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Maracujá: 8 benefícios do maracujá para saúde e como preparar

Conheça os benefícios do maracujá para a sua saúde

 

O maracujá é uma fruta exótica com um perfil nutricional saudável e uma série de benefícios à saúde.

O maracujá é uma videira tropical com flores, conhecida como Passiflora, que cresce em climas quentes, incluindo América do Sul, Austrália, África do Sul e Índia.

Maracujá contém uma polpa macia e muitas sementes dentro de uma casca dura. As pessoas podem comer as sementes e a polpa, fazer suco ou adicionar a outros sucos.

Recentemente, o maracujá ganhou muita atenção porque é uma rica fonte de poderosos antioxidantes e também pode ter outros benefícios à saúde.

 

Quais são os benefícios do maracujá para a saúde?

Neste artigo, analisamos o perfil nutricional e os possíveis benefícios à saúde do maracujá.

1. Fornece os principais nutrientes

O maracujá é uma fruta benéfica com um perfil nutricional saudável. Ele contém altos níveis de vitamina A, importante para a pele, visão e sistema imunológico, e vitamina C, que é um antioxidante importante.

Uma fruta sem resíduos contém os seguintes nutrientes em miligramas (mg), unidades internacionais (UI) ou gramas (g):

O maracujá também contém fósforo, niacina e vitamina B-6, que um corpo saudável precisa.

2. Rico em antioxidantes

O maracujá é rico em antioxidantes, compostos que ajudam a eliminar os radicais livres nocivos no organismo.

Antioxidantes desempenham um papel vital em manter os sistemas do corpo saudáveis. Os cientistas sabem que os antioxidantes melhoram o fluxo sanguíneo, especificamente para o cérebro e o sistema nervoso.

Eles também reduzem o estresse celular e reduzem a inflamação no corpo, os quais têm links para doenças, como doenças cardíacas e doença de Alzheimer.

 

3. Boa fonte de fibra

A polpa de maracujá contém muita fibra alimentar. A fibra é um componente crucial de toda dieta. Ajuda a regular o sistema digestivo e a manter o intestino saudável, evitando constipação e distúrbios intestinais.

De acordo com a American Heart Association, a fibra também traz benefícios na redução do colesterol e na saúde do coração.

A maioria das pessoas na América não recebe fibra alimentar suficiente. A ingestão recomendada é de 33,6 g para homens entre 19 e 30 anos e 28 g para mulheres entre 19 e 30 anos, embora a maioria dos americanos consiga 16 g, de acordo com um estudo de 2008.

Comer maracujá regularmente pode ajudar a prevenir a constipação e melhorar a digestão e a saúde geral.

 

4. Baixo índice glicêmico

Maracujá é uma fruta tropical com baixo valor de índice glicêmico (IG). Isso significa que ele não causa um aumento acentuado no açúcar no sangue depois de comê-lo, tornando-o uma boa opção para pessoas com diabetes.

A maioria das frutas tem um IG baixo, embora a American Diabetes Association avise que o melão e o abacaxi têm um IG alto.

 

5. Melhora a sensibilidade à insulina

Algumas pesquisas sugerem que um composto encontrado nas sementes de maracujá pode melhorar a sensibilidade à insulina de uma pessoa. Melhorar a sensibilidade à insulina pode ajudar a reduzir o risco de muitas doenças, incluindo diabetes.

Um estudo em pequena escala de 2017 em seres humanos descobriu que uma substância chamada piceatanol poderia melhorar o metabolismo depois que estudos em animais descobriram o mesmo.

Os pesquisadores descobriram que homens acima do peso que tomaram 20 mg de piceatanol por dia durante 8 semanas tiveram uma melhora na saúde metabólica, incluindo sensibilidade à insulina, em comparação com aqueles que tomaram um placebo.

 

6. Melhora o sistema imunológico

O maracujá é rico em vitamina C, que é um antioxidante que ajuda a proteger o corpo dos danos causados ​​pelos radicais livres.

A vitamina C estimula o sistema imunológico, ajudando o corpo a absorver mais ferro dos alimentos à base de plantas e pode melhorar a capacidade do organismo de combater infecções no corpo.

 

7. Suporta saúde do coração

O maracujá é carregado com potássio saudável para o coração e também tem baixo teor de sódio.

O maracujá, quando ingerido com as sementes, contém muita fibra, o que pode ajudar a remover o excesso de colesterol do interior dos vasos sanguíneos. Uma dieta rica em fibras pode reduzir o risco de doenças cardíacas de uma pessoa.

Além disso, comer maracujá pode ajudar a normalizar a pressão arterial. Dietas pobres em sódio e ricas em potássio ajudam a diminuir a pressão sanguínea.

8. Reduz a ansiedade

O maracujá é rico em magnésio, um mineral importante que os cientistas associaram à diminuição do estresse e da ansiedade.

Uma revisão sistemática de 2017 sugere que o magnésio pode ajudar as pessoas a gerenciar seus níveis de ansiedade. No entanto, os autores dizem que a qualidade das evidências é baixa, portanto os pesquisadores precisam fazer mais estudos.

 

Como preparar maracujá

Para comer um maracujá cru, corte-o ao meio e use uma colher para remover a polpa da casca. A casca não é comestível. As pessoas podem comer as sementes e a polpa, ou apenas a polpa.

Uma pessoa pode remover as sementes pressionando a polpa através de uma peneira ou gaze e usar o suco de várias maneiras, como:

  • misturando com água e açúcar para fazer uma bebida
  • adicionando o suco a outros sucos de frutas, como laranja ou abacaxi
  • adicionando o suco ao iogurte com outras frutas
  • fervendo em uma calda que uma pessoa pode transformar em muitas outras coisas, como molhos ou sobremesas
  • transformando-o em geleia, compota ou gelatina
  • transformando-o em um refrigerante ou vinho

O maracujá não responde bem à preservação do calor e à conserva, mas as pessoas podem congelá-lo para uso posterior.

 

Efeitos colaterais

Para a maioria das pessoas, o maracujá é perfeitamente seguro para comer. No entanto, algumas pessoas podem ter alergia à fruta. Um médico pode diagnosticar alergias usando vários testes de reação.

Algumas pessoas com alergia ao látex podem reagir ao maracujá. Isso é chamado de reatividade cruzada. Isso ocorre porque existem algumas proteínas no látex semelhantes às encontradas no maracujá.

Pessoas com alergia ao látex devem ter cuidado ao comer maracujá até saberem se também reagem à fruta.

 

Conclusão

Maracujá é uma fruta tropical que produz frutos roxos ou amarelos característicos.

A polpa e as sementes encontradas na fruta são ricas em antioxidantes, vitaminas e minerais e podem ter vários benefícios à saúde.

Written by hello

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