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Melão: 7 benefícios nutritivos de comer Melão para a saúde

por Isabela Ramirez on maio 22, 2020

7 benefícios nutritivos de comer melão

 

O humilde melão pode não ter tanto respeito quanto outras frutas, mas deveria.

Este melão saboroso, embora de aparência estranha, é riquíssimo em nutrientes. Se quando você caminha pela seção de frutas e verduras no supermercado você não pensa em pegar um melão, continue lendo para saber por que você pode querer repensar esta decisão.

Adicionar frutas de qualquer tipo à sua dieta é benéfico. O melão é uma opção particularmente muito boa.

Quais os benefícios do melão para o organismo?

1. Betacaroteno

Quando se trata de betacaroteno, o melão supera a maioria das frutas amarelo/alaranjadas que existem por aí.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o melão tem mais betacaroteno do que:

Um estudo inicial determinou que os melões de polpa alaranjada têm a mesma quantidade de betacaroteno que as cenouras.

O betacaroteno é um tipo de carotenoide. Os carotenoides são pigmentos que dão às frutas e legumes suas cores vivas. Uma vez ingerido, o betacaroteno é convertido em vitamina A ou atua como um poderoso antioxidante para ajudar a combater os radicais livres que atacam as células do corpo.

A vitamina A é importante para:

  • saúde ocular
  • glóbulos vermelhos saudáveis
  • um sistema imunológico saudável

2. Vitamina C

De acordo com o USDA, 1 xícara de melão contém mais de 100% do valor diário recomendado (VD) da vitamina C. De acordo com a Clínica Mayo, a vitamina C está envolvida na produção de:

  • veias de sangue
  • cartilagem
  • músculo
  • colágeno nos ossos

São necessárias mais pesquisas sobre a vitamina C para provar sua eficácia contra doenças como:

  • asma
  • câncer
  • diabetes

No entanto, comer alimentos ricos em vitamina C pode ajudar a reduzir quanto tempo duram os sintomas na próxima vez que você tiver um resfriado comum.

Uma revisão da Cochrane Library descobriu que a vitamina C reduziu em 8% a duração do resfriado comum em adultos. Nas crianças, o período de resfriado foi reduzido em 14%.

 

3. Folato

O folato também é conhecido como vitamina B-9. Folato é o termo usado quando está naturalmente presente nos alimentos. Ácido fólico é o termo usado para suplementos e alimentos fortificados.

O folato é bem conhecido por prevenir defeitos congênitos no tubo neural, como a espinha bífida.

Também pode ajudar:

  • reduzir o risco de alguns tipos de câncer
  • abordar a perda de memória devido ao envelhecimento, embora sejam necessárias mais pesquisas

Quando se trata de câncer, o folato pode ser uma faca de dois gumes.

De acordo com uma análise mais aprofundada dos estudos sobre a vitamina publicados no American Journal of Clinical Nutrition, o folato pode oferecer proteção em casos de câncer precoce e em pessoas com deficiência de folato. No entanto, a vitamina B-9 em doses elevadas, como suplementação excessiva, pode estimular ou piorar os cânceres em estágio posterior.

Segundo a Clínica Mayo, mulheres grávidas e mulheres em idade fértil precisam consumir 400-600 microgramas de folato diariamente.

Homens com mais de 13 anos devem consumir 400 microgramas. Duas xícaras de melão com bolas têm 74 microgramas de folato, ou cerca de 19% do valor diário.

4. Água

Como a maioria das frutas, o melão tem alto teor de água, quase 90%. Comer melão ajuda a manter-se hidratado durante o dia, o que é importante para a saúde do coração.

Quando você está hidratado, seu coração não precisa trabalhar tanto para bombear sangue. Uma boa hidratação também suporta:

  • digestão
  • rins saudáveis
  • uma pressão sanguínea saudável

Desidratação leve pode causar:

  • tontura
  • dor de cabeça
  • menos micção
  • pele seca
  • boca seca
  • constipação

Casos mais graves podem ser sérios e levar a:

  • ritmo cardíaco acelerado
  • confusão
  • pressão sanguínea baixa
  • pele enrugada
  • inconsciência

A desidratação também é um fator de risco para o desenvolvimento de cálculos renais.

Água pura é a sua melhor aposta para se manter hidratado. Comer frutas ricas em água como melão também pode ajudar.

5. Fibra

Os benefícios para a saúde das fibras vão além da prevenção da constipação. Uma dieta rica em fibras pode:

  • reduza o risco de doenças cardíacas e diabetes
  • ajudá-lo a perder peso, fazendo você se sentir mais cheio

De acordo com as Diretrizes Dietéticas para Americanos, 2015-2020, a ingestão recomendada de fibra é a seguinte:

 

Homens com menos de 50 anos Homens com mais de 50 anos Mulheres com menos de 50 anos Mulheres com mais de 50 anos
34 gramas 28 gramas 28 gramas 22 gramas

 

6. Potássio

Uma fatia de melão de tamanho médio fornece Fonte confiável de 4%do seu valor diário de potássio. O potássio é um mineral eletrolítico essencial.

Segundo a American Heart Association, o potássio ajuda a manter o equilíbrio hídrico correto entre as células e os fluidos corporais.

O potássio também é vital para a saúde dos nervos e para a contração muscular adequada. Comer um lanche rico em potássio como melão após o exercício ajuda a repor os eletrólitos empobrecidos.

7. Outras vitaminas e minerais | Outras vitaminas e minerais

Uma xícara de melão contém 1,5 gramas de proteína. Também possui pequenas quantidades de muitas outras vitaminas e minerais, incluindo:

Esses benefícios saudáveis ​​fazem do melão uma opção de frutas nutritiva e completa.

Como escolher o melão

Os melões estão disponíveis o ano todo, mas esse melão brilha durante o verão, quando é mais fresco e doce.

Ao escolher um melão maduro, procure um simétrico e pareça um pouco pesado. A cor deve ser cremosa, amarelo-laranja claro com pouco ou nenhum verde. Melão maduro deve cheirar doce e um pouco almiscarado.

Para um sabor mais fresco, use melão no prazo de 3 dias após a compra.

Maneiras de usar melão

Melões são deliciosos por conta própria ou em salada de frutas, mas existem outras maneiras surpreendentes de usá-los. Aqui estão alguns exemplos:

  • Smoothie de melão. Esta bebida nutritiva é feita a partir de melão, iogurte grego e adoçante natural. Faz um ótimo café da manhã ou lanche. Veja a receita.
  • Salada de melão. Combinar melão com manjericão, muçarela, cebola, vinagre de vinho tinto e azeitonas dá um toque saboroso. Veja a receita.
  • Sorvete de melão. Você só precisa de quatro ingredientes para fazer este deleite gelado: melão, limão, mel e água. Veja a receita.
  • Melão assado. A maioria das pessoas não sonharia em assar melão, mas traz à tona a doçura natural do melão. Veja a receita.

 

Conclusões

Quando se trata de melão, você não pode fazer muito melhor do que o melão. É nutritivo, delicioso e versátil.

Se você normalmente compra melancia e evita o melão, está perdendo. Com 60 calorias e nenhuma gordura por porção de 1 xícara, adicionar melão ao arsenal da dieta é uma maneira inteligente de obter nutrientes e doçura potentes em seu plano de alimentação saudável.

Isabela Ramirez
NUTRICIONISTA/ Formada pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2011