in ,

Iogurte natural: 7 benefícios do iogurte natural para a saúde 

Inclua o iogurte natural no seu cardápio

7 impressionantes benefícios do iogurte natural para a saúde

 

O iogurte é consumido por seres humanos há centenas de anos.

É muito nutritivo, e tomar iogurte regularmente pode aumentar vários aspectos da sua saúde.

Por exemplo, verificou-se que o iogurte natural reduz o risco de doenças cardíacas e osteoporose, além de auxiliar no controle do peso.

Neste artigo você vai explorar 7 benefícios do iogurte para a sua saúde.

 

O que é iogurte e como é feito?

O iogurte é um produto lácteo popular produzido pela fermentação bacteriana do leite.

As bactérias usadas para fazer o iogurte são chamadas de “culturas de iogurte”, que fermentam a lactose, o açúcar natural encontrado no leite.

Esse processo produz ácido lático, uma substância que causa a coalhada das proteínas do leite, dando ao iogurte seu sabor e textura únicos.

O iogurte pode ser feito com todos os tipos de leite. As variedades feitas com leite desnatado são consideradas livres de gordura, enquanto as feitas com leite integral são consideradas com gordura total.

O iogurte natural sem corantes adicionados é um líquido espesso e branco com sabor mais azedo.

Infelizmente, a maioria das marcas comerciais contém ingredientes adicionados, como açúcar e sabores artificiais. Esses iogurtes não são bons para sua saúde.

Por outro lado, o iogurte natural sem açúcar oferece muitos benefícios à saúde.

Portanto, sem mais delongas, aqui estão 7 benefícios do iogurte natural à saúde, comprovados pela ciência.

 

1. É rico em nutrientes importantes

O iogurte natural contém quase todos os nutrientes que seu corpo precisa.

É conhecido por conter muito cálcio, um mineral necessário para ossos e dentes saudáveis. Apenas um copo fornece 49% de suas necessidades diárias de cálcio.

Também é rico em vitaminas B, particularmente vitamina B12 e vitamina B2 (riboflavina) , que podem proteger contra doenças cardíacas e certos defeitos congênitos do tubo neural.

Um copo também fornece 38% de sua necessidade diária de fósforo, 12% de magnésio e 18% de potássio. Esses minerais são essenciais para vários processos biológicos, como regulação da pressão arterial, metabolismo e saúde óssea.

Um nutriente que o iogurte não contém naturalmente é a vitamina D, mas geralmente é enriquecida com ele. A vitamina D promove a saúde óssea e do sistema imunológico e pode reduzir o risco de algumas doenças, incluindo doenças cardíacas e depressão.

 

O iogurte natural fornece quase todos os nutrientes que seu corpo precisa. É especialmente rico em cálcio, vitaminas do complexo B e minerais.

 

2. É rico em proteínas

O iogurte natural fornece uma quantidade impressionante de proteína, com cerca de 12 gramas por 200 gramas.

Foi demonstrado que a proteína suporta o metabolismo aumentando o gasto de energia ou o número de calorias que você queima ao longo do dia.

Obter proteína suficiente também é importante para a regulação do apetite, pois aumenta a produção de hormônios que sinalizam plenitude. Isso pode reduzir automaticamente o número de calorias que você consome no geral, o que é benéfico para o controle de peso.

Em um estudo, os indivíduos que comeram iogurte tiveram menos fome e consumiram 100 menos calorias no jantar, em comparação com aqueles que comeram lanches com poucas proteínas e a mesma quantidade de calorias.

Os efeitos de promoção da plenitude do iogurte são ainda mais proeminentes se você comer iogurte grego, que é uma variedade muito grossa que foi esticada. É mais rico em proteínas do que o iogurte comum, fornecendo 22 gramas por 7 onças (200 gramas).

Demonstrou-se que o iogurte grego influencia o controle do apetite e atrasa mais a sensação de fome do que o iogurte comum com menos proteína.

 

O iogurte, especialmente a variedade grega, é muito rica em proteínas. A proteína é útil para controlar o apetite e o peso.

 

3. Algumas variedades podem beneficiar a saúde digestiva

Alguns tipos de iogurte contêm bactérias vivas, ou probióticos, que faziam parte da cultura inicial ou foram adicionadas após a pasteurização.

Estes podem beneficiar a saúde digestiva quando consumidos.

Infelizmente, muitos iogurtes foram pasteurizados, que é um tratamento térmico que mata as bactérias benéficas que eles contêm.

Para garantir que seu iogurte contenha probióticos eficazes, procure um que contenha culturas ativas e vivas, que devem ser listadas no rótulo.

Alguns tipos de probióticos encontrados no iogurte, como Bifidobacteria e Lactobacilos, demonstraram diminuir os sintomas desconfortáveis ​​da síndrome do intestino irritável (SII), que é um distúrbio comum que afeta o cólon.

Um estudo teve pacientes com SII consumir regularmente leite fermentado ou iogurte que continham Bifidobacteria. Após apenas três semanas, eles relataram melhorias no inchaço e na frequência das fezes – efeitos observados após seis semanas.

Outro estudo constatou que o iogurte com Bifidobacteria melhorou os sintomas digestivos e a qualidade de vida relacionada à saúde entre mulheres que não tinham uma condição digestiva diagnosticada.

Além disso, vários estudos descobriram que os probióticos podem proteger contra diarreia associada a antibióticos, bem como constipação.

 

Alguns tipos de iogurte contêm probióticos, que podem melhorar a saúde digestiva, reduzindo os sintomas de distúrbios gastrointestinais comuns, como inchaço, diarreia e constipação.

 

4. Pode fortalecer seu sistema imunológico

Consumir iogurte natural – especialmente se ele contém probióticos – regularmente pode fortalecer seu sistema imunológico e reduzir sua probabilidade de contrair uma doença.

Demonstrou-se que os probióticos reduzem a inflamação, que está ligada a várias condições de saúde, desde infecções virais a distúrbios intestinais.

Pesquisas mostram que, em alguns casos, os probióticos também podem ajudar a reduzir a incidência, a duração e a gravidade do resfriado comum.

Além disso, as propriedades que aumentam a imunidade do iogurte devem-se em parte ao seu magnésio, selênio e zinco, que são minerais vestigiais conhecidos pelo papel que desempenham na saúde do sistema imunológico.

Os iogurtes fortificados com vitamina D podem melhorar ainda mais a saúde imunológica. A vitamina D foi estudada por seu potencial para prevenir doenças como o resfriado e gripe comum.

 

O iogurte natural fornece probióticos, vitaminas e minerais, os quais podem aumentar a saúde imunológica e prevenir certas doenças.

 

5. Pode proteger contra a osteoporose

O iogurte natural ontém alguns nutrientes essenciais para a manutenção da saúde óssea, incluindo cálcio, proteína, potássio, fósforo e, às vezes, vitamina D.

Todas essas vitaminas e minerais são especialmente úteis na prevenção da osteoporose, uma condição caracterizada pelo enfraquecimento dos ossos. É comum em idosos.

Indivíduos com osteoporose têm baixa densidade óssea e correm maior risco de fraturas ósseas.

No entanto, pesquisas mostram que consumir pelo menos três porções de laticínios, como iogurte, diariamente, pode ajudar a preservar a massa e a força óssea.

 

O iogurte natural é rico em vitaminas e minerais que desempenham um papel fundamental na saúde óssea. Consumi-lo regularmente pode reduzir o risco de osteoporose.

6. Pode beneficiar a saúde do coração

O teor de gordura do iogurte natural é uma das razões pelas quais sua salubridade é frequentemente controversa. Ele contém principalmente gordura saturada, com uma pequena quantidade de ácidos graxos monoinsaturados.

Acreditava-se que a gordura saturada causava doenças cardíacas, mas pesquisas atuais mostram que esse não é o caso. No entanto, as variedades de iogurte sem gordura e com baixo teor de gordura ainda são populares nos EUA.

Não há evidências claras de que a gordura no iogurte seja prejudicial à sua saúde. De fato, pode beneficiar a saúde do coração.

Algumas pesquisas mostram que a ingestão de gordura saturada de produtos com leite integral aumenta o “bom” colesterol HDL, o que pode proteger a saúde do coração. Outros estudos descobriram que a ingestão de iogurte reduz a incidência geral de doenças cardíacas.

Além disso, produtos lácteos como iogurte demonstraram ajudar a reduzir a pressão alta, o que é um importante fator de risco para doenças cardíacas. Os efeitos parecem ser mais proeminentes naqueles já diagnosticados com pressão alta.

 

Independentemente do seu teor de gordura, o iogurte natural parece beneficiar a saúde do coração, aumentando o “bom” colesterol HDL e reduzindo a pressão sanguínea.

 

7. Pode promover o controle de peso

O iogurte natural tem várias propriedades que podem ajudar no controle de peso.

Para iniciantes, é rico em proteínas, que trabalham junto com o cálcio para aumentar os níveis de hormônios redutores de apetite, como o peptídeo YY e o GLP-1.

Além disso, vários estudos descobriram que o consumo de iogurte está associado a menor peso corporal, percentual de gordura corporal e circunferência da cintura.

Uma análise descobriu que a ingestão de produtos lácteos com alto teor de gordura, incluindo iogurte, pode reduzir a incidência de obesidade. Isso é contrário ao que se acreditava anteriormente sobre ingestão de gordura e ganho de peso.

Outros estudos descobriram que aqueles que comem iogurte tendem a comer melhor em geral, em comparação com aqueles que não comem. Isso se deve em parte ao seu maior teor de nutrientes, em comparação ao seu teor calórico bastante baixo.

 

O iogurte natural é rico em proteínas, o que é muito nutritivo e pode melhorar sua dieta em geral. Ambos os aspectos ajudam no controle de peso.

 

Riscos: Iogurte pode não ser para todos

Algumas pessoas precisam ser cautelosas com a ingestão de iogurte, pois isso pode causar efeitos adversos, especialmente naqueles com intolerância à lactose ou alergia ao leite.

 

Intolerância a lactose

A intolerância à lactose ocorre quando o corpo não possui lactase, a enzima necessária para quebrar a lactose, que é o açúcar encontrado no leite. Isso leva a vários sintomas digestivos, como dor abdominal e diarreia, depois de consumir produtos lácteos.

Portanto, aqueles com intolerância à lactose podem precisar evitar o iogurte.

No entanto, algumas pessoas que são intolerantes à lactose podem ser capazes de tolerá-lo. Isso ocorre porque parte da lactose é degradada durante a produção e os probióticos podem ajudar na digestão.

Se você é intolerante à lactose, pode ser uma questão de tentativa e erro determinar se o consumo de iogurte natural funciona para você.

 

Alergia ao leite

Os produtos lácteos contêm caseína e soro de leite, que são proteínas às quais algumas pessoas são alérgicas. Nestes casos, o leite desencadeia uma reação que pode variar de urticária e inchaço a anafilaxia com risco de vida.

Por esse motivo, é melhor evitar o iogurte se você tiver alergia ao leite.

 

Açúcar adicionado

Muitos tipos de iogurte contêm grandes quantidades de açúcar adicionado, especialmente aqueles rotulados com baixo teor de gordura. O consumo excessivo de açúcar está associado a vários problemas de saúde, incluindo diabetes e obesidade.

Portanto, é importante ler os rótulos dos alimentos e evitar as marcas que listam o açúcar nos ingredientes.

 

 

O iogurte natural pode ter efeitos adversos para pessoas com intolerância à lactose ou alergias ao leite. Muitos tipos também contêm grandes quantidades de açúcar adicionado, o que pode contribuir para certas condições de saúde.

 

Como escolher o melhor iogurte para sua saúde

Menos é mais quando se trata de escolher um iogurte saudável.

As variedades simples e sem açúcar são as melhores, pois contêm ingredientes mínimos sem adição de açúcar.

Se você escolhe iogurte com pouca ou nenhuma gordura, é uma escolha pessoal.

Variedades de gordura total contêm mais calorias, mas isso não significa que não sejam saudáveis. Apenas certifique-se de manter o tamanho da porção recomendado.

Você também deve procurar iogurtes que contenham culturas vivas e ativas para garantir que você obtenha sua dose de probióticos que promovem a saúde.

 

Os melhores iogurtes para a sua saúde contêm poucos ingredientes e sem adição de açúcar. Apontar para uma marca que contém probióticos.

 

Conclusão

O iogurte natural é rico em nutrientes e pode melhorar sua saúde quando consumido regularmente.

Pode ajudar a reduzir o risco de algumas doenças, além de beneficiar a saúde digestiva e o controle de peso.

No entanto, certifique-se de escolher seu iogurte com sabedoria. Para obter benefícios máximos à saúde, escolha variedades simples e sem açúcar que contenham probióticos.

Written by hello

Chocolate: 13 benefícios comprovados do chocolate para a saúde

Iogurte: Benefícios do Iogurte – para que serve e propriedades