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25 Frutas Vermelhas que fazem bem pra saúde

Vegetais e frutas vermelhas que você já devia estar comendo

25 frutas vermelhas e vegetais seus benefícios

Os alimentos vermelhos são saudáveis e ricos em nutrientes, uma ótima fonte de vitaminas e um jeito ótimo de consumir os tão queridos antioxidantes.

 

Quando você pensa em comidas naturalmente vermelhas, pode ser que as mais óbvias já te venham na mente, como o morango, mas aposto que você não lembra imediatamente da melancia ou do rabanete, por exemplo.

 

Por isso, te trazemos uma lista de alimentos vermelhos para estrelar no seu cardápio.

 

 

1. Morangos

 

 

Antigamente, para comer morangos nós tínhamos que esperar a época certa, para só então encontrar nos mercados. Hoje em dia, dá pra comer essa frutinha o ano inteiro, pois ela pode ser importada de vários lugares ou criada com maior controle, mesmo fora de época. Claro que eles são muito mais gostosos quando nascem no seu tempo, sem intervenção, mas ainda assim são deliciosos.

 

Tá, mas quais os benefícios dos morangos? Eles são ricos em vitaminas, fibras e antioxidantes, bem como potássio e manganês. E todos esses nutrientes estão contidos em um pacotinho de pouquíssimas calorias, sem sódio, gordura ou colesterol!

 

 

2. Cerejas

 

 

As cerejas têm fama de afrodisíacas, e são um símbolo para a doçura da vida, para o melhor do melhor. Por isso, são a escolha perfeita para aquelas noites românticas. Ainda por cima, as cerejas vermelhas são ricas em fibra, vitaminas e minerais como potássio, vitamina A, cálcio e ácido fólico.

 

 

3. Maçãs

 

 

Essa fruta famosa por envenenar a Branca de Neve também tem um significado mais rico, representando o conhecimento proibido. A maçã vermelha vem em muitas variedades, e certamente você já tem a sua preferida.

 

 

4. Pimentões

 

 

Te peguei! Aposto que nem sabia que pimentões são frutas, né? E o pimentão vermelho é um dos melhores, porque são mais doces. Por isso são tão populares no Oriente, e você vai achar muito pimentão vermelho na comida chinesa.

 

Os pimentões vermelhos são ricos em antioxidantes, vitamina C e carotenóides. Podem ser grelhados, salteados, assados, recheados ou feitos na conversa.

 

 

5. Pimenta malagueta

 

 

Da mesma família do pimentão, a pimenta malagueta só tem um tamanho diferente, e é mais picante.

 

 

6. Tomates

 

 

É normal pensar na comida italiano quando falamos de tomate, mas na verdade… eles são nativos da América do Sul! Os Astecas nomearam o tomati, que levou ao termo espanhol tomate. Uma sopa de tomate é uma das melhores coisas em um dia frio, e essa fruta é uma das mais saudáveis de todas, com poderosos antioxidantes capazes de ajudar no sistema imunológico.

 

 

7. Melancia

 

 

Uma das queridinhas do verão, a melancia traz muitos benefícios à saúde, incluindo a redução da pressão arterial. Ela também tem muitas vitaminas, como fósforo, magnésio, cobre, cálcio, ferro e manganês. Muitas pessoas colocam melancia na sua dieta emagrecedora, porque ela é versátil, docinha, e com poucas calorias.

 

 

8. Romã

 

 

Essa fruta típica do Oriente Médio é uma delícia, e suas sementes suculentas podem ser colocadas em praticamente qualquer prato – sendo especialmente boas para saladas e pratos frios.

 

 

9. Framboesas

 

 

Outra fruta deliciosa e azedinha, a framboesa é uma fonte rica de antioxicantes, como vitamina C, quercetina, ácido gálico e elágico. Sua propriedade anti-câncer é também conhecida, além de ser muito boa para manter a saúde do coração.

 

 

10. Cranberries

 

 

Os cranberries podem ser usados no peru natalino, mas também em carnes marinadas, bolos, pães, saladas e smoothies.

 

 

11. Figueira-da-índia

 

 

Essa fruta espinhosa é frequentemente usada no tratamento da diabetes, colesterol alto e obesidade, e é geralmente considerada boa para a saúde do coração. Ela não é venenosa, e todas as suas partes são comestíveis. A figueira-da-índia é docinnha e suculenta, parecendo um pouco com a melancia.

 

 

12. Uvas vermelhas

 

 

O vinho tinto é feito das uvas vermelhas, que têm muitos benefícios à saúde, incluindo a redução da pressão arterial e proteção contra a diabetes. Elas são ricas em vitaminas, especialmente a C e K, e antioxidantes. Além disso, podem proteger contra certos tipos de câncer.

 

 

13. Ameixas

 

 

Existem muitos tipos de ameixas, com cores e gostos diferentes. A ameixa foi uma das primeiras frutas domesticadas pelos seres humanos, e trazem muitos benefícios à saúde. São ricas em antioxidantes e vitaminas, e combinam muito bem com carnes, especialmente de pato e cordeiro, além de sobremesas cremosas.

 

 

14. Laranja sanguinea

 

 

A laranja sanguínea é mais doce do que a comum, e tem um cheiro mais forte. É muito utilizada no sul da Itália, especialmente na Sicília. Elas não são geneticamente modificadas, e sim uma variedade natural da laranja.

 

 

15. Ruibarbo

 

 

Mas o ruibarbo é uma fruta, ou um vegetal? Na verdade, ela é um vegetal, mas geralmente é cozido como uma fruta e adoçado. Não está muito na moda recentemente, mas tem uma acidez maravilhosa e peculiar.

 

 

16. Rabanetes

 

 

Os rabanetes são muito bons, e ricos em vitaminas E, A, C, B6 e K, além de potássio, fósforo, magnésio, cobre, cálcio, ferro e manganês.

 

 

17. Espinafre vermelho

 

 

O espinafre vermelho, ou amaranto, é um alimento da moda. É rico em nutrientes; suas folhas podem ser fritas, e as sementes cozidas como um grão.

 

 

18. Cebola roxa

 

 

As cebolas roxas ficam deliciosas caramelizadas, marmeladas, ou em reduções e chutney, mas também ficam muito boas cruas. Elas são mais suaves do que a cebola branca, então podem dar um tchan a mais na salada, sem a ardência.

 

 

19. Chicória

 

 

A chicória é uma ótima adição aos pratos de massa, risotos e saladas, adicionando uma leve amargura.

 

 

20. Beterrada

 

 

A beterrada é rica em vitaminas e minerais, e pesquisas recentes apontam que ela pode proteger contra a doença de Alzheimer. Ela fica ótima em saladas, mas também em conversa, assada ou seca.

 

Outras frutas e vegetais vermelhos que você deve comer

 

21. Pitaya

 

Por ser um alimento rico em fibras, estabiliza o nível de açúcar no sangue e auxilia o intestino, regulando-o. Os alimentos fonte de fibras ajudam na saciedade, conseguindo controlar o apetite, ajuda na eliminação da gordura do corpo. Outro fator importante é a presença da tiramina, que ativa o Glucagon, estimulando o corpo a utilizar as reservas de gorduras.

 

22. Repolho roxo

 

Embora ele seja famoso por gerar gases, na verdade o seu efeito pode ser exatamente o contrário. Isso porque ele é bom para o intestino devido à sua alta concentração de fibras. Para evitar a flatulência basta temperá-lo durante o seu cozimento com ervas carminativas. Algumas das mais utilizadas são gengibre, louro, hortelã, manjericão, cominho e erva-doce. Lembrando que ao permitir que o sistema digestivo funcione melhor ele ajuda a absorver nutrientes que possivelmente seriam desperdiçados caso o intestino não estivesse bem regulado. Além disso, as fibras conferem saciedade, acabando com aquela vontade de comer alguma coisa mesmo quando o corpo não precisa se alimentar.

 

23. Batata vermelha

 

Rica em carboidratos saudáveis, o consumo da batata doce é muito recomendado para os praticantes de exercício físico, pois fornece bons níveis de energia para as atividades. Além disso, esses carboidratos não elevam os níveis de açúcar no sangue.

 

24. Acerola

 

A visão é extremamente beneficiada pela vitamina A presente na acerola. Como veremos adiante, esta fruta é capaz de fornecer quantidades incríveis de vitamina A que é tão essencial para a visão.

 

25. Groselha

 

As groselhas são frutas ricas em minerais, como fósforo, magnésio, potássio, ferro, potássio e flavonoides, substâncias que ajudam a reduzir a pressão sanguínea elevada e melhoram a saúde cardiovascular. Essa fruta contém ácido málico, que estimula o metabolismo e a produção de energia e ajuda a eliminar o ácido úrico.

Written by hello

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