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Pimentãos: 7 benefícios do pimentão para a saúde

por Isabela Ramirez on maio 14, 2020

Os 7 benefícios do pimentão para saúde

O pimentão é, sim, doce e versátil, mas você sabia que também ajuda a combater tudo, do resfriado comum ao câncer?

Este delicioso alimento é familiar para muitos de nós por seu sabor doce e capacidade de ser recheada de coisas apetitosas antes de ser servido. Mas os benefícios vão muito além do sabor – o pimentão possui uma tonelada de vitaminas, antioxidantes e minerais incrivelmente essenciais que ajudarão você a manter um estilo de vida saudável (e talvez até perder alguns quilos).

Se você deseja reduzir o risco de doenças, doenças cardíacas e câncer, é extremamente recomendado que você continue lendo tudo sobre o incrível pimentão.

 

O que é um pimentão?

O pimentão é um grupo de cultivo das espécies de plantas Capsicum annum, parte da família de alimentos conhecidos como vegetais ou legumes de erva-moura. Botanicamente, é uma fruta, mas nutricionalmente considerada um vegetal.

Embora as outras cultivares desta espécie sejam famosas por seu teor de capsaicina (que é o que dá a maioria das pimentas e pimentões, como pimenta caiena, seu sabor picante), o pimentão não contém capsaicina e é referido em muitas culturas como “pimentão doce.”

Existem várias variedades de cores de pimentão, sendo o mais comum o vermelho, o amarelo e o verde. No entanto, você pode encontrá-los com menos frequência em laranja, marrom, branco e lavanda.

 

Informação nutricional

Existem diferenças nutricionais entre as cores dos pimentões. Por exemplo, um pimentão vermelho contém mais de oito vezes a quantidade de vitamina A do que um pimentão verde.

Um dos fatos mais interessantes sobre o pimentão é sua concentração extremamente alta de antioxidantes. Apenas um desses vegetais úteis fornecerá mais que o dobro da quantidade diária recomendada de vitamina C e três quartos da sua ingestão diária de vitamina A necessária.

E a melhor parte? Quando você ingere essas vitaminas, em vez de tomá-las em forma de suplemento, seu corpo é capaz de absorver exatamente a quantidade necessária e expulsar o resto com segurança. Isso é especialmente importante em relação à vitamina A, porque a overdose de suplementos de vitamina A (o que é conhecido como vitamina A “pré-formada”) pode causar efeitos colaterais extremamente graves. Mas não é assim quando você o consome através de sua dieta!

Um pimentão vermelho de tamanho médio (cerca de 119 gramas) contém:

 

Benefícios do pimentão

1. Parte de uma dieta projetada para ajudar você a perder peso

As pessoas costumam perguntar se existe “segredo” para perder peso rapidamente. A resposta a essa pergunta é mais complicada do que um simples “sim”, porque, embora seja possível perder peso rapidamente, isso deve ser feito de maneira saudável e duradoura para ser eficaz a longo prazo.

Algumas dicas de emagrecimento têm muito a ver com lanches e refeições caseiras, porque lanches saudáveis ​​e controlar sua comida cozinhando você mesmo são duas das partes mais importantes de uma dieta de estilo de vida para manter o peso saudável. Os pimentões são super úteis com lanches e refeições caseiras dessa maneira.

Com apenas 37 calorias por porção, o pimentão pode fornecer ao seu corpo um grande número de nutrientes enquanto afeta minimamente a quantidade de calorias que você consome em um dia. Eles também são ótimos para substituir muitos alimentos não saudáveis. Por exemplo, quer uma trituração em seu lanche no meio da manhã? Experimente pimentões fatiados em vez de batatas fritas.

2. Reduz o risco de câncer e doenças cardíacas

Como muitos alimentos saudáveis, o pimentão desempenha um papel importante na redução do risco de câncer e doenças cardíacas, quando faz parte regular da sua dieta. A nutrição do pimentão lista um grande número de carotenoides, antioxidantes à base de plantas que ajudam a reduzir os danos que a oxidação causa nas células. A variedade vermelha deste tipo de pimenta, em particular, contém quantidades muito altas de betacaroteno, alfa-caroteno, luteína e zeaxantina.

Comer alimentos ricos em carotenoides (especialmente betacaroteno) demonstrou ajudar a reduzir o risco de câncer e reduzir significativamente a atividade de radicais livres em seu corpo.

Curiosamente, uma maneira de aumentar ainda mais a eficácia dos antioxidantes em seus pimentões é cozinhá-los a vapor. Um estudo de 2008 na Califórnia descobriu que o cozimento a vapor de pimentão e vários outros alimentos ricos em antioxidantes melhoravam uma atividade chamada “capacidade de ligação do ácido biliar”.

Por que isso é importante? O aumento da capacidade de ligação aos ácidos biliares significa que os ácidos biliares são recirculados menos à medida que o corpo processa os alimentos, utilizando o colesterol de maneira mais eficiente e reduzindo a absorção de gordura pelo corpo, reduzindo o risco de doenças cardíacas. A baixa capacidade de ligação ao ácido biliar também está associada ao aumento do risco de câncer, portanto, cozinhe esses pimentões no vapor para aproveitar ao máximo o máximo possível.

3. Proporciona olhos mais saudáveis

Você já viu que o pimentão contém altos níveis de antioxidantes luteína e zeaxantina. Esses dois antioxidantes são essenciais para manter os olhos saudáveis! O pimentão verde tem mais de meio miligrama de luteína e zeaxantina, o que a torna uma das melhores fontes naturais desses antioxidantes!

A luteína já é um tratamento natural bem aceito para a degeneração macular, a principal causa de cegueira em adultos mais velhos. Ao filtrar a luz UV de curto comprimento de onda que pode danificar facilmente a retina, esse antioxidante ajuda a proteger a degeneração das células oculares que levam a essa doença. Pesquisadores de Harvard descobriram que apenas 6 miligramas de luteína suplementada por dia podem reduzir sua chance de desenvolver essa doença em 43%!

Para pessoas idosas que já têm catarata, a luteína pode melhorar a visão. Outros benefícios relacionados aos olhos incluem redução da fadiga ocular, diminuição da sensibilidade à luz e brilho e melhora da visão aguda.

4. Melhora a imunidade

A nutrição do pimentão contém mais de um soco poderoso! A alta presença de vitamina A é essencial para combater doenças graves, como o câncer, bem como mais doenças de curto prazo, como o resfriado comum.

Muita pesquisa foi realizada sobre os benefícios da suplementação de vitamina A que estimulam o sistema imunológico, especialmente em países de baixa e média renda, onde as crianças são extremamente suscetíveis a deficiências de vitaminas que levam a doenças. Em um estudo realizado em Londres, a suplementação de vitamina A aumentou a mortalidade infantil em 24%, enquanto também observava que uma deficiência desse nutriente aumentava a imunidade das crianças a coisas como diarreia e sarampo.

Outro estudo relacionado a crianças na Colômbia descobriu que o país economizou mais de U$ 340 milhões ao suplementar apenas 100 crianças com vitamina A que, de outra forma, seriam deficientes.

Se você sofrer uma quantidade significativa de estresse, o pimentão também pode ajudar a melhorar sua imunidade devido ao seu alto teor de vitamina C. As pessoas que têm altas quantidades de vitamina C em seu sistema têm menos probabilidade de contrair tudo, desde resfriados até câncer, e a vitamina C é essencial para corrigir o sistema imunológico enfraquecido associado a altos níveis de estresse.

Em geral, o pimentão é um alimento que pode ajudar a reduzir a inflamação no corpo, que na verdade está na raiz da maioria das doenças.

 

5. Ajuda a manter uma boa saúde mental

As boas vitaminas na nutrição do pimentão também são benéficas na manutenção da saúde cognitiva privilegiada. É por isso que o pimentão é considerado um dos melhores alimentos para o cérebro.

Um desses benefícios do pimentão é a alta presença de vitamina B6, que aumenta os níveis de serotonina e noradrenalina, às vezes chamados de “hormônios felizes”. Altos níveis desses hormônios estão associados a melhora do humor, níveis mais altos de energia e mais concentração, enquanto níveis baixos têm sido comumente associados a vários transtornos mentais, como o TDAH.

Também foi demonstrado que uma deficiência de vitamina B6 contribui para o comprometimento cognitivo que acompanha a idade e pode até aumentar o risco de Alzheimer e / ou demência.

 

6. Mantém sua pele brilhante e saudável

Não apenas uma grande quantidade de vitamina C é boa para o sistema imunológico, mas também é ótima para a pele! Isso, juntamente com os carotenoides encontrados nos pimentões, melhora a saúde da pele e promove a produção de colágeno.

Pessoas com altos níveis de vitamina C têm uma pele menos seca e enrugada, e também apresentam menor risco de desenvolver câncer de pele. É recomentado que, além dos hábitos saudáveis ​​de se bronzear, você lute contra o câncer de pele com alimentos.

7. Promove uma gravidez saudável

O pimentão contém 14% da quantidade diária recomendada de folato, um nutriente vital para as mulheres grávidas. De fato, a recomendação diária de folato aumenta aproximadamente 50% a mais em mulheres grávidas, devido ao seu papel na prevenção de defeitos congênitos e na manutenção da saúde dos nascituros.

O folato não apenas ajuda a reduzir defeitos congênitos, mas também promove o desenvolvimento saudável do tubo neural, ajuda a criança a crescer até uma taxa de natalidade adequada antes do parto e faz com que o rosto e o coração se desenvolvam adequadamente.

 

Fatos interessantes

Pimentas têm sido um alimento popular para muitas famílias há milhares de anos. O registro mais antigo da pimenta é de 6.100 anos atrás, no sudoeste do Equador, onde as famílias as cultivavam em suas próprias fazendas.

A primeira menção ao pimentão ocorreu especificamente em 1699, quando Lionel Wafer o mencionou como crescente no Istmo da América em seu livro A New Voyage and Description of the Isthmus of America. Novamente em 1774, Edward Long os mencionou ao escrever sobre várias variedades de pimenta atualmente cultivadas na Jamaica.

Curiosamente, o termo “pimenta” foi atribuído a este alimento por Cristóvão Colombo ao importá-lo de volta para a Europa das Américas. Embora tenham pouco em comum com o grão de pimenta que deu o nome, o sabor picante de diferentes tipos do que hoje conhecemos como pimentões o inspirou a considerá-los membros da mesma família. A variedade de sino recebeu esse nome devido à sua forma de sino.

O pimentão também é único porque carece da capsaicina encontrada em outras cultivares da espécie Capsicum annum. Devido à forma recessiva de um gene, esta é a única variedade de pimenta que fornece apenas sabor doce sem a sensação de queimação de seus irmãos.

 

Como selecionar

Todos os pimentões não são cultivados da mesma forma, portanto, tenha cuidado nas suas compras. Eles fazem da Lista de Alimentos Sujos (Dirty Dozen List) identificados pelo Grupo de Trabalho Ambiental (EWG) a maior concentração de pesticidas quando comprados em forma não orgânica.

A compra orgânica de seu pimentão não é apenas importante devido à presença de pesticidas, mas porque o pimentão orgânico contém uma carga antioxidante muito melhor. Pesquisadores na Polônia descobriram em 2012 que o pimentão orgânico contém “significativamente mais vitamina C, carotenoides totais, β-caroteno, α-caroteno, cis-β-caroteno, ácidos fenólicos totais e flavonoides em comparação com [variedades não orgânicas]”.

Como na maioria das frutas e legumes, tente escolher o pimentão sem nenhum dano óbvio. Quanto mais brilhante o sabor, mais frescos serão os seus pimentões.

Os métodos de preparação são infinitos com esses vegetais úteis. Você pode comê-los crus, assados, grelhados ou qualquer outra coisa. Como mencionado anteriormente, cozinhá-los com vapor melhora particularmente seu valor nutricional, por isso sugiro fazer isso com bastante frequência ao adicionar pimentas às suas receitas.

 

Receitas

Uma das receitas mais antigas e populares para o pimentão é o pimentão recheado, encontrado pela primeira vez em um livro de receitas de Boston em 1896. Bem, nem todas as receitas são iguais, mas confira essa receita de pimentões recheados de quinoa. É simples e delicioso!

Você também pode substituir alimentos ricos em amido e insalubres, como nesta caçarola de ovo vegetariana. Essa rotação em um prato tradicional de café da manhã é especialmente útil para alimentar grupos maiores.

Outra versão do pimentão recheado que é uma ótima opção para quem procura recheio é esta receita de pimentão recheado com arroz.

 

Alergias e efeitos colaterais

É possível ter alergia ou intolerância ao pimentão. Se você sentir algum sintoma de reação alérgica imediatamente após comer pimentões, como eczema, coceira, congestão nasal ou problemas digestivos, pare de comê-los e entre em contato com seu médico imediatamente.

 

Se sentir cólicas, inchaço, diarreia ou vômito logo após comer pimentões, também pode ter intolerância não alérgica a eles. Certifique-se de entrar em contato com seu médico imediatamente se você achar que isso está acontecendo com você.

 

Pensamentos finais

  • Você pode encontrar pimentões em várias cores, sendo os mais comuns vermelho, verde e amarelo. As cores diferentes têm conteúdo nutricional diferente.
  • O pimentão é o único membro da família que não é picante, porque não possui capsaicina.
  • Os pimentões são recheados (nutricionalmente) com quantidades incrivelmente altas de vitamina C e A, que contribuem para um sistema imunológico saudável e reduzem o risco de doenças.
  • Os antioxidantes do pimentão também mantêm os olhos e a pele saudáveis ​​e podem até manter o cérebro funcionando em níveis máximos.
  • O folato nos pimentões é ótimo para as mães grávidas manterem seus bebês crescendo da maneira certa.
  • O pimentão foi mencionado pela primeira vez no século XVII como um item alimentar comum.
  • É especialmente importante comprar pimentões orgânicos, porque eles têm uma ocorrência excepcionalmente alta de pesticidas. Os pimentões orgânicos também têm significativamente mais antioxidantes do que as versões não orgânicas.
  • É possível ser alérgico ao pimentão, embora isso seja bastante incomum.
Isabela Ramirez
NUTRICIONISTA/ Formada pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2011