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Manjericão: benefícios do manjericão para a saúde

Manjericão – nutrição, benefícios para a saúde, usos e muito mais

Os 13 Principais benefícios do manjericão

Manjericão: nutrição, benefícios para a saúde, usos e muito mais

O manjericão é uma erva verde frondosa e saborosa, originária da Ásia e da África.

É um membro da família da menta e existem muitas variedades diferentes.

Popular como tempero alimentar, esta erva aromática também é usada em chás e suplementos que podem fornecer uma série de benefícios à saúde.

Este artigo explica tudo o que você precisa saber sobre manjericão, seus benefícios e usos.

Variedades Mais Comuns

O nome científico do manjericão comumente comprado para cozinhar é Ocimum basilicum (abreviado O. basilicum).

Existem muitas variedades diferentes de O. basilicum, incluindo:

  • Manjericão doce: o manjericão popular mais cultivado, conhecido por seu uso em pratos italianos. Comumente vendido seco em supermercados. Tem um sabor de cravo-da-índia.
  • Bush ou manjericão grego: tem um aroma forte, mas sabor suave, podendo ser substituído pelo manjericão doce. Forma um arbusto compacto com folhas pequenas e cresce bem em uma panela.
  • Manjericão tailandês: tem sabor de anis-alcaçuz e é comumente usado em pratos tailandeses e do sudeste asiático.
  • Manjericão de canela: nativo do México. Tem um sabor e aroma de canela. Geralmente servido com legumes ou legumes apimentados e fritos.
  • Manjericão de alface: Apresenta folhas grandes, enrugadas e macias, com sabor semelhante a alcaçuz. Funciona bem em saladas ou jogado com tomate e azeite.

O manjericão comumente utilizado em suplementos e chás de ervas é o manjericão sagrado – às vezes chamado tulsi – que é a espécie O. tenuiflorum, também conhecido como O. sanctum. É adicionado a alguns pratos tailandeses devido ao seu sabor distinto.

 

O manjericão é o mais amplamente utilizado na culinária, mas muitas outras variedades – com perfis de sabor ligeiramente diferentes – estão disponíveis. O principal tipo de manjericão para suplementos e chá de ervas é o manjericão sagrado, que é uma espécie relacionada, mas diferente.

 

Nutrientes e compostos vegetais

Como as receitas exigem quantidades relativamente pequenas de manjericão, esta erva contribui com poucas vitaminas e minerais em dietas típicas.

 

Este é o conteúdo de nutrientes mais notável de 1 colher de sopa (cerca de 2 gramas) de manjericão:

 

Folhas frescas, picadas Folhas secas, desintegradas
Calorias 0,6 5
Vitamina A 3% do IDR 4% do IDR
Vitamina K 13% do IDR 43% do IDR
Cálcio 0,5% do IDR 4% do IDR
Ferro 0,5% do IDR 5% do IDR
Manganês 1,5% do IDR 3% do IDR

 

Embora o manjericão seco seja mais concentrado em nutrientes, você usa menos nas receitas em comparação com as frescas. Portanto, não é uma fonte significativa da maioria dos nutrientes – exceto vitamina K.

O manjericão também fornece compostos vegetais benéficos que têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e outras propriedades sanitárias.

Além disso, esses compostos dão ao manjericão sua “essência” – ou aroma e sabor distintos. É por isso que os óleos derivados de manjericão e outras plantas são chamados de óleos essenciais.

 

Como o manjericão é geralmente usado em pequenas quantidades, o único nutriente substancial que ele fornece é a vitamina K. O manjericão também fornece compostos vegetais, que contribuem com aroma, sabor e benefícios à saúde.

Quais os benefícios do manjericão para saúde?

Benefícios para a saúde

O manjericão não é apenas um remédio popular para doenças como náuseas e picadas de insetos, mas também amplamente utilizado na medicina tradicional chinesa, medicina ayurvédica e outros sistemas de medicina holística.

Hoje, os cientistas estudam os potenciais benefícios medicinais do manjericão. Extratos ou óleos essenciais de manjericão, que fornecem quantidades concentradas de compostos vegetais, geralmente são testados em vez de folhas inteiras (8Fonte Confiável)

Estudos em tubo de ensaio ou em animais geralmente são feitos para determinar se vale a pena desenvolver substâncias em medicamentos e testes em pessoas.

 

Benefícios potenciais do manjericão doce

Agora você verá um resumo dos benefícios potenciais dos extratos de manjericão doce, baseados principalmente em estudos com camundongos e em tubos de ensaio. Ainda é incerta a possibilidade dos mesmos resultados ocorrerem nas pessoas.

 

Estudos preliminares sugerem que o manjericão doce pode:

  • Reduzir a perda de memória associada ao estresse e ao envelhecimento.
  • Reduzir a depressão relacionada ao estresse crônico.
  • Reduzir os danos do acidente vascular cerebral e apoiar a recuperação, seja dada antes ou logo após um acidente vascular cerebral.
  • Melhorar o açúcar no sangue em jejum, colesterol e triglicerídeos.
  • Reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão.
  • Relaxar os vasos sanguíneos e afine seu sangue, semelhante à aspirina.
  • Proteger contra os danos da aspirina no seu intestino, principalmente prevenindo úlceras.
  • Prevenir certos tipos de câncer, incluindo mama, cólon e pâncreas.
  • Aumentar o estado de alerta mental quando inalado como aromaterapia.
  • Inibir o crescimento de bactérias que causam cáries dentárias.
  • Melhorar a segurança dos alimentos, como se integrados à embalagem de alimentos pelos fabricantes.
  • Oferecer uma alternativa aos antibióticos para doenças infecciosas, incluindo o combate a cepas de bactérias resistentes a antibióticos.
  • Repelir insetos, como mosquitos e carrapatos.

Os estudos com camundongos geralmente fornecem 100 a 400 mg de extrato de manjericão por kg (220 a 880 mg por libra) de peso corporal. Doses humanas adequadas são desconhecidas.

 

Benefícios potenciais do manjericão sagrado ou tulsi

O manjericão sagrado tem uma longa história de uso para muitas doenças, incluindo muitas das listadas acima. Embora existam poucos estudos em humanos, seus resultados são encorajadores.

Quando 60 pessoas com diabetes tipo 2 tomaram 250 mg de extrato de manjericão sagrado ao lado de um medicamento para diabetes todos os dias antes do café da manhã e do jantar por três meses, elas tiveram uma diminuição de 18% na média de açúcar no sangue em comparação com as que usavam apenas o medicamento.

Além disso, em um estudo realizado em 158 pessoas com pelo menos três sintomas de estresse, tomar 1.200 mg de extrato de manjericão diariamente por seis semanas foi 39% mais eficaz na melhora dos sintomas gerais de estresse do que um placebo.

Mais estudos em humanos ainda são necessários para verificar a eficácia e a dosagem.

 

RESUMO

O manjericão doce e o manjericão sagrado têm uma longa história de uso medicinal. Alguns estudos em pessoas sugerem benefícios para o açúcar no sangue e estresse, embora mais pesquisas sejam necessárias.

 

Compra, crescimento e armazenamento

Embora o manjericão fresco dê sabor mais forte, o manjericão seco é menos caro e mais conveniente. Você também pode comprar manjericão congelado em cubos com porções de receita na seção de freezer das lojas.

O manjericão doce é o mais difundido, mas você pode encontrar outras variedades nos mercados agrícolas ou étnicos, como nas lojas de comida asiática. Como alternativa, tente cultivar o seu próprio.

Você pode cultivar manjericão em qualquer lugar com temperaturas noturnas acima de 60°F (15,5°C) por pelo menos dois meses. O manjericão é sensível ao frio e gosta de exposição ao sol o dia todo.

Você pode cultivar manjericão a partir de uma semente plantada na terra ou um caule cortado de outra planta que você coloca na água até que as raízes comecem a crescer. O manjericão floresce em um vaso de jardim ou pátio que drena bem.

Colha as folhas de manjericão conforme necessário, mas não as retire das plantas. Para incentivar o crescimento adequado, corte o caule em direção ao fundo, para que apenas duas a quatro folhas permaneçam na planta.

Coloque as hastes de manjericão fresco em uma jarra com água da torneira para manter as folhas frescas por alguns dias. É discutível se você deve refrigerar o manjericão fresco, pois as temperaturas frias podem descolorir as folhas.

Se você tem muito manjericão fresco, pode secar as folhas e armazená-las em uma jarra com uma tampa bem apertada. Evite esfarelar as folhas até precisar delas, pois isso ajuda a reter seus óleos essenciais, aromas e sabores.

 

Você pode comprar manjericão fresco, seco ou congelado – embora o manjericão fresco tenha o melhor sabor. Tente cultivá-lo você mesmo se tiver pelo menos alguns meses com temperaturas quentes da noite. Para mantê-lo por alguns dias, coloque as hastes em uma jarra com água.

 

Usos culinários

O manjericão dá gosto a pratos de tomate, saladas, abobrinha, berinjela, temperos de carne, recheio, sopas, molhos e muito mais.

O pesto – um molho verde cremoso – é um dos usos mais populares do manjericão. É tipicamente feito de manjericão picado, alho, queijo parmesão, azeite e oleaginosas, embora opções sem laticínios também estejam disponíveis. Experimente como molho ou sanduíche.

O manjericão complementa outras ervas e especiarias, como alho, manjerona, mostarda, orégano, pimentão, salsa, pimenta, alecrim e sálvia.

Se você tiver manjericão fresco, pegue apenas as folhas – não o caule. Geralmente, é melhor adicionar manjericão fresco na etapa final do cozimento, porque o calor pode diminuir o sabor e a cor verde brilhante.

Se uma receita exigir manjericão fresco, mas você só tem seco, ​​use apenas 1/3 da medida, pois o seco é mais concentrado.

Se você estiver cozinhando sem receita, use as seguintes quantidades por 450 gramas de comida como um guia geral:

 

Manjericão seco Manjericão fresco
Legumes, grãos ou leguminosas 1,5 colheres de chá 2 colheres de sopa
Carnes, aves ou peixes 2 colheres de chá 2,5 colheres de sopa
Assados 1,5 colheres de chá 2 colheres de sopa

 

RESUMO

O manjericão anima muitos pratos, incluindo massas, saladas e molhos. Se estiver usando manjericão fresco, adicione-o no final do cozimento, pois o calor diminui seu sabor e cor. Use cerca de 1/3 da quantidade de manjericão seco em comparação com o fresco.

 

Segurança e efeitos colaterais

O manjericão é geralmente seguro quando consumido em pequenas quantidades, mas são necessárias algumas precauções.

As folhas de manjericão são ricas em vitamina K, o que ajuda a coagular o sangue. A alta ingestão pode interferir com drogas para afinar o sangue, como a varfarina.

Se você estiver tomando um anticoagulante, procure consumir quantidades consistentes de vitamina K diariamente, para que seu médico possa regular sua medicação. Comer alimentos feitos com muito manjericão – como pesto – pode tornar isso difícil.

Por outro lado, os extratos de manjericão – como os encontrados em suplementos – podem afinar o sangue, causando problemas se você tiver um distúrbio hemorrágico ou uma cirurgia futura.

Além disso, as pessoas que tomam medicamentos para baixar a pressão arterial ou medicamentos para diabetes devem ter cuidado com os suplementos de manjericão, pois podem diminuir a pressão sanguínea e o açúcar no sangue. Pode ser necessário que o seu médico diminua a dose do medicamento.

Evite o manjericão se estiver grávida ou tentando engravidar. Estudos em animais sugerem que os suplementos de manjericão sagrado podem afetar negativamente o esperma e desencadear contrações na gravidez. Os riscos durante a amamentação são desconhecidos.

Embora as alergias ao manjericão sejam raras, alguns casos foram observados em pessoas que reagiram ao pesto.

 

O manjericão é geralmente seguro quando ingerido em pequenas quantidades, mas certas condições de saúde e medicamentos requerem cautela. Os suplementos de manjericão devem ser evitados por casais que procuram gravidez.

 

Conclusões

O manjericão vem em muitas variedades. Embora esta erva não contribua com nutrientes significativos para sua dieta, ela pode apimentar suas refeições.

Embora o manjericão sagrado seja normalmente adicionado aos chás e suplementos de ervas, estudos sugerem que o manjericão doce pode proporcionar benefícios semelhantes à saúde, como redução do estresse e controle de açúcar no sangue.

Lembre-se de que são necessários mais estudos em humanos sobre os dois tipos de manjericão.

Tente cultivar manjericão por conta própria e adicioná-lo a molhos, saladas e sopas – seu paladar agradecerá.

Written by hello

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