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Óleo de amendoim: para que serve, benefícios, propriedades e efeitos

Óleo de amendoim – propriedades e benefícios

O óleo de amendoim é saudável? A verdade surpreendente

 

Com tantos óleos de cozinha disponíveis no mercado, é difícil saber quais são os melhores para sua saúde.

O óleo de amendoim é um óleo popular que é comumente usado na culinária, especialmente para fritar alimentos.

Embora o óleo de amendoim possa ter alguns benefícios à saúde, ele também apresenta algumas desvantagens significativas.

Este artigo analisa detalhadamente o óleo de amendoim para descobrir se é uma opção saudável ou não.

 

O que é óleo de amendoim?

O óleo de amendoim é um óleo derivado de vegetais, feito a partir de sementes comestíveis da planta de amendoim.

Embora o amendoim tenha flores acima do solo, as sementes ou amendoins realmente se desenvolvem no subsolo. É por isso que o amendoim também é conhecido como grãos.

Os amendoins geralmente são agrupados com nozes e amêndoas, mas na verdade são um tipo de leguminosa que pertence à família das ervilhas e feijões.

Dependendo do processamento, o óleo de amendoim pode ter uma ampla variedade de sabores que variam de leve e doce a forte e de nozes.

 

Existem vários tipos diferentes de óleo de amendoim. Cada um é feito usando diferentes técnicas:

  • Óleo de amendoim refinado: Esse tipo é refinado, branqueado e desodorizado, o que remove as partes alergênicas do óleo. Geralmente é seguro para quem tem alergia a amendoim. É comumente usado por restaurantes para fritar alimentos como frango e batata frita.
  • Óleo de amendoim prensado a frio: nesse método, os amendoins são esmagados para forçar a saída do óleo. Esse processo de baixo calor retém muito do sabor natural do amendoim e mais nutrientes do que o refino.
  • Óleo de amendoim gourmet: considerado um óleo especial, esse tipo não é refinado e geralmente é torrado, dando ao óleo um sabor mais profundo e mais intenso que o óleo refinado. É usado para dar um sabor forte a pratos como batatas fritas.
  • Misturas de óleo de amendoim: O óleo de amendoim é frequentemente misturado com um sabor semelhante, mas um óleo mais barato, como o óleo de soja. Esse tipo é mais acessível para os consumidores e geralmente é vendido a granel para frituras.

 

O óleo de amendoim é amplamente utilizado em todo o mundo, mas é mais comum na culinária chinesa, sul-asiática e sudeste asiática. Tornou-se mais popular nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, quando outros óleos eram escassos devido à escassez de alimentos.

Possui um alto ponto de aquecimento de 225 ℃ e é comumente usado para fritar alimentos.

 

Resumo

O óleo de amendoim é um óleo vegetal popular, comumente consumido em todo o mundo. Este óleo tem um alto ponto de aquecimento, tornando-o uma opção popular para fritar alimentos.

 

Composição de nutrientes

Aqui está o detalhamento nutricional de uma colher de sopa de óleo de amendoim:

  • Calorias: 119
  • Gorduras: 14 gramas
  • Gordura saturada: 2,3 gramas
  • Gordura monoinsaturada: 6,2 gramas
  • Gordura poliinsaturada: 4,3 gramas
  • Vitamina E: 11% do IDR
  • Fito esteróis: 27,9 mg

A decomposição de ácidos graxos do óleo de amendoim é 20% de gordura saturada, 50% de gordura monoinsaturada (MUFA) e 30% de gordura poli-insaturada (PUFA).

 

O principal tipo de gordura monoinsaturada encontrada no óleo de amendoim é chamado ácido oleico, ou ômega-9. Ele também contém grandes quantidades de ácido linoleico, um tipo de ácido graxo ômega-6 e menores quantidades de ácido palmítico, uma gordura saturada.

 

A alta quantidade de gorduras ômega-6 contidas no óleo de amendoim pode não ser uma coisa boa. Essas gorduras tendem a causar inflamação e têm sido associadas a vários problemas de saúde.

 

A quantidade considerável de gordura monoinsaturada encontrada neste óleo o torna um ingrediente essencial para fritar e preparar alimentos em alta temperatura. No entanto, contém uma boa quantidade de gordura poli-insaturada, que é menos estável a altas temperaturas.

 

Por outro lado, o óleo de amendoim é uma boa fonte de vitamina E, um antioxidante que traz muitos benefícios à saúde, como proteger o corpo dos danos causados ​​pelos radicais livres e reduzir o risco de doença cardíaca.

 

Resumo

O óleo de amendoim é rico em gordura monoinsaturada, tornando-o uma opção popular para cozinhar em alta temperatura. É uma boa fonte de vitamina E, com muitos benefícios para a saúde.

 

Benefícios potenciais do óleo de amendoim

O óleo de amendoim é uma ótima fonte de vitamina E.

Também tem sido associado a alguns benefícios à saúde, incluindo a redução de certos fatores de risco para doenças cardíacas e a redução dos níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes.

 

Óleo de amendoim é rico em vitamina E

Apenas uma colher de sopa de óleo de amendoim contém 11% da ingestão diária recomendada de vitamina E.

 

A vitamina E é realmente o nome de um grupo de compostos lipossolúveis que têm muitas funções importantes no corpo.

 

O principal papel da vitamina E é funcionar como antioxidante, protegendo o corpo de substâncias nocivas chamadas radicais livres.

 

Os radicais livres podem causar danos às células se seu número crescer muito no corpo. Eles têm sido associados a doenças crônicas como câncer e doenças cardíacas.

 

Além disso, a vitamina E ajuda a manter o sistema imunológico forte, que protege o corpo contra bactérias e vírus. Também é essencial para a formação de glóbulos vermelhos, sinalização celular e prevenção de coágulos sanguíneos.

 

Esse poderoso antioxidante pode reduzir o risco de doenças cardíacas, certos tipos de câncer, catarata e até prevenir o declínio mental relacionado à idade.

 

De fato, uma análise de oito estudos que incluíram 15.021 pessoas encontrou uma redução de 17% no risco de catarata relacionada à idade naqueles com maior ingestão alimentar de vitamina E em comparação com aqueles com menor consumo.

 

Pode reduzir o risco de doença cardíaca

O óleo de amendoim é rico em gorduras monoinsaturadas (MUFA) e poli-insaturadas (PUFA), ambas pesquisadas extensivamente por seus papéis na redução de doenças cardíacas.

 

Há boas evidências de que o consumo de gorduras insaturadas pode diminuir certos fatores de risco associados a doenças cardíacas.

 

Por exemplo, altos níveis de colesterol LDL e triglicerídeos no sangue têm sido associados a um maior risco de doença cardíaca. Muitos estudos mostraram que a substituição de gorduras saturadas por MUFAs ou PUFAs pode reduzir os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos.

 

Uma grande revisão da American Heart Association sugere que reduzir a ingestão de gordura saturada e aumentar sua ingestão de gordura monoinsaturada e poli-insaturada pode reduzir o risco de doença cardíaca em até 30%.

 

Outra revisão de 15 estudos controlados teve resultados semelhantes, concluindo que a redução de gorduras saturadas na dieta não teve efeito sobre o risco de doença cardíaca, embora a substituição de alguma gordura saturada por gordura poli-insaturada possa reduzir o risco de eventos cardíacos.

 

No entanto, esses benefícios foram vistos apenas ao substituir gorduras saturadas por gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas. Não está claro se a adição de mais dessas gorduras à sua dieta sem alterar outros componentes da dieta terá um efeito positivo na saúde do coração.

 

Além disso, é importante observar que outros estudos importantes mostraram pouco ou nenhum efeito no risco de doença cardíaca ao reduzir a gordura saturada ou substituí-la por essas outras gorduras.

 

Por exemplo, uma revisão recente de 76 estudos, incluindo mais de 750 mil pessoas, não encontrou nenhuma ligação entre a ingestão de gordura saturada e o risco de doença cardíaca, mesmo para aqueles com maior ingestão.

 

Embora o óleo de amendoim tenha uma boa quantidade de gorduras poli-insaturadas, existem muitas outras opções nutritivas que são mais altas nesse tipo de gordura, como nozes, sementes de girassol e sementes de linhaça.

 

Óleo de amendoim pode melhorar a sensibilidade à insulina

Estudos demonstraram que as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas podem melhorar o controle do açúcar no sangue em pessoas com diabetes.

 

Consumir qualquer gordura com carboidratos ajuda a retardar a absorção de açúcares no trato digestivo e leva a um aumento mais lento do açúcar no sangue. No entanto, as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, em particular, podem desempenhar um papel maior no controle do açúcar no sangue.

 

Em uma revisão de 102 estudos clínicos que incluíram 4.220 adultos, os pesquisadores descobriram que a substituição de apenas 5% da ingestão de gordura saturada por gorduras poli-insaturadas levou a uma redução significativa nos níveis de açúcar no sangue e no HbA1c, um marcador do controle a longo prazo do açúcar no sangue.

 

Além disso, a substituição de gordura saturada por gordura poli-insaturada melhorou significativamente a secreção de insulina nesses indivíduos. A insulina ajuda as células a absorver glicose e evita que o açúcar no sangue fique muito alto.

 

Estudos em animais também sugerem que o óleo de amendoim melhora o controle do açúcar no sangue.

 

Em um estudo, ratos diabéticos alimentados com óleo de amendoim apresentaram reduções significativas nos níveis de açúcar no sangue e na HbA1c. Em outro estudo, camundongos diabéticos que receberam dietas enriquecidas com óleo de amendoim tiveram reduções significativas de açúcar no sangue.

 

Resumo

O óleo de amendoim pode reduzir os fatores de risco para doenças cardíacas. Também pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina e diminuir o açúcar no sangue em pessoas com diabetes. Também é uma ótima fonte de vitamina E, um poderoso antioxidante que protege o corpo dos danos causados ​​pelos radicais livres.

 

Riscos potenciais à saúde

Embora haja alguns benefícios baseados em evidências no consumo de óleo de amendoim, também existem algumas desvantagens em potencial.

 

Óleo de amendoim é rico em gorduras ômega-6

Os ácidos graxos ômega-6 são um tipo de gordura poli-insaturada. Eles são um ácido graxo essencial, o que significa que você deve submetê-los à dieta porque seu corpo não pode produzi-los.

 

Juntamente com os ácidos graxos ômega-3 mais conhecidos, os ácidos graxos ômega-6 desempenham um papel crítico no crescimento e desenvolvimento adequados, bem como na função cerebral normal.

 

Enquanto o ômega-3 ajuda a combater a inflamação no corpo que pode levar a várias doenças crônicas, o ômega-6 tende a ser mais pró-inflamatório.

 

Embora esses dois ácidos graxos essenciais sejam cruciais para a saúde, as dietas modernas tendem a ser muito altas em ácidos graxos ômega-6. De fato, a dieta americana típica pode conter 14 a 25 vezes mais ácidos graxos ômega-6 do que os ácidos graxos ômega-3.

 

Especialistas sugerem que essa proporção deve estar mais próxima de 1: 1 ou 4: 1 para uma saúde ideal. A ingestão de ômega-6 disparou nas últimas décadas, juntamente com taxas de doenças inflamatórias como doenças cardíacas, obesidade, doenças inflamatórias intestinais e câncer.

 

De fato, vários estudos vinculam a alta ingestão de gorduras ômega-6 a um risco aumentado de câncer de mama em mulheres.

 

As evidências que sustentam uma ligação entre o consumo pesado dessas gorduras pró-inflamatórias e certas doenças são fortes, embora se deva observar que a pesquisa está em andamento.

 

O óleo de amendoim é muito rico em ômega-6 e não possui ômega-3. Para comer uma proporção mais equilibrada desses ácidos graxos essenciais, limite a ingestão de óleos ricos em ômega-6, como o óleo de amendoim.

 

Óleo de amendoim pode ser propenso a oxidação

A oxidação é uma reação entre uma substância e o oxigênio que causa a formação de radicais livres e outros compostos nocivos. Esse processo geralmente ocorre em gorduras insaturadas, enquanto as gorduras saturadas são mais resistentes à oxidação.

 

As gorduras poli-insaturadas são as mais suscetíveis à oxidação devido à maior quantidade de ligações duplas instáveis.

 

Simplesmente aquecer ou expor essas gorduras ao ar, luz solar ou umidade pode inflamar esse processo indesejável.

 

A alta quantidade de gorduras poli-insaturadas no óleo de amendoim, juntamente com seu uso como óleo de alta temperatura, o torna mais propenso a oxidação.

 

Os radicais livres que são criados quando o óleo de amendoim se oxida podem causar danos ao organismo. Esse dano pode até levar ao envelhecimento prematuro, a certos cânceres e doenças cardíacas.

 

Existem outros óleos e gorduras mais estáveis ​​disponíveis no mercado para cozinhar em alta temperatura.

 

Estes são muito mais resistentes à oxidação do que o óleo de amendoim. Embora o óleo de amendoim seja anunciado por seu alto ponto de aquecimento, ele pode não ser a melhor escolha.

 

Resumo

O óleo de amendoim é rico em ácidos graxos ômega-6 pró-inflamatórios. As dietas ocidentais tendem a ser muito altas nessas gorduras, o que pode aumentar o risco de certas doenças. Este óleo também pode ser propenso a oxidação, tornando-o uma opção insegura como óleo de cozinha.

 

Considerações finais

O óleo de amendoim é um óleo popular usado em todo o mundo.

É uma boa fonte do antioxidante vitamina E, que pode ajudar a reduzir os fatores de risco para doenças cardíacas. Também pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina e o açúcar no sangue em pacientes com diabetes.

 

No entanto, embora este óleo possa ter alguns benefícios para a saúde, também apresenta algumas desvantagens.

 

É muito rico em ácidos graxos ômega-6 pró-inflamatórios e é propenso a oxidação, o que pode aumentar o risco de certas doenças

 

Com tantas outras opções saudáveis ​​de gordura no mercado, pode ser prudente escolher um óleo com mais benefícios e menos riscos à saúde.

Algumas boas alternativas incluem azeite extravirgem, óleo de coco ou óleo de abacate.

Written by hello

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