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Couve-flor: 5 principais beneficios da couve-flor para a saúde

por Isabela Ramirez on maio 14, 2020

Couve-flor: conheça os principais benefícios para a saúde

A couve-flor é um vegetal crucífero que é naturalmente rico em fibras e vitaminas do complexo B.

A couve-flor fornece antioxidantes e fitonutrientes que podem proteger contra o câncer. Ela também contém fibras para melhorar a perda e digestão de peso, colina essencial para aprendizado e memória e muitos outros nutrientes importantes.

Um artigo publicado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) coloca a couve-flor na 24ª posição na lista de “frutas e legumes potentes”.

 

Fatos rápidos sobre couve-flor:

Aqui estão alguns pontos-chave sobre a couve-flor. Mais detalhes estão no artigo principal.

  • A couve-flor é uma boa fonte de fibras e vitaminas.
  • Seus ingredientes podem ajudar a fortalecer os ossos, impulsionar o sistema cardiovascular e prevenir o câncer.
  • Maneiras saborosas de comer couve-flor incluem pizza de massa de couve-flor e sopa de couve-flor e queijo.
  • As pessoas que usam anticoagulantes não devem repentinamente começar a comer muita couve-flor, porque os altos níveis de vitamina K podem reagir adversamente aos medicamentos.

 

Informação nutricional

De acordo com o Banco de Dados Nacional de Nutrientes do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), uma xícara de couve-flor crua picada, cortada em pedaços de meia polegada e pesando cerca de 107 gramas, contém:

Uma xícara de couve-flor crua fornecerá:

 

  • 77% das necessidades diárias de vitamina C
  • 20% das necessidades diárias de vitamina K
  • 10% ou mais das necessidades diárias de vitamina B6 e folato

Ele também contém quantidades menores de tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e manganês.

 

Os 5 benefícios da couve-flor para a saúde

Consumir frutas e vegetais de todos os tipos pode reduzir a chance de desenvolver muitas condições adversas de saúde, conforme já verificado por estudos.

Verificou-se também que o consumo de mais alimentos vegetais, como couve-flor, diminui o risco de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e mortalidade geral, promovendo uma aparência saudável, aumento de energia e menor peso geral.

 

1. Digestão

Couve-flor é rica em fibras e água. Ambos são importantes para prevenir a constipação, manter um aparelho digestivo saudável e diminuir o risco de câncer de cólon.

Estudos demonstraram que a fibra alimentar também pode ajudar a regular o sistema imunológico e a inflamação. Como resultado, isso pode ajudar a diminuir o risco de doenças relacionadas à inflamação, como doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e obesidade.

Uma alta ingestão de fibras foi associada a um risco significativamente menor de desenvolvimento:

  • doença cardíaca coronária
  • derrame
  • hipertensão
  • diabetes
  • obesidade
  • certas doenças gastrointestinais

Uma ingestão mais alta de fibras parece ajudar a baixar a pressão arterial e os níveis de colesterol, melhorar a sensibilidade à insulina e aumentar a perda de peso para pessoas com obesidade.

 

2. Câncer

A couve-flor contém antioxidantes que ajudam a prevenir mutações celulares e reduzir o estresse oxidativo dos radicais livres.

Um desses antioxidantes é o indol-3-carbinol ou I3C, comumente encontrado em vegetais crucíferos, como repolhos, brócolis e couve-flor. Foi demonstrado que reduz o risco de câncer de mama e reprodutivo em homens e mulheres.

Nos últimos 30 anos, comer mais vegetais crucíferos tem sido associado a um menor risco de câncer de pulmão e cólon.

Estudos sugeriram que compostos contendo enxofre, conhecidos como sulforafano, podem ajudar a combater diferentes tipos de câncer. O sulforafano é o que dá aos vegetais crucíferos sua mordida amarga.

Os pesquisadores dizem que o sulforafano pode inibir a enzima histona desacetilase (HDAC), conhecida por estar envolvida na progressão das células cancerígenas.

Os cientistas estão agora estudando o sulforafano para ver se ele pode atrasar ou impedir o câncer. Até agora, houve resultados promissores para câncer de melanoma, esôfago, próstata e pancreático.

Se os alimentos que contêm sulforafano puderem inibir as enzimas HDAC, eles poderão ser usados como parte do tratamento do câncer no futuro.

 

3. Memória

A colina é um “fator semelhante à vitamina” importante e versátil na couve-flor que ajuda no sono, movimento muscular, aprendizado e memória.

Também ajuda a manter a estrutura das membranas celulares, ajuda na transmissão de impulsos nervosos, auxilia na absorção de gordura e reduz a inflamação crônica.

 

4. Ossos fortes

Uma baixa ingestão de vitamina K tem sido associada a um maior risco de fratura óssea e osteoporose.

O consumo de vitamina K pode melhorar a saúde óssea, agindo como um modificador das proteínas da matriz óssea, melhorando a absorção de cálcio e impedindo a excreção de cálcio na urina.

 

5. Circulação saudável

Foi constatado que uma alta ingestão de fibras reduz o risco de problemas cardiovasculares.

As pessoas que tomam suplementos de cálcio podem estar em risco de acúmulo de cálcio nos vasos sanguíneos, mas tomar vitamina K com cálcio pode diminuir as chances de isso acontecer.

 

Dieta e alimentação

A couve-flor está disponível fresca ou congelada. A couve-flor fresca deve ter uma cabeça firme, sem manchas escuras e folhas verdes brilhantes presas ao caule. Guarde na geladeira em um saco plástico por até 5 dias.

Você pode servir a couve-flor:

  • cozida no vapor ou assado como acompanhamento
  • cozida em molho de queijo, como queijo de couve-flor
  • frita até dourar e depois adicionar aos pratos de arroz
  • como o principal ingrediente de um curry

Algumas maneiras mais inovadoras de usar a couve-flor incluem:

  • Pizza Crocante de Couve-Flor
  • Arroz de couve-flor
  • “Asinhas” de couve-flor

As seguintes receitas deliciosas e saudáveis ​​também incluem couve-flor:

  • Sopa cremosa de couve-flor com queijo cheddar branco
  • Purê de couve-flor com cebolinha, alho e parmesão
  • Couve-flor temperada com curry com farinha de rosca

 

Riscos

Pode haver alguns efeitos indesejados do consumo de couve-flor, principalmente se consumida em excesso.

Inchaço e flatulência: Os alimentos ricos em fibras podem causar aumento de inchaço e flatulência. No entanto, a maioria das pessoas pode tolerar esses alimentos em porções moderadas.

Qualquer pessoa que esteja aumentando sua ingestão de alimentos ricos em fibras para fins de saúde deve fazê-lo gradualmente e monitorar os sintomas para determinar quais alimentos, se houver, causam inchaço.

Coagulação sanguínea: Altos níveis de vitamina K podem causar problemas para quem toma anticoagulantes, pois a vitamina K ajuda a coagular o sangue.

Qualquer pessoa que esteja tomando remédios para afinar o sangue, como Coumadin ou varfarina, não deve repentinamente começar a comer grandes quantidades de alimentos que contêm vitamina K.

A dieta geral é importante para prevenir doenças e obter boa saúde. É melhor comer uma dieta com uma variedade do que se concentrar em alimentos individuais.

 

Isabela Ramirez
NUTRICIONISTA/ Formada pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2011