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Limão: 8 Benefícios do limão – Para que serve e Propriedades

Como o limão pode beneficiar sua saúde?

8 benefícios do limão para a saúde

O limão é uma fruta popular que as pessoas usam em pequenas quantidades para adicionar sabor aos alimentos. No entanto, elas raramente o consomem sozinhos devido ao seu sabor intenso e azedo.

 

Os limões dão sabor a assados, molhos, molhos para salada, marinadas, bebidas e sobremesas, e também são uma boa fonte de vitamina C.

Um limão de 58 gramas (g) pode fornecer mais de 30 miligramas (mg) de vitamina C.

A vitamina C é essencial para a saúde e uma deficiência pode levar a alguns problemas. Os primeiros exploradores sabiam disso e levaram limões em suas longas viagens para ajudar a prevenir ou tratar o escorbuto, uma condição com risco de vida que era comum entre os marinheiros.

Este artigo analisa o conteúdo nutricional dos limões, seus possíveis benefícios à saúde, maneiras de usá-los nos alimentos e quaisquer riscos potenciais à saúde.

 

Conheça 8 benefícios do limão para a casa e a saúde

O limão é uma excelente fonte de vitamina C e flavonoides, que são antioxidantes.

Antioxidantes ajudam a remover os radicais livres que podem danificar as células do corpo.

Esses nutrientes podem ajudar a prevenir doenças e melhorar a saúde e o bem-estar.

Aqui estão alguns dos possíveis benefícios de consumir limões.

 

1) Diminui o risco de AVC

Segundo um estudo de 2012, os flavonoides nas frutas cítricas podem ajudar a diminuir o risco de derrame isquêmico nas mulheres.

Um estudo de dados de quase 70.000 mulheres com mais de 14 anos mostrou que aquelas que ingeriam mais frutas cítricas tinham um risco 19% menor de derrame isquêmico do que as mulheres que consumiam menos.

O AVC isquêmico é o tipo mais comum de AVC. Isso pode acontecer quando um coágulo sanguíneo bloqueia o fluxo de sangue para o cérebro.

Um estudo populacional de 2019 mostrou que o consumo regular e prolongado de alimentos que contêm flavonoides pode ajudar a proteger contra câncer e doenças cardiovasculares. No entanto, o estudo indicou que pessoas que fumavam ou consumiam muito álcool eram menos propensas a se beneficiar.

O potássio pode ajudar a diminuir o risco de derrame. Quais alimentos contêm potássio?

 

2) Pressão arterial

Um estudo de 2014 descobriu que as mulheres no Japão que caminhavam regularmente e consumiam limão todos os dias tinham pressão arterial mais baixa do que aquelas que não faziam.

Mais pesquisas ainda são necessárias para identificar o papel do limão nessa melhoria e descobrir se o consumo de limão pode ajudar a reduzir a pressão arterial, uma vez que caminhar diariamente também pode diminuir a pressão arterial.

Quais outros alimentos podem ajudar a baixar a pressão arterial? Descubra aqui.

 

3) Prevenção de câncer

Limões e suco de limão são uma excelente fonte do antioxidante vitamina C.

Os antioxidantes podem ajudar a impedir que os radicais livres causem danos às células que podem levar ao câncer. No entanto, exatamente como os antioxidantes podem ajudar a prevenir o câncer ainda não está claro.

Quais outros alimentos são ricos em antioxidantes? Descubra aqui.

 

4) Manter uma pele saudável

A vitamina C desempenha um papel vital na formação de colágeno, o sistema de suporte da pele.

A exposição ao sol, poluição, idade e outros fatores podem resultar em danos à pele. Um estudo com ratos de 2014 sugeriu que comer vitamina C em sua forma natural ou aplicá-la topicamente pode ajudar a evitar esse tipo de dano.

Quais são os melhores alimentos para a vitamina C? Descubra aqui.

 

5) Prevenção de asma

Pessoas com asma que consomem quantidades maiores de vitamina C e outros nutrientes quando estão resfriados podem sofrer menos ataques de asma, de acordo com uma revisão de estudos.

Os autores encontraram evidências de que a vitamina C também beneficiava pessoas com hipersensibilidade brônquica quando também apresentavam um resfriado comum.

No entanto, eles pediram mais pesquisas.

 

6) Aumenta a absorção de ferro

A deficiência de ferro é uma das principais causas de anemia.

A combinação de alimentos ricos em vitamina C com alimentos ricos em ferro maximiza a capacidade do corpo de absorver ferro.

No entanto, uma alta ingestão de vitamina C pode desencadear problemas gastrointestinais em pessoas que tomam suplementos de ferro. Por esse motivo, é melhor obter ferro de fontes alimentares, como fígado bovino, lentilhas, passas, feijões secos, carnes de animais e espinafre.

Espremer um pouco de suco de limão em uma salada contendo folhas de espinafre pode ajudar a maximizar a ingestão de ferro e vitamina C.

Saiba mais aqui sobre anemia por deficiência de ferro.

 

7) Impulsiona o sistema imunológico

Alimentos ricos em vitamina C e outros antioxidantes podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico contra os germes que causam o resfriado comum e a gripe.

Uma revisão descobriu que, embora os suplementos de vitamina C não pareçam reduzir a incidência de resfriados em uma população, eles podem ajudar a reduzir o período de tempo que um resfriado dura. A vitamina C também pode ajudar a aumentar a imunidade em pessoas que estão praticando atividade física extrema.

Espremer um limão inteiro em um copo de água quente com uma colher grande de mel faz uma bebida relaxante para alguém com tosse ou resfriado.

Encontre mais alguns remédios caseiros para gripes e resfriados aqui.

 

8) Perda de peso

Em um estudo de 2008, roedores que consumiram fenóis de casca de limão com uma dieta rica em gordura por 12 semanas ganharam menos peso do que aqueles que não consumiram limão.

Em 2016, 84 mulheres coreanas na pré-menopausa com um alto índice de massa corporal (IMC) seguiram uma dieta de desintoxicação de limão ou outra dieta por 7 dias. Aqueles que seguiram a dieta de desintoxicação de limão experimentaram maiores melhorias na resistência à insulina, gordura corporal, IMC, peso corporal e proporção cintura-quadril do que os das outras dietas.

Mais pesquisas são necessárias para confirmar se o limão pode contribuir para a perda de peso e, em caso afirmativo, como isso ocorre.

 

Vitamina C

A vitamina C é um nutriente essencial e um antioxidante.

Escorbuto

Se uma pessoa não consome vitamina C suficiente, ela desenvolverá uma deficiência, conhecida como escorbuto. É raro nos Estados Unidos, mas pode afetar pessoas que não têm uma dieta variada.

Os sintomas podem começar a aparecer dentro de um mês após a ingestão de vitamina C, e incluem:

  • fadiga
  • mal-estar (sensação de mal-estar)
  • inflamação das gengivas ou sangramento nas gengivas
  • manchas vermelhas na pele devido a vasos sanguíneos quebrando sob a superfície
  • dor nas articulações
  • cicatrização lenta de feridas
  • afrouxamento dos dentes
  • depressão

Muitos destes ocorrem quando os tecidos conjuntivos enfraquecem devido à falta de vitamina C.

Como a vitamina C ajuda o corpo a absorver ferro, as pessoas com deficiência de ferro também podem desenvolver anemia.

Por que precisamos de vitamina C? Descubra aqui.

 

Nutrição

Um limão pesando 58 gramas (g) contém:

  • energia: 16,8 calorias (kcal)
  • carboidratos: 5,41 g, dos quais 1,45 g são açúcares
  • 15,1 miligramas de cálcio (mg)
  • ferro: 0,35 mg
  • magnésio: 4,6 mg
  • fósforo: 9,3 mg
  • potássio: 80 mg
  • selênio: 0,2 microgramas (mcg)
  • vitamina C: 30,7 mg
  • folato: 6,4 mcg
  • colina: 3,0 mg
  • vitamina A: 0,6 mcg
  • luteína + zeaxantina: 6,4 mcg

As diretrizes alimentares atuais recomendam uma ingestão de 75 mg de vitamina C por dia para mulheres com 19 anos ou mais e 90 mg por dia para homens.

Os fumantes precisam de 35 mg por dia a mais do que os não fumantes.

Os limões também contêm pequenas quantidades de tiamina, riboflavina, vitamina B-6, ácido pantotênico, cobre e manganês.

Como os antioxidantes beneficiam nossa saúde? Descubra aqui.

 

Dicas

Ao contrário de muitas frutas, os limões não amadurecem ou melhoram a qualidade após a colheita. As pessoas devem colher limões quando maduros e armazená-los à temperatura ambiente, longe da luz solar direta.

O limão combina bem com pratos salgados e doces.

As seguintes receitas saudáveis ​​usam limões:

  • Massa integral de cabelo de anjo com alcachofras e limão
  • Frango com limão cremoso
  • Muffins de amêndoa com limão e framboesa

Esprema o suco de limão fresco em peixe, camarão, vieiras, frango.

Tempere saladas com suco de limão fresco e uma pequena quantidade de azeite de oliva com ervas, em vez de usar um produto comercial. Os molhos prontos geralmente contêm sal, açúcar e outros aditivos adicionais e podem ser ricos em gordura e calorias.

Máquinas de sucos e espremedores de limão estão disponíveis para compra on-line.

 

Água com limão

Algumas pessoas dizem que a água com limão tem uma ampla gama de benefícios, da perda de peso ao alívio da depressão.

Em quantidades suficientemente altas, os vários nutrientes do limão podem produzir esses benefícios à saúde.

No entanto, consumir água de limão em vez de suco ou refrigerante pode ser benéfico, pois reduz a ingestão de açúcar por uma pessoa.

Beber bastante água com limão também pode ajudar a prevenir a desidratação.

Você deve seguir a dieta de desintoxicação de limão? Descubra aqui.

 

Riscos

Os limões têm um alto teor de ácido, portanto, seu suco pode afetar pessoas com:

  • Úlceras na boca: Pode causar uma sensação de ardência.
  • Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE): pode piorar os sintomas, como azia e regurgitação.

Saiba mais aqui sobre bebidas desintoxicantes e o que elas podem ou não fazer.

 

Conclusões

Os nutrientes do limão oferecem vários benefícios à saúde. Mas pode ser difícil obter todos os nutrientes necessários a partir do limão, devido ao seu sabor azedo e alto teor de ácido.

No entanto, consumir suco de limão como parte de uma dieta variada, que inclui muitas outras frutas e legumes frescos, pode tornar a dieta de uma pessoa mais nutritiva e saudável.

 

Pergunta:
O suco de limão engarrafado é tão nutritivo quanto os limões frescos?

Resposta:
O suco de limão 100% engarrafado é adequado para algumas aplicações de preparação de alimentos, como conservas, em que a acidez do produto deve ser alta o suficiente para produzir a reação desejada.

No entanto, o suco de limão engarrafado não possui o mesmo teor de vitamina C que o suco de limão fresco. É importante observar que a vitamina C é sensível à luz e ao calor e diminuirá bastante rapidamente no suco de limão fresco se as pessoas não a armazenarem em um ambiente fresco e escuro em um recipiente não metálico.

Written by hello

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