 20 minutos, dependendo de quão forte e picante você gosta do seu chá.

Retire do fogo. Adicione suco de limão ou lima e mel (ou agave) a gosto, se desejar.

 

Você também pode fazer chá de gengibre com leite. Ferva suas fatias de raiz de gengibre em 1 xícara de água por 10 minutos, retire do fogo e adicione 2 xícaras de leite. Cozinhe o leite e o gengibre por cinco minutos. Sirva em sua caneca favorita.

 

Efeitos colaterais

Beber chá de gengibre pode ter efeitos colaterais, mas é improvável que você tenha problemas, a menos que consuma quantidades muito grandes.

As pessoas costumam relatar gases, inchaço, azia e náusea como efeitos colaterais relacionados ao gengibre. Como o gengibre pode diminuir a pressão sanguínea e ter um efeito de afinamento do sangue, as pessoas que tomam anticoagulantes ou medicamentos para pressão arterial devem consultar seu médico antes de consumir muito gengibre.

 

Conclusão

O chá de gengibre é uma maneira fácil, deliciosa e natural de promover a boa saúde, mas tenha sempre a precaução de não exagerar na dose. Além dos muitos benefícios para a saúde, você também pode simplesmente sentar-se com uma caneca quente, respirar, saborear lentamente e aproveitar.

 

Perguntas frequentes

Pode tomar chá de gengibre à noite?

O mais indicado é que o gengibre seja consumido mais próximo à manhã ou tarde, devido à possibilidade da raiz afetar o sono, sobretudo em pessoas sensíveis ou que já tenham problemas de insônia ou dificuldade para dormir, por exemplo. Além disso, tomá-lo antes de fazer exercícios pode otimizar os efeitos.

Por isso, quem quer emagrecer ou reduzir algumas medidas deve optar por consumir o chá antes de fazer atividades físicas ou consumindo ao longo do dia.

 

Pode tomar chá de gengibre todos os dias?

Não há uma regra. É importante que cada pessoa observe como o organismo reage ao gengibre. A moderação é sempre importante, por isso, se o consumo for frequente, a quantidade ingerida por dia deve ser menor e acompanhada por um nutricionista.

Quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre?

No geral, sim. Mas é preciso atenção para a forma e quantidade de consumo. A pressão alta, sozinha, não necessariamente impossibilita o consumo do chá, mas é sempre necessário haver atenção e orientação médica.

 

O chá de gengibre é uma bebida com muitos benefícios para a saúde, pois auxilia quem está em busca da perda de peso, combate e previne inflamações, é bactericida e até mesmo ajuda a reduzir as celulites.

No entanto, alguns cuidados devem ser tomados, pois existem certas contraindicações, como ingerir junto a medicamentos de diabetes, a medicamentos que diluem o sangue e em quantidade excessiva,

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Written by hello

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