in

A Dieta Do Ovo Cozido: Um Guia Detalhado Para Começar Em 2020

Dieta do ovo cozido: Como fazer, benefícios e Cardápio para Perda de Peso

Perder peso comendo ovos parece esquisito, né? Mas muita gente jura que a dieta do ovo cozido é a solução perfeita para perder peso rápido!

 

Algumas pessoas dizem ter perdido até 10kg em menos de 2 semanas! Não tem nada melhor para te motivar a correr no mercado e comprar uma cartela de ovos.

 

Mas, antes de sair correndo e ficar animado, você precisa aprender sobre a dieta do ovo cozido e como ela funciona.

 

Esse artigo vai trazer tudo que você precisa saber sobre essa dieta, o que tem de tão bom em ovos cozidos, como analisar a dieta, os resultados que você pode esperar e como emagrecer na prática. Vamos te contar até umas dicas infalíveis para emagrecer!

 

O Que é a Dieta do Ovo Cozido?

Como o nome já diz, a dieta do ovo cozido é baseada em… comer ovos cozidos! Geralmente de 2 a 4 ovos por dia.

 

Apesar de existir um punhado de versões diferentes da dieta do ovo cozido por aí, a típica dieta é bem parecida com o programa low carb Atkins. Fala em comer dois ovos e um pouco de fruta no café, um ovo e vegetais com pouco carboidrato no almoço, e o mesmo no jantar.

 

Geralmente, dietas do ovo cozido restringem o consumo de calorias, porque ao substituir outras proteínas pelos ovos, você acaba eliminando muitas das calorias e gordura que vêm com proteínas como as carnes vermelha e de porco.

 

Por Que Ovos São Aliados do Emagrecimento?

 

Ovos tem poucas calorias, muitas proteínas, são cheios de vitaminas e minerais essenciais, e ainda por cima trazem gorduras saudáveis para a sua dieta.

 

“Mas e o colesterol?”, você se pergunta. Não se preocupe. A não ser que você já tenha colesterol alto, essa dieta de curto prazo provavelmente não vai fazer diferença, especialmente se você continua comendo outras coisas também!

 

Além disso, pesquisas recentes mostram que os nossos níveis de colesterol no sangue não são afetados pelo colesterol que comemos, e sim pelas gorduras saturadas e trans que consumimos.

 

No quesito nutrição, é difícil achar alimento melhor do que o ovo. Com apenas 75 calorias em média por ovo, nós temos 7 gramas de proteína de alta qualidade, 5 gramas de gordura, e muitas, muitas vitaminas, carotenóides e minerais.

 

Se formos comparar com o valor biológico de outras proteínas, ovos são o rei da festa. O valor biológico de proteínas é medido conforme a digestibilidade e eficiência de disposição da proteína em um alimento.

 

Quando o perfil dos aminoácidos de um alimento é parecido com o do nosso corpo, o valor biológico é maior. Essas proteínas de maior valor são chamadas de “proteínas completas” ou “proteínas de alta qualidade”. A maioria dos produtos animais ou de soja são considerados proteínas completas.

 

Quando comparamos todas as fontes de proteínas, o ovo tem o maior valor biológico de todas! Isso porque quase toda a proteína consumida, nesse caso, é digerida pelo seu corpo.

 

Valor Nutritivo do Ovo Cozido

 

Como já dissemos, um ovo tem mais ou menos 75 calorias e 13 tipos de vitaminas e minerais. Um ovo cozido, além de tudo, tem impressionantes 7 gramas de proteína em pouquíssimas calorias, o que o torna perfeito para quem quer emagrecer.

 

Ovos contém vitamina D, fósforo, vitamina B12, vitamina B2, folato, ferro, vitamina B6, zinco e aminoácidos essenciais.

 

Outros Aspectos da Dieta do Ovo Cozido

 

O atrativo principal dessa dieta é ser rica em proteína, pobre em calorias e low carb. Embora não haja regras universais, algumas tendências são vistas dependendo da fonte.

 

Vamos dar uma olhada nos aspectos principais da dieta do ovo cozido. A partir daí, vamos descobrir como pegar as melhores partes dessa dieta é transformar no plano perfeito para você, para perda de peso permanente.

 

Comidas Permitidas

 

A dieta do ovo cozido promove consumo alto de proteínas magras, que incluem:

 

  • Ovos
  • Frango
  • Peru
  • Peixes magros

 

Conforme as práticas, quem segue essa dieta começa o dia com ovos cozidos, e aí come ovos ou outra proteína magra no almoço e jantar. Como acompanhamento para as refeições, deve incluir frutas e vegetais de baixo carboidrato, como:

 

  • Brócolis
  • Verduras
  • Cogumelos
  • Frutas cítricas
  • Maçãs
  • Couve-Flor
  • Cenouras

 

Comidas Proibidas

 

Como você provavelmente já percebeu, a dieta do ovo cozinho é super restritiva. Ela restringe um monte de alimentos. Trazemos uma lista com algumas dessas comidinhas proibidas:

 

  • Fast food
  • Bebidas açucaradas (como refrigerante, suco e bebidas esportivas)
  • Frituras
  • Carnes gordurosas (como carne vermelha, de porco e peixes gordurosos)
  • Sal
  • Álcool
  • Comidas com açúcares processados

 

A Estrutura da Dieta do Ovo Cozido

 

A dieta do ovo cozido é feita para durar pouco tempo. Durante mais ou menos duas semanas seguindo a dieta, a pessoa pode perder peso muito rápido. Se você prestar atenção na estrutura da dieta, vai entender porque tanta gente emagrece seguindo essa dieta por duas semanas:

 

  • Você come apenas três refeições no dia.
  • Lanchinhos estão fora de questão.
  • Bebida, só se for sem caloria (tipo água).
  • Toda refeição é composta por uma proteína magra + vegetais ou fruta.

 

Siga essas regras por duas semanas para emagrecer. Quando a dieta do ovo cozido chegar ao fim, uma dieta normal, menos restritiva, entra no lugar. Parece super fácil, né? Veja o pensamento de um nutricionista sobre essa dita e o que você pode fazer para usar as partes mais eficientes dela a seu favor.

 

O Que Profissionais Pensam da Dieta do Ovo Cozido

 

Quando uma nova dieta da moda parece muito maluca, ou boa demais para ser verdade, é porque provavelmente é! O que temos que lembrar é que qualquer dieta nova pode ajudar a perder peso rápido. A dificuldade vem em manter esse peso depois.

 

Os Benefícios

 

Como já falamos, comer ovos é um ótimo jeito de consumir proteínas de qualidade, por pouquíssimas calorias. Essa é uma receita ideal de perda de peso! Em um estudo, aqueles que comeram uma dieta de baixa caloria com ovos no café da manhã perderam muito mais peso do que aqueles que seguiram outra dieta de baixa caloria, mas com bagels no café da manhã.

 

Além disso, instruções diretas e fáceis como “nada de fast food” ajudam as pessoas a começar e continuar em um plano alimentar de emagrecimento. COmo essa dieta limita as besteiras, o álcool, bebidas doces e coisas do tipo, você provavelmente vai acabar consumindo muito menos calorias, simplesmente por estar evitando esses alimentos. E todos sabemos que menos calorias, mais perda de peso.

 

Outro benefício de uma dieta de ovos cozidos é acabar consumindo mais vegetais e frutas em cada refeição. Além desses alimentos terem menos calorias, frutas e vegetais são ricos em fibras, água, vitamina e minerais. Não é a toa que são parte de toda dieta saudável!

 

Os Defeitos

 

Dietas extremas e de curta duração raramente levam a perda de peso sustentável. Na realidade, dietas da moda como a do ovo cozido podem promover o efeito sanfona, quando você emagrece durante a dieta, e depois ganha o peso todo de volta ao voltar para a alimentação normal. De acordo com pesquisas, o efeito sanfona pode ter impactos negativos reais na sua saúde!

 

Apesar da dieta do ovo cozido promover o consumo de comidas saudáveis, como proteínas magras, frutas e vegetais, cortar da sua dieta categorias inteiras de alimentos simplesmente não é sustentável a longo prazo. Para ter uma alimentação saudável a longo prazo, é importante escolher um planejamento que incorpore todo tipo de alimento. Por isso um padrão alimentar saudável permite que de vez em quando você coma suas besteirinhas favoritas.

 

Outro problema a ser considerado é a própria estrutura da dieta. Como quem decide segui-la só pode comer três vezes por dia, há o risco de sentirem fome em algum momento. INdependentemente de querer emagrecer ou não, sentir fome em excesso é uma indicação que alguém não está comendo calorias o suficiente, o que tende a nos fazer exagerar na refeição seguinte, para compensar.

 

Como Adaptar a Dieta do Ovo Cozido a Seu Favor

 

Agora que entendemos os prós e contras da dieta do ovo cozido, você pode pegar as melhores partes dela e usar a seu favor! Aqui estão algumas dicas para vencer o sistema e perder peso permanentemente:

 

Reestruture o Seu Prato

 

Use o cardápio da dieta de ovos cozidos como motivação! Mudando algumas coisas na sua alimentação, você pode ter pratos mais saudáveis que ajudem a perder peso:

 

  • Proteína magra: Escolha ovos, cortes magros de frango, feijão, legumes, proteína de vegetais; e leite, iogurte ou queijo, tanto de baixo como alto teor de gordura.
  • Encha seu prato com frutas e vegetais: Que tal colorir o seu prato? Preencher a sua alimentação com vegetais pobres em amido e frutas frescas pode ajudar a controlar as calorias. Importante: Isso não inclui milho, batatas e ervilha.
  • Priorize carboidratos complexos: Eles dão uma ajudada na saciedade, então incluir uma porção deles em cada refeição é super saudável. Aqui entram os grãos, batatas, milho ou ervilhas.

 

Corte as Besteiras

 

A dieta do ovo cozido aponta vários grupos alimentares que devem ser cortados da sua alimentação. Mesmo que você não esteja especificamente buscando emagrecer, e apenas queira ser mais saudável, limite o consumo desses alimentos a apenas de vez em quando:

 

  • Siga as Recomendações Quanto ao Álcool: Bebidas alcoólicas podem ser mega calóricas, então trate-as como sobremesa, restringindo o consumo de álcool a no máximo 200 calorias por dia. De acordo com as recomendações alimentares para americanos, mulheres devem tomar apenas um drink por dia. Homens, entretanto, podem tomar até dois.
  • Escolha Lanches e Sobremesas Nutritivos: É fácil trocar os lanchinhos e sobremesas para promover saúde e perda de peso. Escolha iogurte grego ao invés de sorvete para consumir mais proteínas. Para cortar as calorias, troque os salgadinhos por pipoca feita em casa, sem coberturas.
  • Não Gaste Suas Calorias em Bebidas: Certas bebidas são cheias de calorias e açúcar. Escolher bebidas de baixa caloria, ou até mesmo zero caloria, como água, ou água tônica, é uma boa. Use frutas cítricas ou adoçantes de baixa caloria para saborizar suas bebidas. Se você tem costume de tomar café, diminua ou corte o creme, açúcar, e qualquer outro adicional.

 

Aproveite os Ovos ao Máximo

 

Ainda está animada para introduzir mais ovos na sua dieta? Conheça os tipos diferentes de ovos que existem! Ao contrário do que muitas fontes e pessoas sugerem, a saúde das galinhas das quais seus ovos vem é super importante. Escolher ovos mais saudáveis é uma escolha. Como?

 

  • Compre de produtores locais: Se você quer ajudar o meio-ambiente e os fazendeiros da sua comunidade, caso eles existam, escolha comprar deles! Comprar em um mercado comunitário pode te ajudar a descobrir onde e como as galinhas vivem. Ter esse conhecimento é o primeiro passo para determinar a qualidade dos ovos.
  • Procure por ômega 3: Algumas marcas de ovos têm mais ômega 3 do que as demais, porque alimentam as galinhas com comidas ricas em ômega 3, e essa nutrição é transferida para a gema do ovo. Ovos orgânicos geralmente têm níveis mais altos de ômega 3 e, de bônus, níveis mais baixos de gordura saturada e colesterol.
  • Considere o Fator Ético: As galinhas que põem nossos ovos podem vir de vários lugares. Algumas fazendas as criam com mais liberdade, soltas no pasto. Você pode pesquisar que marcas de ovos da sua região tratam melhor as galinhas, se ética é um fator importante na sua escolha alimentar.

 

Aplicação de Práticas Nutricionais Para Emagrecimento

 

Como mencionado acima, você não deve recorrer apenas a um tipo de comida em sua dieta. Nosso corpo precisa de vários nutrientes, encontrados em alimentos diferentes, para alcançar a saúde máxima. Versões muito rígidas da dieta do ovo cozido são restritivas demais e indicam apenas o consumo de ovos cozidos e água. Essa dieta seria perigosa e desnecessária. Incluir uma variedade rica de comidas é a chave do emagrecimento.

 

Dieta do Ovo Cozido: Exemplo de Cardápio para Perda de Peso

 

Nós pegamos as melhores partes da dieta do ovo cozido e a tornamos mais saudável, e mais sustentável! Tente hoje mesmo esse cardápio. Se você quer um cardápio personalizado, visite um nutricionista.

 

Cardápio

 

  • Café da manhã: 2 ovos (preparados de qualquer forma) + 1 porção de fruta fresca + 1 fatia de torrada integral + 1 ou 2 colheres de chá de manteiga + 1 copo de água

 

  • Almoço: de 85g a 125g de proteína magra (frango, atum, etc.) + 1 xícara de vegetais no vapor + ½ xícara de arroz integral + 180ml de iogurte para sobremesa + 1 copo de água

 

  • Jantar: de 85g a 125g de proteína magra (peito de peru, por exemplo) + ½ xícara de vegetais + 1 tortilla integral + 1 porção de fruta fresca para sobremesa

 

  • Lanchinhos (consuma no máximo 1 por dia): 240ml de iogurte sem gordura, ou de baixa gordura; 1 pedaço de queijo sem gordura, ou de baixa gordura; ¼ de xícara de nozes ou castanhas; 1 porção de fruta; 1 xícara de vegetais crus com 2 colheres de molho

 

Outros Dicas de Emagrecimento

 

Use Vegetais a Seu Favor

 

Tirando batatas, milho e ervilhas, vegetais low carb (de baixo carboidrato) como alface, espinafre, pepinos, couve, couve-flor, pimentões e berinjela são comidas de baixa caloria que podem dar uma preenchida no prato. Encha seu prato com esses vegetais para minimizar as calorias.

 

Beba Água

 

Também é super importante beber bastante água, porque ela ajuda a otimizar as proteínas e fibras que você consome durante a dieta. Quem não tem o hábito de comer frutas e vegetais, é bom ir adicionando esses alimentos aos pouquinhos, para evitar constipação. Além disso, se você está começando a comer mais proteínas, é importantíssimo se manter hidratado, já que níveis mais altos de proteína podem te deixar constipado ou sobrecarregar órgãos essenciais. Sem falar que água é essencial para qualquer estratégia de perda de peso. Água ajuda a limpar seus rins, te mantém saciado e melhora muito a pele e a atividade cerebral!

 

A meta é tomar pelo menos 9 a 13 copos de água por dia dependendo do seu tamanho e nível de atividade. Pessoas sedentárias precisam de menos água do que pessoas que se exercitam muito. Não faltam calculadoras de consumo de água online para te ajudar a saber quanto de água é o ideal no seu caso.

 

Muitas vezes as pessoas confundem fome com sede, e por isso devem primeiro tomar água, antes de com. Isso ajuda na saciedade e a descobrir quanto de comida você precisa para satisfazer sua fome real. Desidratação pode levar a comilanças!

 

Controle Suas Calorias

 

Para emagrecer, contar as calorias é imprescindível. É importante visitar um nutricionista para ter recomendações específicas, mas, de acordo com a faculdade de medicina de Harvard, em geral mulheres não devem comer menos que 1200 calorias por dia, e homens devem respeitar o mínimo de 1500. Consumir menos do que esses limites pode levar à desnutrição. Hoje em dia existem mil aplicativos para ajudar a monitorar a alimentação e aprender mais sobre o valor nutricional de cada alimento.

 

Conheça as Porções Certas

 

Saber as porções recomendadas de cada comida te ajudam a entender se está comendo mais ou menos do que deveria daquele item em particular. Use as recomendações como guias para se controlar e mudar sua dieta. As porções recomendadas são geralmente medidas por ítens que toda casa tem, para ajudar na visualização.

 

Aprenda Truques de Emagrecimento Fáceis

 

Quem não gosta de saber o que dá certo? Aqui trazemos jeitos garantidos de cortar calorias.

  • Ao invés de comer duas fatias de pão no sanduíche, opte por um sanduíche aberto, usando só uma fatia
  • Troque o pão por um wrap de alface, ou uma tortilha pequena
  • Substitua o arroz branco por arroz de couve-flor
  • Ao invés de doces, escolha frutas
  • No lugar de macarrão de trigo, experimente vegetais espiralizados ou macarrão de feijão
  • Ao invés de sorvete, escolha iogurte grego com bastante proteína
  • Quando comer comidas gordurosas (como pizza), use um guardanapo para dar uma secada na gordura

 

Essas atitudes simples ajudam a reduzir bastante as calorias consumidas. Adote 1 ou 2 desses truques hoje mesmo, e veja.

Jeitos Deliciovos de Cozinhar Ovos (O Ovo Cozido Perfeito)

Já tentou cozinhar um ovo e ficou frustrado porque a casca gruda toda no ovo? Não é só você. Mas não jogue seus ovos fora – especialmente se você decidiu gastar mais em ovos mais saudáveis. Nós temos dicas de como fazer o ovo cozido perfeito, daí da sua casa.

 

Como fazer ovos perfeitos:

  1. Usando um alfinete, faça um furinho em cada ponta do ovo. A casca vai sair mais fácil, depois!
  2. Coloque seus ovos em uma panela e cubra de água gelada.
  3. Ligue o fogo no máximo e ferva a água.
  4. Assim que a água começar a ferver, coloque os ovos e deixe cozinhar por mais ou menos 10 minutos (se você gosta de gemas mais moles, cozinhe por menos tempo, e se gosta de gemas mais cozidas, cozinhe por mais tempo).
  5. Depois disso, desligue o fogo e imediatamente escorra a água da panela.
  6. Encha a panela de água gelada de novo, até cobrir os ovos.
  7. Como os ovos acabaram de ser fervidos, é inevitável que eles esquentam de novo. Você não quer que isso aconteça, porque precisa que eles estejam frios. Coloque alguns cubos de gelo na água, e deixe os ovos mergulhados ali por 10 a 30 minutos.

 

Quando você for descascar os ovos, a casca vai sair de uma vez só, evitando desperdício e te garantindo ovos perfeitos, sempre!

 

Diversifique

Para manter as coisas dinâmicas, aqui estão outros jeitos de usar o seu ovo cozido:

  • Fatie e use em saladas
  • Amasse e coma com torrada ou em um sanduíche
  • Pique para fazer maionese ou massas
  • Pique e jogue sobre vegetais
  • Misture no arroz, quinoa ou cuscuz

 

Posso Fazer Meu Ovo de Outro Jeito?

 

Claro! Você pode cozinhar seus ovos como quiser. Aqui estão alguns métodos que indicamos:

 

  • Ovos mexidos: adicione cebola, alho, ervas, tomates, espinafre, etc. Para diminuir as calorias, use um spray de óleo ao invés de óleo líquido ou manteiga.
  • Ovos fritos: também abuse dos vegetais aqui, e use óleo em spray.
  • Maionese: para manter o prato saudável, substitua a maionese em si por abacate. Adicione aipo e cebola para ficar mais gostoso e ajudar nas fibras.

 

Tempere Seus Ovos

 

Comer ovos cozidos puros é receita para enjoar rápido. Aqui estão algumas sugestões de temperos para deixá-los deliciosos:

 

  • Mostarda
  • Sal e pimenta
  • Molho de soja
  • Hummus
  • Pesto
  • Molho de pimenta

 

Ovos são deliciosos, mas podem enjoar rápido! Trazer variedade para a dieta é a chave para conseguir se manter nela por um longo período.

 

Conclusões

 

A dieta do ovo cozido se tornou muito popular, mas é restritiva e difícil de manter a longo prazo. Com o entendimento do que profissionais pensam dessa dieta, você agora tem as ferramentas para formular um plano alimentar melhor e mais sustentável.

 

Apesar de ovos serem perfeitamente compatíveis com uma dieta de emagrecimento, tenha certeza de fechar todas as pontas do seu cardápio. Discutimos as regras do jogo, como beber bastante água, escolher proteínas mais magras e abusar dos vegetais. Quando se trata de emagrecimento a longo prazo, permanente, escolha um estilo de alimentação que foque em comidas saudáveis, controle de calorias e variedade, sem restrições.

Written by hello

A Dieta Cetogênica: Um Guia Para Iniciantes Na Keto

Lista da Dietas de Emagrecimento jpg - Oladieta.com.br

9 Melhores Dietas para Emagrecer Rápido e com Saúde.