Água com limão: 7 benefícios da água com limão (agua com limão em jejum)
Previous
RANDOM
Melancia: 9 beneficios da melancia para sua saúde
Next

Pera: 11 Benefícios da pêra para a saúde e beleza

por Isabela Ramirez on maio 8, 2020

11 benefícios da pera para a saúde

 

Peras são frutas saboreadas por seu delicioso sabor desde os tempos antigos. Amplamente consumida em todo o mundo, a pera traz entre os seus benefícios para a saúde, a capacidade de ajudar na perda de peso, melhorar a digestão, melhorar a saúde do coração e ajudar a regular a pressão arterial. Além disso, a pera ajuda a impulsionar o sistema imunológico e reduzir a inflamação, e pode também ajudar na pele, olhos e cabelos.

 

O que é a pera?

A pera é uma fruta deliciosa, com polpa doce e carne suculenta. O termo “pera”, na verdade, descreve várias árvores e arbustos do gênero Pyrus, da família Rosaceae.  Existe uma grande variedade de pereiras, mas apenas algumas produzem frutos comestíveis que podem ser consumidos pelos seres humanos. Muitas variedades de peras são usadas apenas como árvores e arbustos decorativos.

 

A pera é considerada originária da China e é nativa da Europa, norte da África e Ásia. As peras fazem parte de muitas dietas há milhares de anos e foram encontradas na literatura celta, na história romana e na tradição chinesa. As frutas podem crescer facilmente em locais com climas temperados e frescos que as tornam muito versáteis e fáceis de cultivar.

 

Valor nutricional da pera

A ciência moderna agora nos revela que as possibilidades de saúde podem ser devidas ao conteúdo mineral, vitamínico e composto orgânico das espécies de pera. Alguns desses componentes ativos e eficazes incluem potássio, vitamina C, vitamina K, compostos fenólicos, folato, fibra alimentar, cobre, manganês, magnésio e vitaminas do complexo B, de acordo com o USDA National Nutrient Database.

 

Benefícios da pera para a saúde

Além de ser uma adição saborosa a praticamente qualquer dieta, a pera também é rica em muitos nutrientes, como mencionado acima. Vejamos os benefícios em detalhes:

 

1. Otimizar a digestão

Um estudo publicado no Nutrition Today, liderado pela Dra. Joanne Slavin, professora da Universidade de Minnesota, conclui que frutas como a pera são fontes extremamente excelentes de fibra alimentar.

Enquanto uma única porção de pera fornece 18% da necessidade diária de ingestão de fibras, a fruta pode ser um agente muito forte para melhorar a saúde digestiva. A maior parte da fibra em uma pera é um polissacarídeo não solúvel (NSP), o que significa que atua como um agente de volume no intestino. Essa fibra acumula os alimentos e adiciona massa, facilitando a passagem dos alimentos pelos intestinos. Também regula os movimentos intestinais e reduz as chances de constipação, bem como diarreia e fezes soltas.

 

2. Perda de peso

O consumo excessivo de frutas – ou certas frutas com alto teor de açúcar – pode ser motivo de preocupação para quem está assistindo calorias. A pera é uma das frutas de menor caloria, com uma pera média contendo pouco mais de 100 calorias, o que representa cerca de 5 a 10% da maioria das dietas restritas em calorias. Apesar das baixas calorias, o conteúdo nutricional é imenso e a fibra faz você se sentir cheio, de acordo com um estudo publicado na revista Appetite. Portanto, as pessoas que tentam perder peso geralmente recorrem às peras para obter o melhor retorno possível.

 

3. Atividade antioxidante

Como muitas outras frutas, a pera é uma riqueza de antioxidantes, como a vitamina C, que combatem várias doenças e condições dentro do corpo. Um estudo de 2003 sobre a atividade antioxidante da pera revelou que os frutos contêm uma quantidade notável de vitamina C e ácido clorogênico. Os componentes antioxidantes da vitamina C, vitamina A e compostos flavonoides, como betacaroteno, luteína e zeaxantina , encontrados nas peras, podem ajudar a livrar o corpo dos radicais livres.

 

4. Potencial anticâncer

Antioxidantes são frequentemente elogiados por suas atividades anticancerígenas. Por ser abundante em antioxidantes, a pera foi ligada à prevenção do câncer. Alguns pesquisadores descobriram que a ingestão de pera como parte do grande grupo de alimentos estava inversamente ligada ao risco de câncer de pulmão nos homens. Outro estudo publicado no International Journal of Cancer descobriu que frutas como a pera podem contribuir para ajudar a diminuir o risco de câncer de pulmão.

 

5. Aumentar a imunidade

O American Journal of Clinical Nutrition publicou um estudo abrangente sugerindo os benefícios da vitamina C acima da ingestão diária recomendada para benefícios à saúde, como aumentar a imunidade. A pera é rica em antioxidantes e a vitamina C é benéfica para estimular a produção de glóbulos brancos. Eles também estimulam o sistema imunológico, o que ajuda a eliminar condições como resfriado comum, gripe e outras doenças leves.

 

6. Melhore a saúde do coração

A Dra. Susanna Larsson, do Instituto Nacional de Medicina Ambiental da Suécia, publicou uma pesquisa indicando a relação inversa entre o risco de derrame e a ingestão de frutas e vegetais.

A pera é uma dessas frutas e também uma fonte maravilhosa de potássio. Com alto teor de potássio, ela pode ter um impacto significativo na saúde do coração, porque o potássio é um vasodilatador bem conhecido (redução da pressão arterial). Aumenta o fluxo sanguíneo para todas as partes do corpo, que oxigenam os órgãos e promovem sua função efetiva.

 

7. Acelera a cura

A vitamina C também é uma parte essencial da síntese de novos tecidos em vários órgãos e estruturas celulares do corpo. A cicatrização de feridas é acelerada com altos níveis de ácido ascórbico, que as peras fornecem.

 

8. Melhora a circulação

Para pacientes que sofrem de anemia ou outras deficiências minerais, a pera pode ser muito útil, devido ao alto teor de cobre e ferro. O cobre facilita e melhora a absorção de outros minerais no sistema, e níveis aumentados de ferro permitem que a síntese de glóbulos vermelhos aumente. Você pode evitar fadiga, mau funcionamento cognitivo, fraqueza muscular e mau funcionamento do sistema de órgãos consumindo quantidades adequadas de alimentos ricos em ferro e cobre.

 

9. Reduzir a inflamação

Os componentes antioxidantes e flavonoides dos produtos, incluindo as peras, podem induzir efeitos anti-inflamatórios no organismo, reduzindo a dor e o inchaço associados à inflamação. Isso inclui a redução nos sintomas de artrite, condições reumáticas, gota e condições semelhantes.

 

10. Melhorar a saúde óssea

O alto conteúdo mineral de uma pera inclui magnésio, manganês, fósforo, cálcio e cobre. Esses nutrientes, como parte de uma dieta equilibrada, podem ajudar a reduzir a perda de minerais ósseos e condições debilitantes, como a osteoporose .

 

11. Cuidados com a pele e cabelos

Uma das vitaminas mais versáteis do corpo humano é a vitamina A. A pera possui boa quantidade de vitamina A e seus componentes subsequentes, como luteína e zeaxantina. Ao atuar como antioxidantes, e também ao participar de várias reações enzimáticas e funções orgânicas, as peras – junto com outros alimentos que contêm vitamina A – podem reduzir os efeitos do envelhecimento na pele, como rugas e manchas da idade.

 

Palavra de cautela: Não há interações conhecidas ou riscos à saúde com o consumo de pera. No entanto, se você tem alergia a peras ou outras frutas, tenha cuidado antes de apreciá-las.

Isabela Ramirez
NUTRICIONISTA/ Formada pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2011