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Salsão: 4 benefícios do Salsão – Como usar, receitas e para que serve

Aipo: receitas e benefícios do salsão à saúde

Benefícios (e alguns riscos) do salsão para a saúde

O salsão, também conhecido como aipo, faz parte da família Apiaceae, que inclui cenoura, pastinaga, salsa e aipo-rábano. Seus caules crocantes fazem do vegetal um lanche popular de baixa caloria e podem fornecer uma série de benefícios à saúde.

A fibra do salsão pode beneficiar os sistemas digestivo e cardiovascular. O salsão também contém antioxidantes que podem desempenhar um papel na prevenção de doenças.

Este artigo analisa os possíveis benefícios do salsão para a saúde, bem como o conteúdo nutricional do vegetal e algumas maneiras de prepará-lo.

 

14 Principais benefícios do salsão para a saúde

Os nutrientes da planta de salsão e suas sementes podem fornecer uma série de benefícios à saúde.

Vale lembrar, no entanto, que esses nutrientes ocorrem em quantidades relativamente pequenas no salsão. Comer salsão sozinho não tem o poder de prevenir ou curar qualquer doença.

 

1. Prevenção de inflamação e câncer

O salsão contém um composto vegetal chamado apigenina, que desempenha um papel na medicina tradicional chinesa como agente anti-inflamatório, antibacteriano, antiviral e antioxidante.

Também pode ter propriedades que ajudam a combater o câncer.

De acordo com os autores de uma revisão de 2016, testes de laboratório mostraram que a apigenina pode contribuir para a apoptose, um tipo de morte celular programada, o que poderia torná-lo útil como tratamento de câncer.

 

Em 2015, pesquisadores por trás de um estudo em camundongos concluíram que a apigenina e dietas ricas em apigenina reduziram a expressão de certas proteínas inflamatórias. Dessa maneira, essas substâncias podem reduzir a inflamação e restaurar o equilíbrio do sistema imunológico.

 

O salsão contém um flavonoide chamado luteolina. Os autores de um artigo publicado em 2009 sugeriram que a luteolina pode ter propriedades anticâncer – pode ajudar a prevenir a disseminação de células cancerígenas e induzir a morte celular. Eles propuseram que a luteolina pode tornar as células cancerígenas mais suscetíveis ao ataque de produtos químicos nos tratamentos.

 

2. Pressão arterial

Alguns praticantes da medicina chinesa usam salsão e extratos de salsão para reduzir a pressão sanguínea.

Um estudo analisou o efeito dos extratos de sementes de salsão na pressão sanguínea em ratos que tinham pressão arterial normal e / ou hipertensão induzida artificialmente.

Os autores concluíram que os extratos reduziram a pressão sanguínea e aumentaram a frequência cardíaca nos ratos com pressão alta, mas não naqueles com pressão arterial normal. Não há evidências fortes, no entanto, de que as sementes de salsão ajudem a baixar a pressão arterial em humanos.

O salsão também é uma boa fonte de fibra, e os resultados de uma revisão da Cochrane de 2016 sugeriram que pessoas com alta ingestão de fibras podem ter pressão arterial mais baixa do que aquelas com dieta pobre em fibras.

Os autores pediram mais pesquisas para confirmar suas descobertas e identificar os impactos precisos dos diferentes tipos de fibra.

 

3. Hiperlipidemia

Hiperlipidemia refere-se a um aumento de moléculas de gordura no sangue. Muitas vezes não há sintomas, mas aumenta o risco a longo prazo de doenças cardíacas e derrames.

Um estudo de 2014 em roedores descobriu que o extrato de salsão reduziu os níveis de lipoproteína de baixa densidade (LDL), ou colesterol “ruim”, em ratos que consumiam uma dieta rica em gordura.

Enquanto isso, a revisão da Cochrane de 2016 observou que as pessoas que seguem uma dieta rica em fibras parecem ter níveis mais baixos de colesterol total e LDL do que aqueles que consomem menos fibra.

 

4. Neurogênese

A apigenina também pode estimular a neurogênese, o crescimento e o desenvolvimento de células nervosas.

Em um estudo de 2009, os pesquisadores aplicaram apigenina em ratos e descobriram que ela estimulava a geração de células nervosas e melhorava a capacidade de aprender e lembrar.

A confirmação desses efeitos em humanos, no entanto, exigirá mais pesquisas.

 

Outros benefícios

Alguns pesquisadores sugeriram que extratos de salsão também podem ajudar a prevenir:

  • doença hepática e icterícia
  • obstrução do trato urinário
  • gota
  • distúrbios reumáticos
  • Além disso, as pessoas usam sementes de salsão para tratar:
  • bronquite
  • asma
  • psoríase e outros distúrbios da pele
  • vômito
  • febre

No entanto, a confirmação desses benefícios potenciais do salsão e das sementes de salsão exigirá mais pesquisas.

Saiba mais sobre alimentos que contêm antioxidantes.

 

Conteúdo nutricional

O salsão é composto principalmente de água, mas também fornece fibra alimentar. Um talo de salsão de 10 cm, pesando cerca de 4 gramas (g), fornece cerca de 0,1 g de fibra.

Além da apigenina e da luteolina, o salsão contém outros compostos vegetais que possuem poderosas propriedades antioxidantes.

Estes incluem:

  • selineno
  • limoneno
  • kaempferol
  • ácido p-coumarico

Antioxidantes de vários tipos ajudam a prevenir danos celulares causados ​​por moléculas instáveis, conhecidas como radicais livres. O corpo produz essas substâncias como subproduto de processos naturais, mas, se acumularem demais, podem ser prejudiciais.

Os antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres e a impedir que causem danos que poderiam levar ao desenvolvimento da doença.

Um palito de salsão também fornece pequenas quantidades de vitamina K, folato, vitamina A, potássio e vitamina C.

 

Dieta com salsão – dieta de aipo

As pessoas podem comer salsão cru ou cozido.

Vegetais crus geralmente contêm mais nutrientes do que os cozidos. Cozinhar o salsão por 10 minutos pode não afetar significativamente o conteúdo de antioxidantes, mas o salsão fervente pode fazê-lo, de acordo com um estudo.

O salsão combina bem com:

  • queijo
  • molhos, salsas, húmus
  • manteiga de amendoim

Combinar salsão com pepino, maçã, espinafre e limão pode produzir um smoothie saboroso e saudável.

Ou tente adicionar salsão ou sementes de salsão a:

  • saladas
  • sopas
  • risotos

Abaixo estão algumas receitas recomendadas pelos nutricionistas:

  • Sopa de frango com tomate e cenoura e salsão
  • Salsão refogado

O primo de salsão, o aipo-rábano, aparece em:

  • Gratinado de raiz de aipo-rábano e feijão branco com crosta de bulgur

Saiba mais sobre o aipo-rábano aqui.

 

Riscos

Os autores de uma revisão publicada em 2017 observam que o salsão pode desencadear uma reação alérgica grave em algumas pessoas.

Os sintomas podem incluir:

  • urticária
  • inchaço
  • dificuldade ao respirar

Se alguém tiver problemas para respirar depois de comer salsão, precisará de atenção médica de emergência. Algumas pessoas experimentam uma reação chamada anafilaxia, que pode ser fatal.

Qualquer pessoa alérgica ao salsão deve verificar cuidadosamente os rótulos dos alimentos, pois até pequenos traços podem causar uma reação.

Além disso, as mulheres grávidas devem evitar suplementos de sementes de salsão, pois podem causar estimulação uterina.

Outro risco envolve pesticidas. O salsão ocupa o número 11 na lista de 2019 do Grupo de Trabalho Ambiental de 15 tipos de produtos com maior probabilidade de conter pesticidas. Lave bem o salsão para remover qualquer vestígio de contaminação.

 

Resumo

O salsão pode fazer uma adição crocante e saborosa a muitos pratos, e suas sementes e extratos podem oferecer uma série de benefícios à saúde. Também pode fazer um lanche prático de baixa caloria.

Vale a pena notar que a medicina tradicional e a maioria das pesquisas se concentraram nos extratos de salsão e não no consumo de palitos de salsão.

No entanto, há evidências de que consumir uma variedade de frutas e vegetais frescos pode beneficiar a saúde de uma pessoa de várias maneiras.

O extrato de semente de salsão está disponível como suplemento, mas, como em qualquer suplemento, é importante verificar com um médico se o uso é seguro e aconselhável. Alguns suplementos podem interagir com medicamentos ou não serem adequados para certas pessoas.

Sementes de salsão, salsão seco e outros produtos de salsão estão disponíveis para compra on-line.

 

PERGUNTA:

Na minha loja de suplementos local, o assistente me disse que a semente de salsão é um curandeiro poderoso e pode prevenir todos os tipos de problemas de saúde. É uma boa ideia levá-lo?

 

RESPOSTA:

Como muitos outros suplementos de ervas, as sementes de salsão devem ser tomadas com cautela. Ao contrário das quantidades que as pessoas usam para cozinhar e assar, os suplementos de sementes de salsão contêm doses muito altas da semente ou do extrato da semente.

Esses suplementos concentrados podem oferecer alguns benefícios à saúde; no entanto, eles podem causar efeitos colaterais graves e interagir com medicamentos comuns e outros suplementos de ervas.

Algumas pesquisas em animais sugerem que o extrato de sementes de salsão pode ter efeitos antioxidantes, anti-hipertensivos e de promoção da saúde do coração. No entanto, faltam pesquisas em humanos para apoiar esses benefícios potenciais.

Embora algumas evidências demonstrem que a semente de salsão pode oferecer alguns benefícios, é importante observar que esses suplementos não são seguros para todos. Por exemplo, as mulheres grávidas devem evitar suplementos de sementes de salsão, pois podem causar estimulação uterina e aumentar o risco de sangramento. Eles também podem causar problemas de saúde naqueles com inflamação ou doença renal.

Além disso, os suplementos de sementes de salsão podem interagir com medicamentos comuns, como os usados ​​para tratar diabetes, doenças da tireoide e pressão alta.

No geral, a segurança dos suplementos de sementes de salsão em altas doses é desconhecida a longo prazo, pois faltam pesquisas nessa área. Embora os suplementos de salsão sejam frequentemente promovidos como um curandeiro poderoso, é sempre melhor consultar seu médico para garantir a segurança e a dosagem adequada, especialmente se você tem um problema de saúde ou está atualmente tomando medicamentos.

Written by hello

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