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Pitaya: 7 Principais benefícios da pitaya

por Isabela Ramirez on maio 8, 2020

7 grandes razões para adicionar a pitaya à sua dieta

 

A pitaya, também conhecida como pitaya ou pêra de morango, é uma fruta tropical conhecida por sua pele vermelha vibrante e polpa doce e salpicada de sementes.

Sua aparência única e seus aclamados poderes de superalimento a tornaram popular entre os apreciadores de comida e os preocupados com a saúde.

Felizmente, você não precisa morar nos trópicos para aproveitar os muitos benefícios da pitaya. De fato, você pode encontrá-la fresca ou congelada em supermercados de todo o mundo.

 

Aqui estão 7 benefícios da pitaya para a saúde, todos baseados em evidências.

 

1. Rico em nutrientes

A pitaya tem poucas calorias, mas é repleta de vitaminas e minerais essenciais. Ela também contém uma quantidade substancial de fibra alimentar.

Aqui está um resumo dos principais nutrientes em uma porção de uma xícara (227 gramas):

Além dos nutrientes essenciais, a pitaya fornece compostos vegetais benéficos como polifenóis, carotenoides e betacianinas.

 

Resumo

A pitaya é pobre em calorias, mas rica em vitaminas, minerais e compostos benéficos para as plantas, como polifenóis, carotenoides e betacianinas.

 

2. Pode ajudar a combater doenças crônicas

Os radicais livres são moléculas instáveis ​​que causam danos às células, que podem levar a inflamação e doenças.

Uma maneira de combater isso é comer alimentos ricos em antioxidantes, como a pitaya.

Os antioxidantes funcionam neutralizando os radicais livres, prevenindo danos e inflamações celulares.

Estudos sugerem que dietas ricas em antioxidantes podem ajudar a prevenir doenças crônicas, como doenças cardíacas, câncer, diabetes e artrite.

 

A pitaya contém vários tipos de antioxidantes potentes, incluindo:

  • Vitamina C: Estudos observacionais encontraram correlações entre a ingestão de vitamina C e o risco de câncer. Por exemplo, um estudo em 120.852 pessoas associou maior ingestão de vitamina C a menores taxas de câncer de cabeça e pescoço.
  • Betalaínas: estudos em tubo de ensaio indicam que as betalaínas podem combater o estresse oxidativo e ter a capacidade de suprimir as células cancerígenas.
  • Carotenoides: o betacaroteno e o licopeno são os pigmentos das plantas que dão à pitaya sua cor vibrante. Dietas ricas em carotenoides têm sido associadas a um risco reduzido de câncer e doenças cardíacas.

 

É importante ressaltar que os antioxidantes funcionam melhor quando ingeridos naturalmente nos alimentos, e não na forma de pílulas ou como suplemento. De fato, os suplementos antioxidantes podem ter efeitos nocivos, e não é recomendável tomá-los sem supervisão médica.

Por outro lado, a pitaya é altamente recomendada.

 

Resumo

A pitaya contém os antioxidantes vitamina C, betacaroteno, licopeno e betalaína. Estudos associaram dietas ricas em antioxidantes a um risco reduzido de doença crônica.

 

3. Rico em fibras

As fibras alimentares são carboidratos não digeríveis que possuem uma extensa lista de possíveis benefícios à saúde.

As autoridades de saúde recomendam 25 gramas de fibra por dia para mulheres e 38 gramas para homens. Assim como os antioxidantes, os suplementos de fibra não têm os mesmos benefícios de saúde que as fibras dos alimentos.

Com 7 gramas por porção de um copo, a pitaya é uma excelente fonte de alimentos integrais.

Embora a fibra seja provavelmente mais conhecida por seu papel na digestão, a pesquisa sugeriu que ela também pode desempenhar um papel na proteção contra doenças cardíacas, no gerenciamento do diabetes tipo 2 e na manutenção de um peso corporal saudável.

Embora sejam necessárias mais pesquisas, alguns estudos observacionais sugerem que dietas ricas em fibras podem proteger contra o câncer de cólon.

Embora nenhum estudo tenha vinculado a pitaya a nenhuma dessas condições, seu alto teor de fibras pode ajudá-lo a atingir os valores diários recomendados.

No entanto, é importante observar que dietas ricas em fibras podem ter desvantagens, especialmente se você está acostumado a uma dieta pobre em fibras. Para evitar desconforto no estômago, aumente gradualmente a ingestão de fibra alimentar e beba bastante líquido.

 

Resumo

A pitaya oferece 7 gramas de fibra por porção, tornando-a uma excelente opção para atender às suas necessidades diárias de fibra.

 

4. Promove um intestino saudável

Seu intestino abriga cerca de 100 trilhões de micro-organismos diversos, incluindo mais de 400 espécies de bactérias.

Muitos pesquisadores acreditam que essa comunidade de micro-organismos pode afetar sua saúde. Estudos em humanos e em animais associaram desequilíbrios no seu intestino a condições como asma e doenças cardíacas.

Dado que a pitaya contém probióticos, pode potencialmente melhorar o equilíbrio de boas bactérias em seu intestino.

Os probióticos são um tipo específico de fibra que promove o crescimento de bactérias saudáveis ​​no intestino.

Como todas as fibras, seu intestino não pode quebrá-las. No entanto, as bactérias no seu intestino podem digeri-las. Eles usam a fibra como combustível para o crescimento e você colhe os benefícios.

Em particular, a pitaya promove principalmente o crescimento de duas famílias de bactérias saudáveis: bactérias do ácido lático e bifidobactérias.

O consumo regular de probióticos pode reduzir o risco de infecção no trato digestivo e diarreia. Isso ocorre porque os probióticos promovem o crescimento de boas bactérias, que os pesquisadores acreditam que podem superar as ruins.

Por exemplo, um estudo em viajantes mostrou que aqueles que consumiam probióticos antes e durante a viagem experimentavam episódios cada vez menos graves de diarreia do viajante.

Alguns estudos também sugerem que os probióticos podem aliviar os sintomas de doença inflamatória intestinal e câncer de cólon. Infelizmente, esses achados são inconsistentes.

Embora grande parte da pesquisa sobre probióticos seja favorável, a pesquisa sobre a atividade probiótica da pitaya é limitada a estudos em tubo de ensaio. Mais estudos ainda são necessários para determinar seu verdadeiro efeito no intestino humano.

 

Resumo

A pitaya pode promover o crescimento de bactérias saudáveis ​​no intestino, associadas a um trato gastrointestinal saudável.

 

5. Fortalece seu sistema imunológico

A capacidade do seu corpo para combater a infecção é determinada por vários fatores diferentes, incluindo a qualidade da sua dieta.

A vitamina C e os carotenoides da pitaya podem aumentar o sistema imunológico e prevenir infecções , protegendo os glóbulos brancos de danos.

Os glóbulos brancos do seu sistema imunológico atacam e destroem substâncias nocivas. No entanto, eles são extremamente sensíveis aos danos causados ​​pelos radicais livres.

Como potentes antioxidantes, a vitamina C e os carotenoides podem neutralizar os radicais livres e defender seus glóbulos brancos contra danos.

 

Resumo

O alto suprimento de vitamina C e carotenoides pelas pitayas pode oferecer propriedades que estimulam o sistema imunológico.

 

6. Pode aumentar os baixos níveis de ferro

A pitaya é uma das poucas frutas frescas que contêm ferro.

O ferro desempenha um papel crucial no transporte de oxigênio por todo o corpo. Também desempenha um papel importante na decomposição de alimentos em energia.

Infelizmente, muitas pessoas não recebem ferro suficiente. De fato, estimou-se que 30% da população mundial é deficiente em ferro, tornando-a a deficiência de nutrientes mais comum em todo o mundo.

Para combater baixos níveis de ferro, é importante consumir uma variedade de alimentos ricos em ferro. Ricas fontes de ferro incluem carnes, peixes, legumes, nozes e cereais.

A pitaya pode ser outra ótima opção, pois uma porção contém 8% da sua ingestão diária recomendada (IDR). Ele também contém vitamina C, que ajuda seu corpo a absorver ferro.

 

Resumo

A pitaya fornece ferro juntamente com a vitamina C, uma combinação que pode melhorar a absorção do seu corpo por esse importante mineral.

 

7. Boa fonte de magnésio

A pitaya oferece mais magnésio do que a maioria das frutas, com 18% da sua IDR em apenas uma xícara.

Em média, seu corpo contém 24g de magnésio, ou aproximadamente uma onça.

Apesar dessa quantidade aparentemente pequena, o mineral está presente em todas as células e participa de mais de 600 reações químicas importantes no corpo.

Por exemplo, participa das reações necessárias para decompor os alimentos em energia, contração muscular, formação óssea e até a criação de DNA.

São necessários mais estudos, mas alguns indicam que a ingestão mais alta de magnésio pode reduzir o risco de doença cardíaca e derrame.

Estudos também mostram que dietas adequadas à saúde óssea do magnésio ajudam.

 

Resumo

A pitaya é uma ótima fonte de magnésio, um nutriente necessário para mais de 600 reações bioquímicas em seu corpo.

 

Como comer pitaya

Embora a pele espessa e coriácea da pitaya possa ser intimidadora, comer essa fruta é bastante simples.

O truque é encontrar uma que esteja perfeitamente madura.

Uma pitaya não madura será literalmente verde. Procure uma que seja vermelho brilhante. Alguns pontos são normais, mas muitas manchas semelhantes a contusões podem indicar que está muito madura. Como abacate e kiwi, uma pitaya madura deve ser macia, mas não mole.

Veja como comer uma pitaya fresca:

  1. Usando uma faca afiada, corte-a ao meio longitudinalmente.
  2. Retire a fruta com uma colher ou corte-a em cubos cortando linhas verticais e horizontais na polpa sem cortar na casca. Empurre a parte de trás da pele para expor os cubos e remova-os com uma colher ou com os dedos.
  3. Para desfrutar, adicione-o a saladas, smoothies e iogurte, ou simplesmente lanche sozinho.

Você também pode encontrar pitaya na seção congelada de alguns supermercados, pré-descascada e cortada em cubos. Esta é uma opção conveniente para um lanche saboroso que oferece um soco denso em nutrientes.

 

Resumo

A pitaya é surpreendentemente simples de preparar e pode ser consumida sozinha ou adicionada a saladas, smoothies e iogurte.

 

Conclusão

A pitaya é uma deliciosa fruta tropical que definitivamente vale a pena experimentar.

Tem um sabor incrível, oferece um toque de cor ao seu prato e fornece nutrientes essenciais, fibras probióticas e compostos vegetais benéficos – tudo em uma porção de baixa caloria.

Se você está procurando uma maneira de adicionar alguma variedade à sua ingestão de frutas, a pitaya é uma opção deliciosa com muitos benefícios potenciais à saúde.

Isabela Ramirez
NUTRICIONISTA/ Formada pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2011