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Macadâmia: para que serve e beneficios para a saúde

O que é macadâmia e para que serve?

Para que serve a macadâmia?

As nozes de macadâmia, ou apenas macadâmias, são ricas em gorduras saudáveis ​​e podem ajudar aqueles que tentam perder peso. Uma porção de macadâmia também contém fibras, proteínas, manganês, tiamina e uma boa quantidade de cobre.

O teor de gordura da macadâmia é superior ao de outras oleaginosas populares, como amêndoas, castanha de caju e nozes. Uma porção de 1 onça de macadâmia tem 21 gramas de gordura total.

Mais de 75% da gordura que contém a macadâmia é gordura monoinsaturada, que traz benefícios à saúde. Essas castanhas também contêm tipos específicos de ácidos graxos monoinsaturados (MUFAs), que não estão disponíveis em muitos outros alimentos.

A macadâmia contém pouco mais de 1g de açúcar natural e é um alimento com baixo índice glicêmico. Com seus muitos benefícios à saúde, a macadâmia pode se encaixar em qualquer dieta saudável.

Quais os benefícios da macadâmia?

1. Reduz o risco de doença cardíaca

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention /CDC) afirmam que as doenças cardíacas causam 1 em cada 4 mortes nos Estados Unidos. É a principal causa de morte de homens e mulheres, responsável pela morte de cerca de 610.000 pessoas a cada ano.

Estudos descobriram que comer oleaginosas, incluindo macadâmia, pode reduzir os fatores de risco para doenças cardíacas.

Por exemplo, um estudo de 2007 em homens com colesterol alto descobriu que, após 4 semanas comendo macadâmia, eles apresentavam fatores de risco mais baixos para doença arterial coronariana.

Em 2015, uma revisão de pesquisa constatou que comer oleaginosas de qualquer tipo reduzia o colesterol total, a lipoproteína de baixa densidade ou o colesterol “ruim” e os triglicerídeos.

A substituição de gorduras saturadas por gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, como as presentes nas oleaginosas, aumenta os níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL), ou colesterol “bom”, de acordo com alguns estudos.

Outro estudo de longo prazo em pessoas da Suécia descobriu que consumir estes tipos de castanhas pode estar relacionado a um menor risco de fibrilação atrial e insuficiência cardíaca.

 

2. Melhora a síndrome metabólica e diabetes

A síndrome metabólica é um grupo de condições que podem aumentar o risco de diabetes, derrame e doenças cardíacas.

A síndrome metabólica inclui pressão alta, açúcar elevado no sangue, baixos níveis de colesterol HDL, triglicerídeos elevados e excesso de gordura da barriga.

A American Heart Association (AHA) diz que cerca de 34% dos adultos nos EUA têm síndrome metabólica. As taxas estão aumentando em todo o mundo.

Algumas pesquisas sugerem que os MUFAs, como os presentes na macadâmia, podem ajudar a diminuir o risco de síndrome metabólica ou reduzir seus efeitos em pessoas que já o têm.

Uma revisão de pesquisa de 2016 mostra que comer uma dieta rica em MUFAs pode reduzir fatores de risco metabólico em pessoas com diabetes tipo 2.

A HbA1c é uma medida importante para pessoas com diabetes. É o nível médio de açúcar no sangue de uma pessoa nos últimos 2 a 3 meses. Um estudo em ratos com diabetes descobriu que uma dieta rica em MUFAs mais exercícios foi mais eficaz na redução da HbA1c do que comer gorduras ou se exercitar sozinha.

Outro estudo mostra que as castanhas como a macadâmia ajudam a melhorar o controle glicêmico em pessoas com diabetes tipo 2.

3. Pode prevenir o câncer

A macadâmia contém um tipo de vitamina E chamado tocotrienóis.

Os tocotrienóis podem ter poderosas habilidades anticâncer, de acordo com algumas pesquisas. As nozes de macadâmia contêm uma quantidade significativa de tocotrienóis.

A macadâmia também contém compostos vegetais chamados flavonoides, que podem combater o câncer destruindo os radicais livres prejudiciais no organismo.

 

4. Protege o cérebro

Além de sua capacidade potencial de combater o câncer, os tocotrienóis também têm efeitos de proteção do cérebro.

Um estudo descobriu que um suplemento rico em tocotrienol ajuda a proteger as células cerebrais dos efeitos do glutamato, que podem desempenhar um papel no desenvolvimento da doença de Alzheimer e da doença de Parkinson.

Outro estudo em ratos mostra que o ácido oleico, uma das principais gorduras monoinsaturadas presentes nas nozes de macadâmia, pode proteger o cérebro de certos tipos de estresse oxidativo.

 

5. Pode impedir o ganho de peso

A macadâmia e seu óleo são algumas das fontes mais ricas de ácido palmitoléico, uma gordura monoinsaturada também chamada ômega-7.

Pesquisadores em um estudo administraram ácido palmitoléico de ovelha por 28 dias, e os resultados mostram uma redução no ganho de peso em 77%. No entanto, especialistas ainda não demonstraram que o ácido palmitoléico tem benefícios na perda de peso em humanos.

Outro estudo mostra que alimentar ratos com óleo de macadâmia como suplemento reduziu o tamanho de suas células adiposas após 12 semanas.

 

6. Sacia a fome

A macadâmia contém proteínas, grandes quantidades de gorduras benéficas e fibras. Juntos, esses nutrientes podem ajudar uma pessoa a se sentir cheia por mais tempo.

 

A gordura leva mais tempo para digerir, e proteínas e fibras ajudam a evitar grandes alterações no açúcar no sangue que podem fazer uma pessoa sentir fome.

 

Efeitos colaterais de comer macadâmia

Embora a macadâmia possa fazer parte de uma dieta saudável, a pessoa deve tentar se lembrar das seguintes desvantagens possíveis:

Densa em calorias

Uma xícara, ou 132 g de macadâmia contém cerca de 950 calorias. Isso pode ser metade das necessidades diárias de calorias de uma pessoa ou mais.

No entanto, o tamanho da porção padrão para a macadâmia é de 1 oz, ou 28,4g, que é muito menos que 1 xícara.

Uma porção de 1 onça tem cerca de 10 a 12 castanhas e contém cerca de 200 calorias. Usar uma balança de comida ou contar as macadâmias e comer apenas a quantidade separada pode ajudar a evitar excessos acidentais.

Comer macadâmia no lugar de outros alimentos com alto teor de gordura ou calorias pode fornecer seus benefícios sem adicionar calorias e gordura à dieta. Por exemplo, as pessoas podem polvilhar algumas macadâmias em uma salada no lugar de bacon ou croutons.

Outra opção é comer uma porção como lanche no lugar de batatas fritas, biscoitos ou outros alimentos processados ​​que oferecem pouca nutriçã .

Assar pode diminuir seus nutrientes

As pessoas podem comer macadâmia crua ou assada. No entanto, um estudo sugere que a torrefação de macadâmia, especialmente em temperaturas mais altas, pode reduzir o conteúdo de nutrientes. Pode ser melhor consumir macadâmias cruas ou embebidas ou torradas a baixa temperatura.

Pode conter óleo extra, sal ou açúcar

Nem todas as macadâmias são escolhas saudáveis. Você deve olhar para os ingredientes e escolher tipos que contenham apenas macadâmia, sem açúcar, sal ou óleo adicionado.

Pessoas com alergia a oleaginosas devem evitá-la

As alergias às oleaginosas são graves e podem ser fatais.

Mesmo inalar pequenas partículas de oleaginosas pode ser suficiente para desencadear uma reação alérgica em algumas pessoas. Pessoas com estas alergias precisam evitar completamente a macadâmia.

Quem vive com uma pessoa que tem alergia a oleaginosas também pode querer evitar o consumo. Isso ocorre devido ao risco de contaminação cruzada ou exposição acidental a quantidades vestigiais de oleaginosas.

 

Conclusões

Pessoas que não são alérgicas à macadâmia podem apreciá-la diariamente. A pesquisa mostrou que ela podem ajudar a proteger o cérebro, diminuir o risco de doenças cardíacas e combater a fome, entre outras coisas.

Algumas pessoas usam óleo de de macadâmia na culinária, pois é rico em gorduras benéficas. Também é possível usar a macadâmia em saladas para substituir opções com mais gordura, como croutons.

No entanto, uma pessoa deve se lembrar que ela contém um alto número de calorias.

A macadâmia é um alimento completo com muitas boas gorduras, vitaminas e minerais. Ela possui muitos benefícios promissores à saúde. No entanto, a macadâmia não é uma pílula mágica para tratar condições de saúde sem fazer outras mudanças complementares no estilo de vida.

Written by hello

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