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Chocolate: 13 benefícios comprovados do chocolate para a saúde

Quais são os benefícios do chocolate?

Benefícios do chocolate para a saúde (e alguns riscos)

Na próxima vez que você comer um pedaço de chocolate, talvez não precise se sentir tão culpado por isso. Apesar de sua má reputação por causar ganho de peso, vários benefícios à saúde podem estar associados a esta delícia.

O chocolate é feito a partir de sementes tropicais de cacau da Theobroma. Seu uso mais antigo remonta à civilização Olmeca na Mesoamérica.

Após a descoberta das Américas pelos europeus, o chocolate se tornou muito popular em todo o mundo, e sua demanda explodiu.

Desde então, o chocolate se tornou um alimento popular que milhões de pessoas consomem todos os dias, graças ao seu sabor único, rico e doce.

Mas que efeito o chocolate tem sobre a nossa saúde?


Fatos rápidos sobre chocolate

Aqui estão alguns pontos-chave sobre o chocolate. Você vai conhecer mais detalhes no artigo principal.

  • O consumo de chocolate tem sido associado a condições como diabetes, doença cardíaca coronária e hipertensão.
  • Acredita-se que o chocolate contenha altos níveis de antioxidantes.
  • Alguns estudos sugeriram que o chocolate poderia diminuir os níveis de colesterol e impedir o declínio da memória.
  • Chocolate contém um grande número de calorias.
  • As pessoas que procuram perder ou manter peso devem comer chocolate apenas com moderação.


Quais são os benefícios do chocolate?

O chocolate é constantemente alvo de más notícias por causa de seu alto teor de gordura e açúcar. Seu consumo tem sido associado a acne, obesidade, pressão alta, doença arterial coronariana e diabetes.

No entanto, de acordo com uma análise dos efeitos do chocolate na saúde publicada no Netherlands Journal of Medicine, nem tudo são más notícias.

Os autores apontam para a descoberta de que o cacau, o principal ingrediente do chocolate, contém compostos fenólicos biologicamente ativos.

Isso mudou a visão das pessoas sobre o chocolate e estimulou a pesquisa sobre como ele pode impactar o envelhecimento, além de condições como estresse oxidativo, regulação da pressão arterial e aterosclerose.

O potencial antioxidante do chocolate pode ter vários benefícios à saúde. Quanto maior o teor de cacau, como no chocolate escuro, mais benefícios existem. O chocolate escuro também pode conter menos gordura e açúcar, mas é importante verificar o rótulo.

Comer chocolate pode ter os seguintes benefícios:

  • redução dos níveis de colesterol
  • prevenção do declínio cognitivo
  • redução do risco de problemas cardiovasculares

É importante observar que os possíveis benefícios à saúde mencionados abaixo vieram de estudos únicos. Mais pesquisas são necessárias para confirmar que comer chocolate pode realmente melhorar a saúde das pessoas.

Além disso, as barras de chocolate não contêm apenas cacau. Os benefícios e riscos de quaisquer outros ingredientes, como açúcar e gordura, precisam ser considerados.

 

13 benefícios do chocolate para a saúde

O chocolate é muito rico em nutrientes que podem afetar positivamente sua saúde.

Feito a partir da semente do cacau, é uma das melhores fontes de antioxidantes do planeta.

Estudos mostram que o chocolate, principalmente o chocolate preto amargo, pode melhorar sua saúde e diminuir o risco de doença cardíaca.

Este artigo analisa 7 benefícios do chocolate e do cacau para a saúde, comprovados pela ciência.

1. Muito nutritivo

Se você compra chocolate de qualidade com alto teor de cacau, ele é realmente bastante nutritivo.

O chocolate conta com uma quantidade razoável de fibra solúvel e é rico em minerais.

Uma barra de 100 gramas de chocolate amargo com 70 a 85% de cacau contém:

Obviamente, 100 gramas é uma quantidade bastante grande e não é algo que você deve consumir diariamente. Todos esses nutrientes também vêm com 600 calorias e quantidades moderadas de açúcar.

Por esse motivo, o chocolate deve ser consumido com moderação.

O perfil de ácidos graxos do cacau e do chocolate amargo também é excelente. As gorduras são principalmente saturadas e monoinsaturadas, com pequenas quantidades de gordura poli-insaturada.

Ele também contém estimulantes como cafeína e teobromina, mas é improvável que você o mantenha acordado à noite, pois a quantidade de cafeína é muito pequena em comparação ao café.

 

O chocolate preto de qualidade é rico em fibras, ferro, magnésio, cobre, manganês e alguns outros minerais.

 

2. Fonte poderosa de antioxidantes

O índice ORAC, traduzido do inglês, significa “capacidade de absorção de radicais de oxigênio”. É uma medida da atividade antioxidante dos alimentos.

Basicamente, os pesquisadores colocam um monte de radicais livres (ruins) contra uma amostra de um alimento e observam até que ponto os antioxidantes presentes no alimento podem “desarmar” os radicais.

A relevância biológica dos valores de ORAC é questionada, porque é medida em um tubo de ensaio e pode não ter o mesmo efeito no corpo.

No entanto, vale ressaltar que os grãos de cacau não processados ​​e crus estão entre os alimentos com maior pontuação testados.

O chocolate escuro é carregado com compostos orgânicos que são biologicamente ativos e funcionam como antioxidantes. Estes incluem polifenóis, flavonóis e catequinas, entre outros.

Um estudo mostrou que o cacau e o chocolate escuro tinham mais atividade antioxidante, polifenóis e flavonóis do que qualquer outra fruta testada, incluindo mirtilos e açaí.

 

O cacau e o chocolate têm uma grande variedade de poderosos antioxidantes. De fato, eles têm muito mais do que a maioria dos outros alimentos.

 

3. Pode melhorar o fluxo sanguíneo e diminuir a pressão sanguínea

Os flavonóis do chocolate preto podem estimular o endotélio, o revestimento das artérias, a produzir óxido nítrico (NO).

Uma das funções do NO é enviar sinais para as artérias relaxarem, o que diminui a resistência ao fluxo sanguíneo e, portanto, reduz a pressão sanguínea.

Muitos estudos controlados mostram que o cacau e o chocolate preto podem melhorar o fluxo sanguíneo e diminuir a pressão sanguínea, embora os efeitos sejam geralmente leves.

No entanto, um estudo em pessoas com pressão alta não mostrou efeito, portanto, leve tudo isso com um grão de sal.

 

Os compostos bioativos do cacau podem melhorar o fluxo sanguíneo nas artérias e causar uma pequena mas estatisticamente significativa diminuição da pressão sanguínea.

 

4. Aumenta o HDL e protege o LDL da oxidação

O consumo de chocolate pode melhorar vários fatores de risco importantes para doenças cardíacas.

Em um estudo controlado, verificou-se que o cacau em pó diminui significativamente o colesterol LDL oxidado nos homens. Também aumentou o HDL e reduziu o LDL total para aqueles com colesterol alto.

LDL oxidado significa que o LDL (colesterol “ruim”) reagiu com os radicais livres.

Isso torna a partícula de LDL em si reativa e capaz de danificar outros tecidos, como o revestimento das artérias no coração.

Faz todo o sentido que o cacau reduz o LDL oxidado. Ele contém uma abundância de poderosos antioxidantes que entram na corrente sanguínea e protegem as lipoproteínas contra danos oxidativos.

O chocolate amargo também pode reduzir a resistência à insulina, que é outro fator de risco comum para muitas doenças, como doenças cardíacas e diabetes.

 

O chocolate escuro melhora vários fatores de risco importantes para a doença. Reduz a suscetibilidade do LDL a danos oxidativos, aumentando o HDL e melhorando a sensibilidade à insulina.

 

5. Pode reduzir o risco de doença cardíaca

Os compostos no chocolate parecem ser altamente protetores contra a oxidação do LDL.

A longo prazo, isso deve causar muito menos colesterol nas artérias, resultando em menor risco de doença cardíaca

De fato, vários estudos observacionais de longo prazo mostram uma melhoria bastante drástica.

Em um estudo com 470 homens idosos, verificou-se que o cacau reduz o risco de morte por doenças cardíacas em 50% em um período de 15 anos.

Outro estudo revelou que comer chocolate duas ou mais vezes por semana reduziu o risco de ter placa calcificada nas artérias em 32%. Comer chocolate com menos frequência não teve efeito.

Outro estudo mostrou que comer chocolate mais de 5 vezes por semana reduziu o risco de doença cardíaca em 57%.

Obviamente, esses três estudos são observacionais, portanto não podemos provar que foi o chocolate que reduziu o risco.

No entanto, como o processo biológico é conhecido (pressão arterial baixa e LDL oxidado), é plausível que comer regularmente chocolate escuro possa reduzir o risco de doença cardíaca.

 

Estudos observacionais mostram uma redução drástica no risco de doença cardíaca entre aqueles que consomem mais chocolate.

 

6. Pode proteger sua pele do sol

Os compostos bioativos do chocolate também podem ser ótimos para a sua pele.

Os flavonóis podem proteger contra danos causados ​​pelo sol, melhorar o fluxo sanguíneo para a pele e aumentar a densidade e a hidratação da pele.

A dose eritemal mínima (MED) é a quantidade mínima de raios UVB necessária para causar vermelhidão na pele 24 horas após a exposição.

Em um estudo com 30 pessoas, o MED mais que dobrou depois de consumir chocolate com alto teor de flavonóis por 12 semanas.

Se você está planejando férias na praia, considere comprar chocolate nas semanas e meses anteriores.

 

Estudos mostram que os flavonóis do cacau podem melhorar o fluxo sanguíneo na pele e protegê-lo dos danos causados ​​pelo sol.

 

7. Pode melhorar a função cerebral

As boas notícias ainda não terminaram. Chocolate também pode melhorar a função do seu cérebro.

Um estudo de voluntários saudáveis ​​mostrou que a ingestão de cacau com alto teor de flavonol por cinco dias melhorava o fluxo sanguíneo para o cérebro.

O cacau também pode melhorar significativamente a função cognitiva em idosos com deficiência mental. Também pode melhorar a fluência verbal e vários fatores de risco para a doença.

Além disso, o cacau contém substâncias estimulantes como cafeína e teobromina, que podem ser uma das principais razões pelas quais ele pode melhorar a função cerebral a curto prazo.

 

Cacau ou chocolate podem melhorar a função cerebral, aumentando o fluxo sanguíneo. Ele também contém estimulantes como cafeína e teobromina.

 

8. Colesterol

Um estudo, publicado no The Journal of Nutrition, sugere que o consumo de chocolate pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol das lipoproteínas de baixa densidade (LDL), também conhecido como “colesterol ruim”.

Os pesquisadores decidiram investigar se as barras de chocolate que contêm esteróis vegetais (EV) e flavonóis de cacau (FC) têm algum efeito sobre os níveis de colesterol.

Os autores concluíram: “O consumo regular de barras de chocolate contendo EV e FC, como parte de uma dieta com pouca gordura, pode apoiar a saúde cardiovascular, diminuindo o colesterol e melhorando a pressão sanguínea”.

 

9. Função cognitiva

Cientistas da Harvard Medical School sugeriram que beber duas xícaras de chocolate quente por dia poderia ajudar a manter o cérebro saudável e reduzir o declínio da memória em idosos.

Os pesquisadores descobriram que o chocolate quente ajudou a melhorar o fluxo sanguíneo para partes do cérebro onde era necessário.

O principal autor, Farzaneh A. Sorond, disse:

“Como diferentes áreas do cérebro precisam de mais energia para concluir suas tarefas, elas também precisam de maior fluxo sanguíneo. Essa relação, chamada acoplamento neurovascular, pode desempenhar um papel importante em doenças como a doença de Alzheimer.”

Os resultados de um experimento de laboratório, publicado em 2014, indicaram que um extrato de cacau, chamado lavado, pode reduzir ou impedir danos às vias nervosas encontradas em pacientes com doença de Alzheimer. Este extrato pode ajudar a retardar sintomas como declínio cognitivo.

Outro estudo, publicado em 2016 na revista Appetite, sugere que comer chocolate pelo menos uma vez por semana pode melhorar a função cognitiva.

 

10. Doença cardíaca

Pesquisa publicada no The BMJ, sugere que o consumo de chocolate poderia ajudar a diminuir o risco de desenvolver doenças cardíacas em um terço.

Com base em suas observações, os autores concluíram que níveis mais altos de consumo de chocolate poderiam estar associados a um menor risco de distúrbios cardiometabólicos.

Eles pedem mais estudos experimentais para confirmar se o consumo de chocolate é benéfico.

 

11. Derrames

Cientistas canadenses, em um estudo envolvendo 44.489 indivíduos, descobriram que as pessoas que ingeriam uma porção de chocolate tinham 22% menos probabilidade de sofrer um derrame do que aquelas que não consumiam. Além disso, aqueles que comiam cerca de duas onças (55g) de chocolate por semana tinham 46% menos chances de morrer de derrame.

Um outro estudo, publicado na revista Heart em 2015, acompanhou o impacto da dieta na saúde a longo prazo de 25.000 homens e mulheres.

Os resultados sugerem que comer até 100 gramas de chocolate por dia pode estar associado a um menor risco de doença cardíaca e derrame.

 

12. Crescimento e desenvolvimento fetal

Comer 30 gramas de chocolate todos os dias durante a gravidez pode beneficiar o crescimento e desenvolvimento fetal, de acordo com um estudo apresentado em 2016 no Pregnancy Meeting of the Society for Maternal-Fetal Medicine em Atlanta, GA.

 

13. Desempenho atlético

Os resultados publicados no The Journal of the International Society of Sports Nutrition sugerem que um pouco de chocolate amargo pode aumentar a disponibilidade de oxigênio durante o treinamento físico.

Pesquisadores que estudaram ciclistas fazendo testes de tempo no Reino Unido descobriram que “depois de comer chocolate escuro, os ciclistas usavam menos oxigênio ao pedalar em ritmo moderado e também percorriam mais distância em um período de dois minutos.”

Os cientistas acreditam que o sucesso do chocolate escuro nesse caso é que ele contém flavonóis conhecidos como epicatequinas, que aumentam a liberação de óxido nítrico no organismo. O suco de beterraba tem um efeito semelhante.


Chocolate ao leite vs. amargo

Fabricantes de chocolate ao leite, ou light, afirmam que seu produto é melhor para a saúde porque contém leite, e o leite fornece proteína e cálcio. Os defensores do chocolate amargo ou escuro apontam para o maior teor de ferro e níveis de antioxidantes em seus produtos.

 

Como os nutrientes se comparam?

Aqui estão alguns exemplos de níveis de nutrientes no chocolate ao leite e chocolate amargo

 

Nutriente Ao leite (100 g) Amargo (100 g)
Energia 531 kcal 556 kcal
Proteína 8,51 g 5,54 g
Carboidratos 58 g 60,49 g
Gordura 30,57 g 32,4 g
Açúcares 54 g 47,56 g
Ferro 0,91 mg 2,13 mg
Fósforo 206 mg 51 mg
Potássio 438 mg 502 mg
Sódio 101 mg 6 mg
Cálcio 251 mg 30 mg
Colesterol 24 mg 5 mg

 

Quanto mais escuro o chocolate, maior a concentração de cacau e, portanto, teoricamente, quanto maior o nível de antioxidantes haverá na barra.

No entanto, os nutrientes variam muito nas barras de chocolate disponíveis no mercado, dependendo da marca e do tipo que você escolher. É melhor verificar o rótulo se quiser ter certeza dos nutrientes.

Chocolates sem açúcar e produtos com 100% de cacau estão disponíveis para compra on-line e em algumas mercearias e lojas de produtos naturais.

 

Riscos e precauções

O chocolate pode ter benefícios à saúde, mas também pode ter alguns efeitos negativos.

Ganho de peso: alguns estudos sugerem que o consumo de chocolate está relacionado ao menor índice de massa corporal (IMC) e à gordura corporal central. No entanto, o chocolate pode ter uma contagem alta de calorias devido ao seu teor de açúcar e gordura. Quem está tentando emagrecer ou manter o peso deve limitar o consumo de chocolate e verificar o rótulo do seu produto favorito.

Teor de açúcar: o alto teor de açúcar da maioria dos chocolates também pode causar cáries.

Risco de enxaqueca: algumas pessoas podem experimentar um aumento de enxaqueca ao comer chocolate regularmente devido ao conteúdo de tiramina, histamina e fenilalanina do cacau. No entanto, a pesquisa é mista.

Saúde óssea: existem evidências de que o chocolate pode causar estrutura óssea e osteoporose deficientes. Os resultados de um estudo, publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, descobriram que mulheres mais velhas que consumiam chocolate todos os dias tinham menor densidade e força óssea.

Metais pesados: alguns pós de cacau, barras de chocolate e pontas de cacau podem conter altos níveis de cádmio e chumbo, tóxicos para os rins, ossos e outros tecidos do corpo.

Em 2017, o Consumer Lab testou 43 produtos de chocolate e descobriu que quase todos os pós de cacau continham mais de 0,3 mcg de cádmio por porção, a quantidade máxima recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em suma, comer chocolate pode ter benefícios e riscos à saúde. Como sempre, moderação é fundamental.

PERGUNTA:

Muitas vezes ouvimos agora que o chocolate é realmente bom para nossa saúde. Você acha que as pessoas deveriam comer chocolate por seus benefícios à saúde?

RESPOSTA:

Considerando que a doença cardíaca é a principal causa de morte e que o chocolate amargo reduz substancialmente o risco de doença cardiovascular, acredito que o consumo regular de chocolate pode ser uma coisa boa. Sempre escolha cacau acima de 70% e selecione sua marca com sabedoria para manter seu cádmio, chumbo e açúcar baixos, maximizando os benefícios antioxidantes e flavonol.

 

Conclusão

Há evidências consideráveis ​​de que o cacau pode proporcionar benefícios poderosos à saúde, sendo especialmente protetor contra doenças cardíacas.

Obviamente, isso não significa que você deva fazer tudo e consumir muito chocolate todos os dias. Ainda é rico em calorias e muito fácil de acabar comendo demais.

Tente comer um pedaço ou dois depois do jantar e tente realmente saboreá-los. Se você deseja os benefícios do cacau sem as calorias do chocolate, considere fazer um cacau quente sem qualquer creme ou açúcar.

Lembre-se também de que muito chocolate no mercado não é saudável.

Escolha itens de qualidade – chocolate escuro com 70% ou mais de conteúdo de cacau. Você pode conferir este guia sobre como encontrar o melhor chocolate escuro.

Chocolates escuros normalmente contêm açúcar, mas as quantidades são geralmente pequenas e quanto mais escuro o chocolate, menos açúcar ele conterá.

O chocolate é um dos poucos alimentos com um sabor incrível, ao mesmo tempo em que oferece benefícios significativos à saúde.

Você pode comprar chocolate preto em mercearias locais ou online.

Written by hello

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