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6 frutas e legumes que engordam (e estragam a dieta)

por Isabela Ramirez on abril 25, 2020

6 frutas e legumes que engordam, e 4 para comer no seu lugar

Alguns estudos científicos mostraram que certas frutas e vegetais podem acabar levando ao ganho de peso. Listamos esses tais vilões para você.

 

Se tem uma coisa que desde criança aprendemos é que frutas e legumes nunca são demais, que podem ser consumidos à vontade e que só podem trazer benefícios. Você provavelmente se lembrar de algum adulto te mandando comer todos os legumes na infância, e de se perguntar como diabos conseguiria comer cinco porções de fruta no dia.

 

Só que existem certas frutas e vegetais que podem engordar, e devem ser evitados se o seu objetivo é perder uns quilinhos.

 

“Embora seja mais difícil engordar com uma dieta de vegetais, se você quer queimar gordura, deve entender que nem todos os vegetais são tão benéficos quando outros – pois contém mais calorias.”, diz Chris Hall.

 

Além disso, alguns vegetais têm um índice glicêmico maior. Nós listamos para você os piores deles.

 

1. Feijão e legumes

 

“Eles contêm muita proteína e são nutricionalmente densos. Uma xícara de lentilhas tem umas 230 calorias, comparada com brócolis, que tem apenas 31. Então, se você está em uma dieta de restrição calórica, precisa maneirar nesses vegetais”, avisa Hall.

 

2. Milho verde

 

De acordo com Emma Rose, expert em nutrição, esse vegetal rico em amido tem um índice glicêmico alto, que acaba elevando os índices de açúcar no seu sangue imediatamente, mas acaba te deixando com fome de novo muito rápido, conforme a glicose vai abaixando.

 

3. Batatas

 

De acordo com Elouise Bauskis, nutricionista, a batata é possivelmente o pior dos vegetais para quem quer emagrecer. Ela é rica em amido e carboidratos, cujo consumo em excesso tende a causar o ganho de peso.

 

Uma alternativa mais nutritiva pode ser o brócolis, que tem mais vitamina C, mas menos calorias. Batatas doces são uma alternativa melhor, também, por ter um índice glicêmico mais baixo.

 

4. Abacate

 

O abacate é tecnicamente uma fruta. Apesar de ser uma adição deliciosa e cremosa para qualquer refeição, ele é muito calórico. Um abacate grande tem umas 330 calorias. Então se você está regulando as calorias, evite-o.

 

5. Frutas secas

 

Frutas secas têm muito mais calorias do que frutas frescas, então mesmo um pouquinho pode acabar aumentando em muito as calorias da sua refeição.

 

6. Maracujá

 

Frutas mais doces geralmente têm mais açúcar, o que leva a uma queda nos níveis de glicose e te fazem sentir fome mais rápido.

 

Tá, mas e as alternativas?

 

1. Couve-flor, brócolis e couve

 

Esses alimentos com pouco amido te ajudam a sentir mais saciado por mais tempo, regulando seus níveis de açúcar.

 

2. Cenouras cozidas

 

“Se você está tentando comer mais vegetais e queimar gordura, escolha vegetais com mais fibra. Esses alimentos vão te fazer sentir mais cheio, sem aumentar a contagem de calorias. Cenouras cozidas têm umas 4 gramas de fibras solúveis por xícara”, diz Hall.

 

3. Frutas silvestres

 

De acordo com Rose, morangos, framboesas e mirtilos podem levar à maior saciedade por mais tempo, e são ricos em antioxidantes e vitaminas. É um bom jeito de evitar os lanchinhos não saudáveis!

 

4. Toranja

 

Essa super fruta ajuda a acelerar o metabolismo e queimar as calorias extras!

Isabela Ramirez
NUTRICIONISTA/ Formada pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2011