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Leite de coco: 7 Benefícios e usos do leite de côco para a saúde

Leite de Coco – O que é, Propriedades e Benefícios

Leite de coco: benefícios e usos para a saúde

Nos últimos anos, o leite de coco se tornou muito popular.

É uma alternativa saborosa ao leite de vaca que também pode fornecer vários benefícios à saúde.

Este artigo analisa detalhadamente o leite de coco.

 

O que é leite de coco?

O leite de coco vem da polpa branca dos cocos marrons maduros, que são os frutos do coqueiro.

O leite tem uma consistência espessa e uma textura rica e cremosa.

A culinária tailandesa e outras cozinhas do sudeste asiático geralmente incluem esse leite. Também é popular no Havaí, na Índia e em alguns países da América do Sul e do Caribe.

O leite de coco não deve ser confundido com a água de coco, encontrada naturalmente em cocos verdes imaturos.

Ao contrário da água de coco, o leite não ocorre naturalmente. Em vez disso, a polpa de coco sólida é misturada com água para produzir leite de coco, que é cerca de 50% de água.

Por outro lado, a água de coco é cerca de 94% de água. Ele contém muito menos gordura e muito menos nutrientes que o leite de coco.

 

O leite de coco vem da polpa dos cocos marrons maduros. É usado em muitas cozinhas tradicionais em todo o mundo.

 

Como é feito o leite de coco?

O leite de coco é classificado como grosso ou fino com base na consistência e no quanto é processado.

  • Grosso: A polpa de coco sólida é ralada e fervida ou cozida em água. A mistura é então peneirada através da gaze para produzir leite de coco grosso.
  • Fino: Depois de fazer o leite de coco grosso, o coco ralado restante na gaze é cozido em água. O processo de coação é então repetido para produzir leite magro.

Na culinária tradicional, o leite de coco grosso é usado em sobremesas e molhos grossos. O leite fino é usado em sopas e molhos finos.

A maioria do leite de coco enlatado contém uma combinação de leite fino e grosso. Também é muito fácil fazer seu próprio leite de coco em casa, ajustando a espessura ao seu gosto.

 

O leite de coco é produzido ralando a carne de um coco marrom, embebendo-o em água e coando-o para produzir uma consistência semelhante ao leite.

 

Conteúdo nutricional

O leite de coco é um alimento altamente calórico.

Cerca de 93% de suas calorias vêm de gordura, incluindo gorduras saturadas conhecidas como triglicerídeos de cadeia média (MCTs).

O leite também é uma boa fonte de várias vitaminas e minerais. Um copo (240 gramas) contém:

Além disso, alguns especialistas acreditam que o leite de coco contém proteínas únicas que podem fornecer benefícios à saúde. No entanto, são necessárias mais pesquisas.

 

O leite de coco é rico em calorias e gordura saturada. Ele também contém muitos outros nutrientes.

 

Efeitos sobre o peso e o metabolismo

Existem evidências de que as gorduras MCT no leite de coco podem beneficiar a perda de peso, a composição corporal e o metabolismo.

O ácido láurico compõe cerca de 50% de óleo de coco. Pode ser classificado como um ácido graxo de cadeia longa ou uma cadeia média, pois seu comprimento e efeitos metabólicos são intermediários entre os dois.

Mas o óleo de coco também contém 12% de ácidos graxos de cadeia média verdadeiros – ácido cáprico e ácido caprílico.

Ao contrário das gorduras de cadeia mais longa, os MCTs vão do trato digestivo diretamente para o fígado, onde são usados ​​para produção de energia ou cetona. Eles são menos propensos a serem armazenados como gordura.

A pesquisa também sugere que os MCTs podem ajudar a reduzir o apetite e diminuir a ingestão de calorias em comparação com outras gorduras.

Em um pequeno estudo, homens acima do peso que consumiram 20 gramas de óleo MCT no café da manhã ingeriram 272 menos calorias no almoço do que aqueles que consumiam óleo de milho.

Além disso, os MCTs podem aumentar o gasto calórico e a queima de gordura – pelo menos temporariamente.

No entanto, é improvável que pequenas quantidades de MCTs encontrados no leite de coco tenham efeitos significativos no peso corporal ou no metabolismo.

Alguns estudos controlados em indivíduos obesos e pessoas com doenças cardíacas sugerem que comer óleo de coco reduziu a circunferência da cintura. Mas o óleo de coco não teve efeito no peso corporal.

Nenhum estudo examinou diretamente como o leite de coco afeta o peso e o metabolismo. Mais estudos são necessários antes que qualquer reivindicação possa ser feita.

 

O leite de coco contém pequenas quantidades de MCTs. Embora os MCTs possam aumentar o metabolismo e ajudar a perder gordura da barriga, é improvável que os baixos níveis no leite de coco afetem significativamente a perda de peso.

 

Efeitos sobre o colesterol e a saúde do coração

Como o leite de coco é rico em gordura saturada, as pessoas podem se perguntar se é uma escolha saudável para o coração.

Pouquíssimas pesquisas examinam o leite de coco especificamente, mas um estudo sugere que ele pode beneficiar pessoas com níveis normais ou altos de colesterol.

Um estudo de oito semanas em 60 homens descobriu que o mingau de leite de coco reduziu o colesterol LDL “ruim” mais do que o mingau de leite de soja. O mingau de leite de coco também aumentou o colesterol HDL “bom” em 18%, comparado a apenas 3% da soja.

A maioria dos estudos sobre óleo de coco ou flocos também encontrou melhorias no colesterol LDL “ruim”, no colesterol HDL “bom” e / ou nos níveis de triglicerídeos.

Embora em alguns estudos os níveis de colesterol LDL tenham aumentado em resposta à gordura de coco, o HDL também aumentou. Os triglicerídeos diminuíram em comparação com outras gorduras.

O ácido láurico, o principal ácido graxo da gordura de coco, pode aumentar o colesterol LDL “ruim”, diminuindo a atividade dos receptores que eliminam o LDL do sangue.

Dois estudos em populações semelhantes sugerem que a resposta do colesterol ao ácido láurico pode variar de indivíduo para indivíduo. Também pode depender da quantidade da sua dieta.

Em um estudo em mulheres saudáveis, a substituição de 14% de gorduras monoinsaturadas por ácido láurico aumentou o colesterol LDL “ruim” em cerca de 16%, enquanto a substituição de 4% dessas gorduras por ácido láurico em outro estudo teve muito pouco efeito sobre o colesterol.

 

No geral, os níveis de colesterol e triglicerídeos melhoram com a ingestão de coco. Nos casos em que o colesterol LDL “ruim” aumenta, o HDL “bom” normalmente também aumenta.

 

Outros benefícios potenciais à saúde

O leite de coco também pode:

  • Reduzir a inflamação: estudos em animais descobriram que o extrato de coco e o óleo de coco reduziram a inflamação e o inchaço em ratos e camundongos feridos.
  • Diminuir o tamanho da úlcera no estômago: em um estudo, o leite de coco reduziu o tamanho da úlcera no estômago em ratos em 54% – um resultado comparável ao efeito de um medicamento anti-úlcera.
  • Combater vírus e bactérias: estudos em tubo de ensaio sugerem que o ácido láurico pode reduzir os níveis de vírus e bactérias que causam infecções. Isso inclui aqueles que residem na sua boca.

Lembre-se de que nem todos os estudos foram especificamente sobre os efeitos do leite de coco.

 

Estudos em animais e tubos de ensaio sugerem que o leite de coco pode reduzir a inflamação, diminuir o tamanho da úlcera e combater vírus e bactérias que causam infecções – embora alguns estudos não tenham examinado apenas o leite de coco.

 

Efeitos colaterais potenciais

A menos que você seja alérgico a coco, é improvável que o leite tenha efeitos adversos. Comparadas às alergias às nozes e ao amendoim, as alergias ao coco são relativamente raras.

No entanto, alguns especialistas em distúrbios digestivos recomendam que as pessoas com intolerância ao FODMAP limitem o leite de coco a 1/2 xícara (120 ml) de cada vez.

Muitas variedades enlatadas também contêm bisfenol A (BPA), um produto químico que pode lixiviar de revestimentos de latas para alimentos. O BPA foi associado a problemas reprodutivos e câncer em estudos com animais e humanos.

Notavelmente, algumas marcas usam embalagens sem BPA, o que é recomendado se você optar por consumir leite de coco em lata.

 

O leite de coco é provavelmente seguro para a maioria das pessoas que não são alérgicas aos cocos. É melhor escolher latas sem BPA.

 

Como usá-lo

Embora o leite de coco seja nutritivo, também é rico em calorias. Lembre-se disso ao adicioná-lo aos alimentos ou ao usá-lo em receitas.

Ideias para adicioná-lo à sua dieta

  • Inclua duas colheres de sopa (30 a 60 ml) em seu café.
  • Adicione meia xícara (120 ml) a um batido de batido ou proteína.
  • Despeje uma pequena quantidade sobre bagas ou mamão fatiado.
  • Adicione algumas colheres de sopa (30 a 60 ml) de aveia ou outro cereal cozido.

Como selecionar o melhor leite de coco

Aqui estão algumas dicas para selecionar o melhor leite de coco:

  • Leia o rótulo: Sempre que possível, escolha um produto que contenha apenas coco e água.
  • Escolha latas sem BPA: compre leite de coco de empresas que usam latas sem BPA, como Floresta Nativa e Valor Natural.
  • Use caixas: o leite de coco sem açúcar nas caixas geralmente contém menos gordura e menos calorias do que as opções enlatadas.
  • Pegue o mais light: para uma opção de baixa caloria, selecione leite de coco em lata leve. É mais fino e contém cerca de 125 calorias por 1/2 xícara (120 ml).
  • Faça o seu próprio: para o leite de coco mais fresco e saudável, faça o seu misturando 1,5 a 2 xícaras (355 a 470 ml) de coco ralado sem açúcar com 4 xícaras de água quente e coe sobre uma gaze.

 

O leite de coco pode ser usado em uma variedade de receitas. Geralmente, é melhor escolher o leite de coco em caixas de papelão ou fazer o seu em casa.

 

Conclusão

O leite de coco é um alimento saboroso, nutritivo e versátil, amplamente disponível. Também pode ser feito facilmente em casa.

Está cheio de nutrientes importantes como manganês e cobre. A inclusão de quantidades moderadas em sua dieta pode aumentar a saúde do coração e também oferecer outros benefícios.

Para experimentar essa saborosa alternativa de leite, procure um leite de coco hoje mesmo.

Written by hello

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