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Iogurte: Benefícios do Iogurte – para que serve e propriedades

Conheça os diversos benefícios do iogurte na saúde do corpo

Tudo o que você precisa saber sobre iogurte

O iogurte é um produto lácteo produzido pela fermentação do leite com uma cultura de iogurte. Fornece proteína e cálcio e pode melhorar as bactérias intestinais saudáveis.

Os benefícios para a saúde variam da proteção contra a osteoporose ao alívio da doença do intestino irritável e à digestão, mas estes dependem do tipo de iogurte consumido.

O açúcar e o processamento adicionados podem tornar alguns produtos de iogurte prejudiciais à saúde.

Iogurte começa como leite ou creme fresco. Geralmente é primeiro pasteurizado, depois fermentado com várias culturas de bactérias vivas e incubado a uma temperatura específica para incentivar o crescimento de bactérias.

A cultura fermenta a lactose, o açúcar natural encontrado no leite. Isso produz ácido lático, que confere ao iogurte seu sabor característico.

 

Fatos rápidos sobre iogurte

  • O iogurte é produzido fermentando o leite com uma cultura de iogurte.
  • Os benefícios para a saúde podem incluir a promoção da saúde óssea e a digestão.
  • Alguns iogurtes contêm bactérias ativas e vivas conhecidas como probióticos, que podem ajudar a manter o intestino saudável.
  • Os produtos de iogurte que passam por tratamento térmico não possuem bactérias ativas, reduzindo os benefícios para a saúde. Passas cobertas de iogurte são um exemplo.
  • Os iogurtes contêm cálcio, vitaminas B6 e B12, riboflavina, potássio e magnésio. Os valores dependem do tipo.

 

Nutrição

Existem muitos tipos de iogurte que fornecem níveis variados de benefícios nutricionais.

 

Quando o iogurte é bom para você?

Se o iogurte é uma escolha saudável depende da pessoa que o consome e do tipo de iogurte.

Os iogurtes podem ser ricos em proteínas, cálcio, vitaminas e cultura viva, ou probióticos, o que pode melhorar a microbiota intestinal.

Eles podem oferecer proteção para ossos e dentes e ajudar a prevenir problemas digestivos.

Iogurte com baixo teor de gordura pode ser uma fonte útil de proteína em uma dieta para perda de peso.

Probióticos podem aumentar o sistema imunológico.

Alguns argumentam que também podem afetar o funcionamento do cérebro, embora sejam necessárias mais pesquisas para confirmar algumas dessas alegações.

Em 2014, pesquisadores descobriram que consumir iogurte pode ajudar a proteger contra o diabetes tipo 2. Outros tipos de produtos lácteos não parecem ter impacto na probabilidade de desenvolver a condição.

Outros cientistas sugeriram que o iogurte contendo bactérias probióticas protege com sucesso crianças e mulheres grávidas contra os efeitos da exposição a metais pesados.

Também é uma opção nutritiva quando as pessoas acham difícil mastigar seus alimentos.

Os iogurtes não lácteos oferecem uma alternativa para pessoas que não consomem laticínios ou produtos de origem animal ou têm alergias ou intolerâncias.

O iogurte contém menos lactose que o leite, porque a lactose é consumida no processo de fermentação.

 

Quando o iogurte faz mal para você?

Nem todos os iogurtes são saudáveis. Aqueles sem adição de açúcar ou aditivos desnecessários podem ser uma adição saudável à dieta, mas alguns produtos têm grandes quantidades de adição de açúcar e outros ingredientes que podem não ser benéficos.

O iogurte natural pode ser um alimento de baixa caloria e alto teor de nutrientes, repleto de proteínas.

 

No entanto, muitos fabricantes adicionam açúcar, adoçantes artificiais e outros ingredientes que não são saudáveis.

Todos os iogurtes contêm alguns açúcares naturais, mas os consumidores são aconselhados a procurar um produto com menos de 15 gramas de açúcar por porção. Quanto menor o açúcar, melhor, desde que não contenha adoçantes artificiais.

Alguns estudos refutaram a visão de que o consumo de iogurte está ligado à boa saúde, levando as autoridades a questionar se as alegações de saúde podem ser feitas para fins comerciais. No entanto, as pessoas que comem iogurte são mais propensas a ter uma dieta saudável.

 

Produtos com sabor a iogurte

Produtos embalados, como cereais e barras que alegam ser “feitos com iogurte de verdade”, passas cobertas com iogurte e outros produtos com revestimento de iogurte contêm apenas uma pequena quantidade de pó de iogurte.

O iogurte em pó é tratado termicamente e o calor mata as bactérias benéficas. Os revestimentos de iogurte são feitos de açúcar, óleo, soro de leite e iogurte em pó.

 

Tipos de iogurte

Existem diferentes tipos de iogurte.

Baixo teor de gordura ou sem gordura

Iogurte com baixo teor de gordura ou com baixo teor de gordura é feito com leite a 2%. Iogurte sem gordura é feito com zero por cento ou leite desnatado.

Kefir

Kefir é um iogurte líquido para beber. Contém probióticos e é fácil de fazer em casa, adicionando grãos de kefir ao leite e deixando-o em repouso por 12 a 24 horas.

Iogurte grego

O iogurte grego é espesso e cremoso. Ele pode suportar melhor o calor do que o iogurte comum e é frequentemente usado na culinária e no estilo mediterrâneo.

É feito pressionando mais o iogurte regular para remover o soro de leite líquido.

O resultado é um maior teor de proteínas, devido à sua concentração mais espessa, mas o esforço extra leva a um menor teor de cálcio.

O iogurte grego está disponível em gordura total, com baixo ou baixo teor de gordura e sem gordura ou zero por cento.

Skyr

Semelhante ao iogurte grego, skyr, pronuncia-se “skeer”, é um iogurte no estilo islandês que é denso, cremoso e rico em proteínas. Comparado ao iogurte comum, o skyr requer 4 vezes a quantidade de leite a ser produzido e contém 2 a 3 vezes mais proteína.

Iogurte congelado

Iogurtes congelados são frequentemente vistos como uma alternativa saudável ao sorvete.

No entanto, muitos iogurtes congelados contêm a mesma quantidade de açúcar ou mais que os sorvetes comuns.

Além disso, de acordo com a Associação Nacional de Iogurte, nem todos os iogurtes congelados contêm culturas vivas e ativas. Alguns usam iogurtes tratados termicamente, o que mata as culturas vivas e ativas.

Iogurte não-lácteo

As alternativas de iogurte não lácteo incluem iogurte de soja e iogurte de leite de coco.

 

Benefícios do iogurte para a saúde

O iogurte pode oferecer uma variedade de nutrientes importantes.

 

Probióticos

Alguns iogurtes têm probióticos adicionados a eles.

Os probióticos são um tipo de bactéria saudável que beneficia o intestino. Eles ajudam a regular o sistema digestivo e diminuem os gases, diarreia, constipação e inchaço.

Algumas pesquisas sugeriram que os probióticos podem impulsionar o sistema imunológico, ajudar no controle do peso e reduzir o risco de câncer.

Consumir iogurte e outros alimentos probióticos pode aumentar a absorção de vitaminas e minerais.

As duas bactérias mais comuns usadas para fermentar o leite em iogurte são Lactobacillus bulgaricus (L. bulgaricus) e Streptococcus thermophiles (S. thermophiles), mas muitos iogurtes contêm cepas bacterianas adicionais.

Para ajudar os consumidores a identificar iogurtes com culturas vivas e ativas, a National Yogurt Association implementou o selo Life & Active Cultures (LAC), encontrado no recipiente do produto.

Na maioria dos casos, quanto mais fresco o produto, mais bactérias vivas ele conterá.

Um estudo recente da Universidade de Toronto aponta que diferentes probióticos terão efeitos diferentes, e alguns iogurtes que contêm probióticos podem ser mais saudáveis ​​do que outros.

 

Cálcio

Os laticínios são uma das melhores fontes alimentares de cálcio em termos de biodisponibilidade.

O cálcio é essencial para o desenvolvimento e manutenção de ossos e dentes saudáveis. Também é importante para a coagulação do sangue, cicatrização de feridas e manutenção da pressão arterial normal.

Alimentos ricos em cálcio são melhores quando combinados com uma fonte de vitamina D, pois a vitamina D ajuda o intestino delgado a absorver cálcio.

A maioria dos iogurtes também contém quantidades variáveis ​​de vitaminas B6 e B12, riboflavina, potássio e magnésio.

 

Intolerância à Lactose

O iogurte tem um baixo teor de lactose; portanto, uma pessoa com intolerância à lactose provavelmente o achará mais tolerável que o leite. Ele também contém bactérias que ajudam na digestão.

Como resultado, as pessoas que sentem desconforto, inchaço ou gases depois de consumir leite líquido ou sorvete geralmente podem tolerar iogurte sem sintomas.

O indivíduo deve experimentar uma pequena quantidade de iogurte, digamos, um quarto de xícara, para ver como o corpo reage. Isso se aplica apenas à intolerância à lactose, não àqueles com alergia ao leite.

Pessoas com intolerância à lactose geralmente não têm cálcio, portanto o iogurte pode ser um componente importante de sua dieta.

Uma pessoa com alergia ao leite não se beneficiará do consumo de iogurte.

 

Dieta

Aqui estão algumas dicas para incorporar mais iogurte em uma dieta saudável e nutritiva.

  • Comece com iogurte natural e sem açúcar e adoce-o com frutas, molho de maçã sem açúcar ou uma pequena quantidade de xarope de bordo (maple) puro ou mel.
  • Evite sobremesas prontas de frutas e iogurte, pois elas geralmente contêm açúcares desnecessários.
  • Ao assar, use iogurte em vez de manteiga ou óleo.
  • Use iogurte grego simples em vez de creme de leite para cobrir batatas ou tacos assados.
  • Um iogurte saudável deve ter mais gramas de proteína por porção que o açúcar.

 

A variedade de opções de iogurte pode ser confusa. A maioria dos produtos disponíveis não foi estudada e os cientistas ainda não sabem quais probióticos fazem o que no corpo humano. A melhor opção é escolher iogurte com pouco açúcar e aditivos.

Se escolher iogurte por motivos de saúde, os especialistas sugerem a escolha daqueles que foram pesquisados ​​cientificamente.

Os cientistas pediram pesquisas e políticas mais rigorosas sobre a saúde e a venda de iogurte, para ajudar as populações a maximizar os benefícios que podem obter desse alimento potencialmente muito importante.

Written by hello

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