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hidroginástica: 10 Benefícios da hidroginástica para emagrece e perde barriga

por Isabela Ramirez on maio 13, 2020

Conheça os 10 benefícios da hidroginástica para a saúde

 

Você já ouviu falar em hidroginástica? Talvez você já tenha ouvido falar dela, mas não saiba ao certo para que serve. Todos nós já vimos esses grupos de pessoas pulando para lá e pra cá na água, e talvez você tenha pensado que a hidroginástica é coisa de velhinhos. Só que esse não é o caso.

 

A hidroginástica é fantástica para pessoas de todos os níveis de condicionamento físico e faixas etárias, e pode ajudar muito a entrar em forma e se manter ativo.

 

Existem 10 benefícios específicos da hidroginástica que você definitivamente precisa conhecer, e nenhum deles é menos importante que os outros.

 

Depois de ler este artigo, com certeza você vai correndo se inscrever em uma hidroginástica.

 

O que é hidroginástica?

A hidroginástica também pode ser chamada de aquafit ou condicionamento aquático, e é basicamente atividades aeróbicas na água. A hidroginástica geralmente é feita em uma piscina rasa, batendo nos quadris, mas às vezes a água pode atingir o peito ou até o pescoço, dependendo da dificuldade da aula.

 

Benefícios da hidroginástica

 

 

1. Aumenta a flexibilidade

 

Um benefício grande da hidroginástica é que ela pode ajuda muito a aumentar sua flexibilidade geral. Como falaremos mais adiante, a água adiciona muita resistência a qualquer movimento que você faz. Ela empurra e puxa suas articulações e partes do corpo em direções que eles não estão acostumados a se mover, o que lentamente os acostuma a esses movimentos.

 

Essa resistência te força a reagir para se ajustar aos movimentos da água. Esse movimento constante de puxar e empurrar faz com que suas articulações se tornem flexíveis. A água também mantém as articulações em movimento constante, te deixando em constante movimento e impedindo que você fique enferrujado, por assim dizer.

 

Ser movido em direções que você não está acostumado a seguir aumenta a flexibilidade; é quase como uma forma leve de alongamento ou até yoga.

 

 

2. É uma atividade social e democrática

 

A hidroginástica é uma atividade muito social, porque geralmente você tem que sair de casa e a uma piscina para fazer praticá-la, e as chances são de quase 100% de que você não a fará sozinho, e sim através de aulas em grupo.

 

Ficar sozinho e enjaulado em sua casa o dia todo nunca é divertido e, francamente, também pode ser muito solitário. Os humanos são feitos para interagir com os outros e não fazemos isso sozinhos. De fato, nossa saúde mental pode ser bastante afetada devido ao isolamento, e por isso a pior punição para um preso é o confinamento na solitária.

 

Uma aula de hidroginástica é uma ótima maneira de sair de casa por algumas horas e fazer novos amigos. Talvez depois que a aula termine e você saia da água, possa sair com seus novos amigos para tomar uma cervejinha. A questão é que não há melhor maneira de conhecer pessoas do que em uma aula em grupo.

 

Também gostamos do fato de que a hidroginástica pode ser realizada por qualquer pessoa. Tanto jovens como idosos que não estão na melhor forma física podem lidar facilmente com o exercício na água, e isso se deve à natureza dele. Pessoas que não estão em boa forma podem começar com alguns exercícios aquáticos fáceis e pessoas que já estão em boa forma podem acelerar o jogo movendo-se o mais rápido possível na água ou até adicionando alguns pesos à rotina. É realmente uma forma de exercício em que todos podem se envolver.

 

 

3. Fortalecimento muscular

 

Um dos melhores benefícios que você pode obter ao praticar hidroginástica regularmente é o aumento da força muscular. É claro que existem muitos outros exercícios, como levantamento de peso, ciclismo e treino de resistência, que podem ajudar a aumentar a força muscular, mas essas coisas exigem que você tenha seu próprio equipamento, ou paga uma mensalidade de academia – que pode ser bem cara.

 

Há também o fato de que a hidroginástica é tecnicamente uma forma de treino de resistência. Dependendo de quanto do seu corpo está submerso na água, e da direção em que a água está fluindo, seus movimentos podem sofrer uma tonelada de resistência. A água pode adicionar entre 4 e 42 vezes a quantidade de resistência que o ar normal produz.

 

Sem dúvida, isso treinará seus músculos para se tornarem mais fortes, e tudo graças a estar dentro d’água.

 

Se você deseja aumentar a intensidade do seu treino de hidroginástica, sempre pode colocar alguns pesos no tornozelo ou no pulso ou até usar alguns halteres dentro d’água.

Na próxima vez que você der um mergulho, tente fazer o movimento que faria ao fazer movimentos com os halteres. Você notará como a água acrescenta um pouco de resistência, quase como se você estivesse segurando halteres invisíveis. Olha só todo o bem que a água pode fazer por seus músculos!

 

 

4. É acessível

 

Outro benefício maravilhoso da hidroginástica é que é bastante acessível. Se você não tem dinheiro para uma academia cara e não deseja gastar muito com seu próprio equipamento de ginástica em casa, participar de aulas de hidroginástica é uma opção realmente acessível.

 

Aulas de hidroginástica não costumam custar muito, especialmente se você for a uma piscina comunitária. E se você decidir que quer mesmo entrar nessa, pode até usar a piscina do seu condomínio ou de um clube para fazer hidroginástica por conta própria, de graça.

 

 

5. Controla o estresse e a ansiedade

 

Outra coisa que é muito boa da hidroginástica é que ela pode ajudar bastante a aliviar o estresse e a ansiedade  além de melhorar o humor em geral.

 

Primeiro de tudo, é sabido que a água tem um efeito calmante sobre a mente. Existe algo de muito relaxante na natureza serena e calma da água, algo que ajuda a relaxar nosso cérebro e a tranqüilizá-lo.

 

A natureza suave e fluida da água pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade, de verdade. Afinal, por que você acha que as pessoas gostam de ir para a praia nas férias? Porque é relaxante, ora bolas!

 

Há também outra razão pela qual a hidroginástica ajuda você a relaxar e aliviar o estresse: porque é um exercício como qualquer outro, e exercícios fazem com que seu cérebro libere certos neuroquímicos conhecidos como endorfinas.

 

A principal endorfina que ajuda a fazer você se sentir mais feliz e aliviar o estresse, a depressão e a ansiedade é chamada serotonina, que é uma substância química responsável pela felicidade, e é produzida naturalmente em seu cérebro. A serotonina te faz sentir alegria, felicidade e relaxamento, combatendo a tristeza e o sofrimento causados ​​por aflições mentais, como depressão e ansiedade.

 

Além disso, o exercício também faz com que seu cérebro produza endocanabinóides, uma substância que também é encontrada na maconha, mas nesse caso produzimos naturalmente no nosso cérebro. Não recomendamos acender um baseado, mas que essa substância causa tranquilidade e relaxamento, ela causa. E também ajuda a neutralizar a sensibilidade à dor. Felizmente, o exercício libera esses endocanabinóides no cérebro sem a necessidade de substâncias ilícitas.

 

 

6. Te ajuda a desenvolver resistência

 

 

Outra coisa que a hidroginástica e a natação em geral fazem bem é te ajudar a aumentar sua resistência física. Na verdade, isso é simples:  a hidroginástica é, como discutimos anteriormente, uma forma de treino de resistência e, portanto, exige muito mais de seus músculos.

 

Quanto mais seus músculos são desafiados, maiores eles ficam e mais fortes se tornam. À medida que seus músculos ficam maiores e mais fortes, eles também podem se exercitar por mais tempo, ou seja, músculos mais fortes e bem treinados levam diretamente ao aumento da resistência.

 

Quanto mais você se exercita, mais forte fica, e mais consegue se exercitar, em um ciclo virtuoso.

 

Quanto mais forte o coração e os pulmões, mais sangue e oxigênio podem ser entregues aos seus músculos – e eles precisam de oxigênio para funcionar. Assim, quanto mais sangue e oxigênio são entregues aos seus músculos, mais eles aguentam. A hidroginástica ajuda muito nisso.

 

 

 7. É um exercício de baixo impacto

 

Outra razão pela qual a hidroginástica é uma ótima forma de exercício é porque pega leve com as articulações. Quando você se exercita fora da piscina, pode adotar exercícios que exercem muita pressão sobre as articulações, como corrida e ciclismo.

 

Não é nenhum mistério: ao fazer essas atividades, a gravidade te puxa para baixo, causando um grande impacto nas articulaçõe, o que é péssimo para elas. O joelho e o tornozelo estão sob mais perigo ainda, porque sustentam seu peso, ainda mais se você já tiver problemas nas articulações.

 

Bem, debaixo d’água você flutua, e por isso o exercício aquático neutraliza os efeitos da gravidade e praticamente a remove da equação. Portanto, quando você corre na água ou realiza quaisquer outros movimentos envolvidos na hidroginástica, você não põe tanta força nas suas juntas, pois não sofre nem de longe a mesma quantidade de impacto que sentiria fora d’água.

 

Em essência, a hidroginástica é uma ótima maneira de fazer um exercício extenuante sem sobrecarregar demais as articulações. É especialmente conveniente se você já está na melhor idade e sofre de problemas nas articulações, porque desse jeito você pode fazer exercícios sem danificar ainda mais os tornozelos, joelhos e quadris.

 

Há outro bônus quando se trata de hidroginástica: doenças como a osteoporose e a artrite causam desgaste nas articulações, causando danos e levando à falta de mobilidade e flexibilidade. A hidroginástica e a fisioterapia na água ajudam a aliviar o estresse causado pelas articulações e também podem aliviar a dor. A hidroterapia é uma ótima forma de terapia para pessoas que sofrem de problemas nas articulações, como a artrite.

 

 

8. Também faz as vezes de exercício cardio

 

Como ao fazer hidroginástica você lida com o aumento da resistência que a água oferece , combinado com movimentos rápidos e movimentos extenuantes, como correr debaixo d’água, seu coração acaba acelerando.

 

Acelerar o coração significa que você o está exercitando e, como qualquer outro músculo, quanto mais você exercita seu coração, mais forte ele fica.

 

O mesmo é verdade para os pulmões, que também são usados nos exercícios extenuantes na água. Ter um coração mais forte significa que você reduzirá suas chances de doenças cardíacas e arteriais, e poderá ter uma pressão arterial mais controlada.

 

Sem falar que um coração mais forte significa mais sangue e oxigênio sendo bombeados pelo corpo e pelos músculos,, aumentando assim o desempenho físico.

 

O mesmo se aplica aos seus pulmões, porque ter pulmões mais fortes significa que eles podem absorver e processar mais oxigênio, fornecendo assim ao seu corpo mais energia  para continuar em frente. Além disso, ter pulmões mais fortes significa que você pode se exercitar por mais tempo sem ficar sem fôlego.

 

Quanto à pressão alta, exercícios aquáticos podem ajudar a reduzi-la. A flutuabilidade da água também afeta o fluxo sanguíneo e ajuda o sangue a circular livremente e a percorrer todo o corpo muito mais facilmente, diminuindo a pressão sanguínea e também a freqüência cardíaca em repouso.

 

 

9. Queima calorias

 

A hidroginástica é excelente para queimar calorias. Como a natação envolve certos elementos do treino de resistência, bem como aspectos de um exercício cardio, pode te ajudar a queimar uma quantidade obscena de calorias.

 

Em média, uma horinha de hidroginástica pode queimar de 400 a 600 calorias. Isso depende da rapidez com que você está se movendo, e o quão mais forte seu coração está batendo, bem como se você está usando pesos extras na água, ou em que nível de condicionamento físico está.

 

O fato é que a natação e a hidroginástica são uma maneira fantástica de queimar calorias e perder peso.

 

A hidroginástica fará com que o metabolismo do seu corpo fique sobrecarregado, durante e após o exercício, ajudando seu corpo a queimar mais calorias e transformar as reservas de gordura do corpo em energia, ajudando você a perder os quilinhos e a barriga persistente, e manter esse novo corpo.

 

 

10. É refrescante pro corpo e pra mente

 

E, enfim,  a hidroginástica é uma ótima forma de exercício porque ela te refresca, ao contrário da maioria dos exercícios, que aumentam a temperatura do corpo, te fazendo suar e se sentir desconfortável devido ao calor.

 

Basta se exercitar em água fria que não passará por nada disso!

 

Se exercitar em um dia quente de verão pode ser especialmente difícil e desconfortável,  nós sabemos, e pode ser difícil achar motivação para se exercitar. Você pode facilmente resolver isso fazendo uma hidroginástica em água fria e calma. É uma ótima maneira de se manter fresco e motivado, mesmo quando o sol está ardendo lá fora.

 

Conclusão

Se você ainda não acredita em nós e dúvida dos benefícios da hidroginástica, vá em frente e tente você mesmo. Sério.

Recomendamos seriamente achar um grupo e pular na água, porque os benefícios da hidroginástica ou mesmo da natação são simplesmente espetaculares.

Hidroginástica é uma ótima maneira de colocar seus músculos, articulações e outros aspectos de sua saúde física em dia.

Sem falar que estar na água parece ajudar as pessoas a relaxar, de bônus.

Não fique aí sentado e vá logo experimentar.

Isabela Ramirez
NUTRICIONISTA/ Formada pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2011