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Laranjas: 10 benefícios da laranja para a saúde

por Isabela Ramirez on maio 8, 2020

10 benefícios para a saúde de comer laranjas

 

A laranja é conhecida por ter vários benefícios para a saúde e está entre as frutas mais populares em todo o mundo.

As laranjas podem ser consumidas não apenas como um lanche saudável, mas também como um ingrediente importante na receita de vários pratos. Hoje em dia o suco de laranja é parte integrante de um café da manhã saudável, promovendo assim um início saudável do dia. Elas estão disponíveis principalmente em duas categorias – doce e amarga, sendo a primeira o tipo mais consumido. Geralmente uma laranja deve ter a casca suavemente texturizada e ser firme e pesada para o seu tamanho. Estas terão maior teor de suco do que aquelas que são esponjosas ou mais leves.

 

Benefícios de comer laranjas

1. Rica em Vitamina C

Laranjas são uma excelente fonte de vitamina C. Uma laranja oferece 116,2% do valor diário para vitamina C. Uma boa ingestão de vitamina C está associada a um risco reduzido de câncer de cólon, pois ajuda a obter radicais livres que causam danos ao nosso DNA.

 

2. Sistema imunológico saudável

A vitamina C, que também é vital para o bom funcionamento de um sistema imunológico saudável, é boa para prevenir resfriados e prevenir infecções de ouvido recorrentes.

 

3. Previne danos na pele

Antioxidantes em laranjas ajudam a proteger a pele de danos radicais livres conhecidos por causar sinais de envelhecimento. Uma laranja por dia pode ajudá-lo a parecer jovem mesmo aos 50!

 

4. Mantém a pressão arterial sob controle.

As laranjas, sendo ricas em vitaminas B6, ajudam a apoiar a produção de hemoglobina e também ajudam a manter a pressão arterial sob controle devido à presença de magnésio.

 

5. Reduz o colesterol

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores americanos e canadenses, uma classe de compostos encontrados em cascas de frutas cítricas chamadas Flavones polimetaxiladas (PMFs) têm o potencial de reduzir o colesterol de forma mais eficaz do que alguns medicamentos prescritos sem efeitos colaterais.

 

6. Controla o nível de açúcar no sangue

As fibras em laranjas ajudam mantendo os níveis de açúcar no sangue sob controle, tornando as laranjas um lanche saudável para pessoas com diabetes. Além disso, as laranjas têm açúcares simples. O açúcar natural da fruta em laranjas, frutose, pode ajudar a evitar que os níveis de açúcar no sangue subam muito alto depois de comer. Seu índice glicêmico é de 40 e normalmente os alimentos abaixo de 50 são considerados baixos em açúcar. No entanto, isso não significa que você vá comer muitas laranjas de uma só vez. Comer demais pode aumentar a insulina e pode até levar ao ganho de peso.

 

7. Reduz o risco de câncer

As laranjas contêm D-limoneno, um composto que é divulgado para prevenir cânceres como câncer de pulmão, câncer de pele e até câncer de mama. Vitamina C e antioxidantes presentes nas laranjas são importantes para construir a imunidade corporal – eles ajudam no combate ao câncer. A natureza fibrosa da fruta também o torna protetor do câncer. De acordo com um estudo, até 15% dos casos de câncer acontecem por causa de mutações no DNA, que podem ser prevenidas com vitamina C.

 

8. Alcaliniza o corpo

Embora a natureza básica das laranjas seja ácida antes de realmente digeri-las, elas têm muitos minerais alcalinos que desempenham um papel no processo de digestão. Esta propriedade de laranjas é semelhante à dos limões, que estão sem dúvida entre os alimentos mais alcalinos.

 

9. Boa saúde ocular

Laranjas são uma rica fonte de carotenoides. A vitamina A presente neles desempenha um papel importante na manutenção das membranas mucosas nos olhos saudáveis. A vitamina A também é responsável por prevenir a degeneração muscular relacionada à idade, que em casos extremos pode levar à cegueira. Também ajuda os olhos a absorver a luz.

 

10. Salvaguardas contra prisão de ventre

As laranjas têm fibra solúvel e insolúvel. Isso ajuda a manter suas funções intestinais e estomacais funcionando suavemente, prevenindo síndrome do intestino irritável. Além disso, a fibra ajuda a tratar a prisão de ventre em maior medida.

 

Dica útil

As laranjas, como a maioria das frutas cítricas, produzem mais suco quando mais quentes — faça o suco quando elas estiverem em temperatura ambiente. Enrolar a laranja sob a palma da mão em uma superfície plana também ajudará a extrair mais suco. A vitamina C é destruída rapidamente quando exposta ao ar, então coma uma laranja rapidamente uma vez cortada.

 

História das laranjas

As laranjas têm uma história muito interessante. O primeiro conjunto de laranjas foi cultivado no nordeste da Índia, sudeste da Ásia e sul da China. Elas foram cultivadas pela primeira vez na China em 2500 a.C. Foi no primeiro século d.C., que os Romanos levaram laranjeiras novas da Índia para Roma.

Cristóvão Colombo plantou pomares de laranja no Haiti. Ele tinha comprado as sementes em 1493. No ano de 1518, Panamá e México também tiveram seu primeiro sabor de laranjas e pouco tempo depois o Brasil começou a cultivar também suas próprias laranjas.

A América do Norte planta suas primeiras laranjeiras em 1513. Foi feito por Juan Ponce de Leon, um explorador espanhol.

A mais doce variedade de laranjas são Valência, laranja sangrenta, Navel e a variedade persa.

 

Isabela Ramirez
NUTRICIONISTA/ Formada pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2011