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Óleo de abacate: 9 benefícios e usos do óleo de abacate

Óleo de abacate – benefícios para a saúde e como usar

9 benefícios do óleo de abacate para a saúde baseados em evidências

 

O abacate é uma fruta incomum.

Ao contrário da maioria das frutas, é rica em gorduras saudáveis ​​e é frequentemente usada para produzir óleo.

Embora o óleo de abacate não seja tão conhecido como o azeite, é tão delicioso quanto.

O óleo de abacate também possui inúmeros benefícios, em grande parte relacionados ao seu conteúdo de antioxidantes e gorduras saudáveis.

 

Aqui estão 9 benefícios de saúde baseados em evidências do óleo de abacate.

 

1. Rico em ácido oleico, uma gordura muito saudável

O óleo de abacate é o óleo natural pressionado a partir da polpa de um abacate.

Quase 70% do óleo de abacate consiste em ácido oleico saudável para o coração, um ácido graxo ômega-9 monoinsaturado.

Esse ácido graxo também é o principal componente do azeite e acredita-se ser parcialmente responsável por seus benefícios à saúde.

Além disso, cerca de 12% do óleo de abacate é gordura saturada e cerca de 13% é gordura poli-insaturada.

Embora o óleo de abacate tenha uma alta proporção de ômega-6 para ômega-3 (13: 1), isso não deve ser motivo de preocupação, pois a quantidade total de ômega-6 é relativamente baixa.

 

Resumo

O ácido graxo mais abundante no óleo de abacate é o ácido oleico, um ácido graxo que fornece inúmeros benefícios à saúde.

 

2. Reduz o colesterol e melhora a saúde do coração

Vários estudos em animais relataram benefícios para a saúde do coração.

Um estudo em coelhos comparou o óleo de abacate com o óleo de coco, azeitona e milho. Ele descobriu que o óleo de abacate tem efeitos benéficos nos níveis de colesterol no sangue.

Além disso, o óleo de abacate e o azeite foram os mais eficazes no aumento do HDL, o “bom” colesterol.

Em ratos, o óleo de abacate reduziu os triglicerídeos no sangue e os níveis de colesterol LDL, além de diminuir a pressão arterial.

 

Resumo

Alguns estudos em animais mostram que o óleo de abacate pode beneficiar a saúde do coração, incluindo pressão arterial reduzida e níveis de colesterol no sangue.

 

3. Rico em luteína, um antioxidante que traz benefícios para os olhos

O óleo de abacate é uma fonte relativamente boa de luteína, um carotenoide que é encontrado naturalmente em seus olhos.

Funciona como um antioxidante com benefícios para a saúde ocular.

Comer bastante luteína pode reduzir o risco de catarata e degeneração macular, que são doenças oculares comuns relacionadas à idade.

Seu corpo não produz luteína, então você deve obtê-lo em sua dieta.

 

Resumo

A luteína é um carotenoide encontrado no óleo de abacate. Esse nutriente melhora a saúde ocular e pode diminuir o risco de doenças oculares relacionadas à idade.

 

4. Melhora a absorção de nutrientes importantes

Alguns nutrientes precisam de gordura para serem absorvidos pelo seu corpo.

Entre estes estão os antioxidantes carotenoides, que são pigmentos encontrados em muitos alimentos vegetais.

No entanto, frutas e vegetais ricos em carotenoides são tipicamente com pouca gordura.

Um pequeno estudo descobriu que a adição de óleo de abacate a uma salada com cenoura, alface e espinafre aumentou a absorção de carotenoides.

O aumento foi substancial, ou 4,3 a 17,4 vezes, quando comparado a uma salada sem gordura.

 

Resumo

Há boas razões para incluir uma fonte de gordura saudável como o óleo de abacate ao comer vegetais, pois pode aumentar a absorção de antioxidantes carotenoides em até 17 vezes.

 

5. Pode reduzir os sintomas da artrite

A artrite é uma doença que envolve inflamação dolorosa das articulações. É muito comum e afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Osteoartrite é a forma mais comum de artrite. Está associado à quebra da cartilagem nas articulações.

Numerosos estudos descobriram que extratos de abacate e óleo de soja, chamados de abacate/insaponificáveis ​​de soja, podem reduzir a dor e a rigidez associadas à osteoartrite.

O extrato parece ser especialmente benéfico para pessoas que têm osteoartrite do quadril e joelho.

 

Resumo

Vários estudos relataram que uma combinação de extrato de abacate e óleo de soja pode aliviar os sintomas da osteoartrite.

 

6. Pode ajudar a prevenir doenças gengivais

Extratos de abacate e óleo de soja podem não apenas ser benéficos contra a artrite.

Algumas evidências sugerem que essa combinação também pode ajudar a prevenir a doença periodontal, também chamada de doença gengival.

Essa doença inflamatória pode incluir sintomas como gengivas vermelhas e sangrando, mau hálito e a quebra de ossos e tecidos ao redor dos dentes.

Nos piores cenários, pode causar perda de dentes.

De acordo com um estudo em células ósseas e tecido periodontal, insaponificáveis ​​de abacate/soja podem bloquear uma proteína chamada IL1B.

Essa proteína promove a inflamação e é o principal fator de destruição de tecidos e perda óssea na doença gengival.

 

Resumo

Os extratos de abacate e óleo de soja mostram efeitos anti-inflamatórios ao bloquear uma proteína que causa perda de tecido e osso.

 

7. Melhora a pele e melhora a cicatrização de feridas

Os ácidos graxos do óleo de abacate parecem ser benéficos para a pele.

Um estudo em 13 pacientes descobriu que um creme contendo óleo de abacate e vitamina B12 melhorou os sintomas da psoríase após 12 semanas de tratamento.

O óleo de abacate também foi estudado por sua capacidade de tratar lesões na pele, e estudos em ratos descobriram que ele pode acelerar a cicatrização de feridas.

 

Resumo

Um pequeno estudo em humanos descobriu que um creme de vitamina B12 contendo óleo de abacate melhorava os sintomas da psoríase. Estudos em ratos descobriram que o óleo de abacate promove a cicatrização mais rápida de feridas.

 

8. Neutraliza radicais livres

Os antioxidantes combatem os danos celulares causados ​​pelos radicais livres, que são resíduos do metabolismo.

Níveis altos podem levar ao estresse oxidativo, o que pode contribuir para doenças como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Ao dar elétrons aos radicais livres, os antioxidantes podem neutralizá-los, impedindo-os de causar danos.

Existem muitos tipos de radicais livres, mas os radicais derivados de oxigênio, conhecidos como espécies reativas de oxigênio (ROS), são os mais preocupantes.

As mitocôndrias, os órgãos celulares que produzem energia, são as principais fontes de ERRO.

De acordo com um estudo realizado em ratos diabéticos, o óleo de abacate pode proteger contra os efeitos nocivos dos radicais livres ao entrar nas mitocôndrias.

Uma vez lá, é capaz de neutralizar os radicais livres e impedir que danifiquem esse importante órgão celular.

 

Resumo

Em estudos realizados em ratos, percebeu-se que o óleo de abacate é capaz de entrar nas mitocôndrias celulares e diminuir a produção de radicais livres nocivos.

 

9. É muito fácil de usar

O último não é um benefício para a saúde, mas ainda é realmente importante.

É o fato de que o óleo de abacate é altamente versátil e fácil de incorporar à sua dieta.

Por exemplo, ele pode ser consumido frio, mas também é um óleo de cozinha seguro e saudável, porque seus ácidos graxos são estáveis ​​em altas temperaturas.

Aqui estão algumas maneiras de adicionar óleo de abacate à sua dieta:

  • Adicione uma colher de sopa a uma vitamina.
  • Regue uma salada.
  • Use-o como uma marinada para grelhar carne.
  • Inclua-o ao assar.
  • Use-o em maionese caseira.
  • Regue legumes antes de assar.
  • Regue com sopas frias.

Além disso, o óleo de abacate às vezes é usado em cosméticos e produtos para cuidados com a pele

 

Resumo

O óleo de abacate pode ser usado de várias maneiras. Pode ser adicionado frio a saladas ou vitaminas e também é ótimo para cozinhar, grelhar ou assar.

 

10. Mais uma dica

Se você quiser experimentar o óleo de abacate, compre uma versão prensada a frio para obter todos os benefícios de saúde listados neste artigo.

Written by hello

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