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Suco de uva: 10 benefícios do suco de uva para a saúde 

10 benefícios cientificamente comprovados do suco de uva

flavonoides O mundo conhece as uvas (Vitis vinifera) por seu valor medicinal há mais de 6000 anos. Os egípcios introduziram o uso de uvas e videiras na medicina. A seiva das videiras foi transformada em pomadas para tratar problemas de pele e olhos.

As uvas e seus sucos de frutas amadurecidos foram usados ​​para controlar uma variedade de doenças, como náusea, constipação, cólera, varíola, doença hepática e até câncer.

Estudos epidemiológicos recentes também reforçam a natureza cardioprotetora desses extratos de frutas.

A pesquisa apoia as potentes propriedades antioxidantes das uvas. O suco de uva passa a ser a bebida de desintoxicação da nova era. Continue lendo para descobrir os benefícios terapêuticos do suco de uva.

 

Índice

  • Quais são os benefícios de beber suco de uva?
  • Suco de Uva: Detalhes Nutricionais
  • Suco de uva vs. Vinho tinto
  • O paradoxo francês
  • Dicas para tornar o suco de uva melhor
  • Como armazenar suco de uva da maneira certa

 

Quais são os benefícios de beber suco de uva?

O suco de uva tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Pode controlar a hipertensão e o envelhecimento. Também pode ajudar no gerenciamento e evitar complicações da próstata e problemas digestivos. Aqui estão seus benefícios em detalhes.

 

1. Pode proteger a saúde do coração

As uvas são ricas em antioxidantes. Fitoquímicos como resveratrol e quercetina, procianidinas, taninos e saponinas são alguns antioxidantes conhecidos por proteger a saúde do coração. Pesquisas afirmam que o suco de uva é tão terapêutico quanto as uvas.

Sucos de uvas vermelhas e roxas reduzem a viscosidade das plaquetas (agregação plaquetária), que é um fator chave na coagulação do sangue.

O suco de uva também aumenta os níveis de bom colesterol (HDL). Reduz a inflamação nos vasos sanguíneos e melhora sua capacidade de relaxar (vasodilatação e relaxamento).

Estudos em humanos mostram que beber suco de uva (especialmente a uva Concord) pode controlar a pressão arterial sistólica, especialmente se você tiver hipertensão.

O consumo de suco de uva roxa estimulou a liberação de indicadores anti-inflamatórios como óxido nítrico em pacientes com doença arterial coronariana. Beber o suco por 2-4 semanas melhorou o fluxo sanguíneo através das artérias e também diminuiu os níveis de colesterol ruim (LDL).

 

2. Pode diminuir a perda de memória em idosos

O suco de uva da variedade Concord contém propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Pode influenciar e melhorar a sinalização neuronal. Consumir esse suco pode reduzir o risco de demência.

Em um estudo randomizado, 12 idosos com declínio de memória foram mantidos em suplementação de suco de uva Concord por 12 semanas. Os pesquisadores observaram uma melhora em seu comportamento cognitivo, aprendizado verbal e memória espacial.

Polifenóis ativos como o resveratrol afetam os centros de memória do seu cérebro, como o hipocampo. Os ratos que receberam resveratrol mostraram um aparente aumento no aprendizado, humor e memória espacial. Por outro lado, seus colegas que receberam placebo tiveram um declínio na capacidade de criar novas memórias.

Tais estudos provam que o suco de uva contendo resveratrol pode ser um excelente tônico cerebral. Com mais pesquisas, ele pode ser aplicado no tratamento da doença de Alzheimer, demência precoce e outros distúrbios neurodegenerativos crônicos.

 

3. Pode gerenciar glicose no sangue e diabetes

Uma das principais causas de diabetes mellitus é o estresse oxidativo. Consumir suco de uva pode reduzir a resistência à insulina. Contém antocianinas, proantocianidinas, flavonóis, ácidos fenólicos e resveratrol. Todos esses são potentes antioxidantes.

Eles eliminam os radicais livres que causam inflamação das células pancreáticas secretoras de insulina. Os polifenóis da uva trabalham na tolerância à glicose diminuída nos tecidos. Este deveria ser o estágio inicial do diabetes.

Em um estudo randomizado e controlado, 250 mg de resveratrol por dia foram administrados por via oral a 62 pacientes com diabetes tipo 2. Durante três meses, foram observadas mudanças positivas na concentração de glicose em jejum. O nível de HbA1c (que é um indicador de nível de açúcar no sangue) também estava dentro da faixa normal.

No entanto, você precisa ficar atento ao açúcar adicionado em sucos de uva embalados. Açúcares adicionados podem reduzir drasticamente os benefícios de tomar o suco.

4. Pode ter propriedades anticâncer

O consumo de suco de uva roxa pode inibir os danos ao DNA que, de outra forma, podem levar ao câncer.

Um estudo realizado na Coréia mostrou os efeitos da ingestão regular de uva no DNA. Participantes saudáveis ​​tiveram níveis reduzidos de dano oxidativo ao DNA nas células do sistema imunológico. O suco de uva também aumentou a capacidade antioxidante plasmática neles.

Verificou-se que os Fitoquímicos das uvas são eficazes na morte de células cancerígenas do cólon. Como eles trabalham seletivamente em células cancerígenas ainda está sendo estudado. No entanto, houve uma queda na incidência de tumores em ratos alimentados com extratos de uva.

A administração de suco de uva rico em flavonoides pode gerenciar náuseas, vômitos e outros efeitos colaterais induzidos pela quimioterapia. Os resultados desses estudos foram inconclusivos. Porém, com mais dados de suporte, bebidas como suco de uva podem ser consideradas uma alternativa mais barata aos adjuvantes da quimioterapia.

 

5. Pode ajudar a mitigar problemas de próstata

O câncer de próstata e questões relacionadas são uma das principais causas de baixa qualidade de vida e mortalidade nos homens. Estudos de laboratório demonstram as propriedades anticâncer do suco de uva e vinho nas células do câncer de próstata.

Estudos em seres humanos mostraram que a suplementação dietética de suco de uva (480ml/dia) pode reduzir os danos ao DNA sem grandes efeitos colaterais. O suco pode reduzir a formação de radicais livres em quase 15% em oito semanas.

Os extratos de uva muscadina foram estudados extensivamente por suas propriedades protetoras da próstata. As evidências apoiam a apoptose seletiva (morte celular programada) das células do câncer de próstata desencadeadas por antocianinas da uva. Surpreendentemente, as células saudáveis ​​permanecem inalteradas.

 

6. Pode promover a saúde intestinal e a digestão

Adicionar uvas à sua dieta com alimentos ricos em gordura altera o ambiente microbiano intestinal drasticamente. Apesar de ter absorção e digestão limitadas, os polifenóis da uva protegem seu intestino contra patógenos, estresse oxidativo e inflamação.

Os polifenóis da uva no suco de uva podem controlar o ganho de peso e a intolerância à glicose. Esses fitoquímicos também diminuem a inflamação intestinal, inibindo a produção de marcadores inflamatórios (TNF-α, IL-6, lipopolissacarídeo etc.).

Os polifenóis da uva também promovem a integridade da barreira intestinal. Eles promovem o crescimento de bactérias intestinais úteis como Akkermansia muciniphila. Isso pode melhorar a digestão e assimilação.

De acordo com estudos com ratos, os extratos de uva podem protegê-lo contra infecções patogênicas do intestino, distúrbios metabólicos e obesidade.

 

7. Pode inibir gripes e vírus entéricos

Estudos em laboratório e em animais relatam as propriedades antivirais do suco de uva.

O resveratrol no suco de uva impede a reprodução e a disseminação do vírus influenza. Parece bloquear as funções das células hospedeiras, vitais para a replicação viral.

Isso interfere na fabricação de proteínas produzidas no processo de replicação viral. O tratamento com resveratrol aumentou a sobrevida dos camundongos tratados em 40%. Mais importante, não há relatos de toxicidade.

O pH ácido-neutro do suco de uva também ajuda a prevenir infecções virais. Verificou-se que o suco de uva comercial inativa vários vírus entéricos e o vírus do herpes simplex (HSV). Além disso, o tratamento com suco de uva mostrou uma redução de 1.000 vezes na infectividade pelo poliovírus.

 

8. Pode ajudar na queima de gordura

Doses moderadas de suco de uva vermelha ou vinho podem ajudar a queimar gordura. Verificou-se que a farinha de semente de uva branca é mais eficaz no controle da obesidade e de doenças metabólicas como o fígado gordo.

O ácido elágico nas uvas muscadine diminuiu drasticamente o crescimento das células adiposas existentes e a formação de novas (adipogênese).

Camundongos com sobrepeso que receberam doses pequenas e de tamanho decente dessas bebidas de uva apresentaram melhora da função hepática. O ácido elágico e outros produtos químicos desencadeiam os genes que controlam o metabolismo da gordura e glicose na dieta. Nessas experiências, os níveis de açúcar no sangue dos ratos também estavam sob controle.

Os cientistas levantam a hipótese de que, se os modelos experimentais mostraram uma resposta positiva às bebidas de uva, aqueles que estão acima do peso também podem se beneficiar deles.

 

9. Pode proteger e nutrir sua pele

Vinho tinto, suco de uva, cranberries, amendoim e seus produtos contêm resveratrol. O resveratrol atua como antioxidante e anti-mutagênico, com efeitos anti-inflamatórios.

O resveratrol inibiu a tumorigênese (formação de tumores) quando administrado a modelos de câncer de pele de camundongo.

Numerosos estudos com camundongos demonstram as propriedades fotoprotetoras deste fitoquímico da uva.

A aplicação tópica de resveratrol pode inibir o edema da pele causado devido à exposição aos raios UVB. Causa uma diminuição significativa na geração de radicais livres (como peróxido de hidrogênio) que podem desencadear o envelhecimento e câncer de pele.

O suco de uva contém quantidades justas de colágeno hidrolisado. O consumo dessas bebidas, cerca de 5 a 10 g por dia, por 3-6 meses, pode melhorar a saúde da pele.

 

10. Pode desintoxicar seu corpo

O suco de uva pode ser uma alternativa sem álcool ao vinho tinto. Fazer parte da sua dieta introduz antioxidantes no seu corpo. Eles combatem os danos oxidativos ao seu DNA e corpo.

O suco de uva pode prevenir/retardar o aparecimento de doenças cardíacas, diabetes, obesidade, acidente vascular cerebral, distúrbios neurodegenerativos e câncer ao eliminar os radicais livres.

Todos os benefícios acima são atribuídos ao perfil nutritivo do suco de uva. Sua composição fitoquímica é outro contribuinte. Resveratrol, quercetina, catequina, flavonóis, antocianinas, ácido gálico e epicatequina são os elementos-chave. Vamos dar uma olhada em quanto de cada um está presente e como eles são distribuídos.

 

Suco de Uva: Detalhes Nutricionais

As uvas contêm uma variedade de fitoquímicos, incluindo ácidos fenólicos, estilbenos, antocianinas e proantocianidinas. Sua composição varia significativamente entre subespécies e espécies.

A distribuição desses componentes fenólicos nas uvas é mostrada abaixo:

RECURSO COMPOSTOS FENÓLICOS
Semente Ácido gálico, (+) – catequina, epicatequina, procianidina dimérica, proantocianidinas
Pele Proantocianidinas, ácido elágico, miricetina, quercetina, kaempferol, trans-resveratrol
Folha Miricetina, ácido elágico, kaempferol, quercetina, ácido gálico
Haste Rutina, quercetina 3-O-glucuronida, trans-resveratrol, astilbina
Passas Ácido hidroxicinâmico, hidroximetilfurfural
Vinho tinto Malvidina-3-glucósido, peonidina-3-glicósido, cianidina-3-glicósido, petunidin-3-glucósido, catequina, quercetina, resveratrol, ácido hidroxicinâmico

* Fonte: USDA

 

O suco de uva é rico em nutrição. Mas poderia ser a alternativa ideal ao vinho tinto?

 

Suco de uva vs. Vinho tinto

O suco de uva e o vinho tinto são extratos da mesma fonte. Sua composição fitoquímica difere um pouco. As uvas contêm uma grande variedade de compostos de polifenóis, incluindo flavonoides, ácidos fenólicos e resveratrol. Estes contribuem para seus benefícios à saúde.

As maiores concentrações de polifenóis da uva são encontradas em sua pele, caules e sementes. Portanto, quanto maior o contato com esses componentes, maior o conteúdo polifenólico.

Durante a produção de vinho tinto, há uma exposição prolongada à pele, caule e sementes de uvas. Isso aumenta o conteúdo polifenólico em até 10 vezes em comparação com o vinho branco e o suco de uva.

Isso nos leva ao paradoxo francês.

 

O paradoxo francês

A OMS coletou dados sobre mortalidade cardiovascular de 17 países ocidentais, incluindo os Estados Unidos e o Reino Unido.

Curiosamente, os franceses tiveram um risco menor, apesar do maior consumo de gorduras saturadas. Essa descoberta foi chamada de “Paradoxo Francês”.

Em uma análise mais aprofundada, eles concluíram que o aumento do consumo de vinho na França e em outros países do Mediterrâneo poderia ser o fator de resgate.

Inicialmente, as pessoas pensavam que era o teor alcoólico que reduzia o risco de doença cardiovascular. No entanto, outros estudos indicaram que fatores não alcoólicos no vinho também podem desempenhar um papel protetor.

Somente quando os pesquisadores entenderam a existência de polifenóis, o paradoxo francês ficou mais justificado.

Simplificando, o suco de uva é o equivalente não alcoólico (mais ou menos) do vinho tinto. Ele ainda faz um trabalho fantástico de curar e proteger seu corpo.

Você pode comprar suco de uva engarrafado pronto para servir aqui. Ou você pode fazer um lote fresco de suco de uva em casa diluindo o concentrado de suco de uva, de acordo com as instruções. Compre aqui e experimente!

Se você deseja fazer suco de uva em casa, podemos ajudá-lo com as receitas básicas. Você pode brincar e adicionar outros sabores a ele.

 

O que você precisa

  • Uvas orgânicas (Concord / Muscadine / preta / vermelha / verde): 750g a 1 kg (para 3-4 porções)
  • Água: conforme necessário
  • Temperos opcionais
  • Sal preto: 2-3 pitadas
  • Açúcar mascavo / adoçante: conforme necessário
  • Suco de limão: 1 colher de chá

Vamos fazer!

Método 1: usando um liquidificador elétrico

  1. Lave bem as uvas em água corrente. Escorra.
  2. Coloque no liquidificador. Misture até obter uma mistura suave.
  3. Usando um filtro, coe o conteúdo em um escorredor / recipiente limpo e seco.
  4. Use uma colher para pressionar a polpa contra o filtro para espremer o suco restante.
  5. Adicione o suco de limão, sal e adoçante (se o suco não for doce o suficiente).
  6. Sirva com alguns cubos de gelo e um enfeite de uvas e folhas de hortelã.
  7. Beba-o fresco com o café da manhã para iniciar o seu dia e desintoxicar o corpo!

 

Método 2: sem usar um liquidificador elétrico

  1. Lave bem as uvas em água corrente. Escorra.
  2. Transfira para uma peneira e lave em água morna. Esta etapa garante que produtos químicos / pesticidas na superfície das uvas sejam lavados. Escorra.
  3. Amasse todas as uvas usando um espremedor de batatas até que o suco comece a sair.
  4. Coloque o purê de uvas em uma panela fervente com água.
  5. Cozinhe-os em fogo médio por cerca de 10 minutos.
  6. Continue mexendo de vez em quando.
  7. Amasse as uvas usando uma colher ou um espremedor de batatas, se começarem a se amontoar. Se você gosta da textura grossa, pode omitir esta etapa.
  8. Coe o suco usando uma peneira / peneira / gaze sobre um recipiente.
  9. Remova a peneira ou a gaze e mantenha o suco na geladeira para que esfrie.
  10. Despeje o suco em um copo ou em uma jarra com gelo.
  11. Adicione temperos opcionais, como sal preto, suco de limão, folhas de hortelã esmagadas, mel etc.

Às vezes, o suco de uva pode acabar com gosto azedo se as uvas estiverem azedas e maduras. Essa é uma das razões pelas quais as pessoas preferem o método baseado no liquidificador.

Aqui estão algumas dicas para melhorar esse sabor.

 

Dicas para tornar o suco de uva melhor

  • Escolha as uvas certas.
  • Não ferva as uvas. Aqueça-os a uma temperatura alta em uma chaleira fervendo com água.
  • Deixe esfriar o suco antes de servir. O resfriamento por 24 a 48 horas fornece os melhores resultados.
  • Você pode adicionar refrigerante, ginger ale, abóbora e suco de abacaxi ao suco de uva sem açúcar refrigerado.
  • Adicione o leite a uma preparação espessa de suco de uva. Despeje a mistura em formas de picolé e congele. Desfrute de picolés com sabor de uva!

Você pode aumentar ou diminuir as proporções dos ingredientes, dependendo do tamanho da porção. Mas é igualmente importante armazenar o suco restante da maneira certa.

Se você não armazenar corretamente, o suco de uva pode começar a fermentar. As bactérias ou fungos podem produzir metabólitos que não são seguros para o consumo humano.

Leia para saber como armazenar o suco em casa.

 

Como armazenar suco de uva da maneira certa

O suco de uva feito de uvas frescas pode ser armazenado de várias maneiras.

Você pode congelá-lo ou engarrafá-lo para uso posterior. Dessa forma, você não precisa correr para a loja para comprar uma versão ou concentrado bloqueado por conservantes. Você pode:

  • Leve à geladeira o suco em frascos com tampas apertadas por 5-7 dias. O suco começará a fermentar se for deixado por mais tempo.
  • Congele-o derramando o suco em sacos com zíper seguros para o freezer e selando-os. Armazene apenas na vertical. Faça um saco duplo das bolsas, caso ocorra uma queimadura no congelador.
  • Rotule as sacolas com o conteúdo e a data. Congelar dessa maneira pode manter o suco por quase 1 ano.
  • Fermentar o suco de uva em vinho, adicionando açúcar e fermento. Mantenha esta mistura de lado por 45 a 60 dias. Você precisa verificar seu pH e segurança antes de consumi-lo.

Com os ingredientes, a receita e o armazenamento certos, você pode desfrutar de suco de uva o ano todo. É uma bebida versátil, pois você pode criar seus próprios coquetéis e batidas.

Segundo a pesquisa, não há efeitos colaterais relatados com risco de vida ao suco de uva. No entanto, há muitas informações sobre a toranja (grapefruit) interagindo com os medicamentos. Não fique confuso.

A toranja é uma fruta cítrica, como as tangerinas, enquanto as uvas pertencem a outra família.

 

Conclusão

O suco de uva é um reservatório de antioxidantes. As antocianinas, estilbenos, taninos, saponinas, flavonoides e outros compostos fenólicos contribuem para o nosso bem-estar.

O suco de uva pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e cerebrais, câncer e condições graves de saúde.

A comunidade científica ainda não estabeleceu a dosagem ideal de suco de uva. Portanto, é melhor discutir com seu médico sobre uma dosagem adequada para você.

 

Respostas de especialistas para perguntas dos leitores

Muito suco de uva pode ser ruim para você?

Beber muito suco de uva pode ser prejudicial. Os produtos químicos do suco de uva, chamados polifenóis, podem interferir na absorção de ferro. Por isso, é melhor consumir suco de uva em doses moderadas ou recomendadas.

 

O suco de uva é bom para o estômago?

O suco de uva é bom para o estômago. Contém propriedades antimicrobianas que podem ajudar a matar bactérias nocivas.

 

O suco de uva é ruim para quem tem diabetes?

De acordo com estudos em animais, o suco de uva reduziu a coagulação do sangue em ratos diabéticos. Beber suco de uva pode ser benéfico para pessoas com diabetes. No entanto, o suco de uva é rico em açúcares e pode aumentar os níveis de açúcar no sangue. Consulte um médico antes de incluí-lo em sua dieta.

 

Muito suco de uva pode causar diarreia?

Relatos anedóticos afirmam que o consumo excessivo de suco de uva ou uvas pode causar diarreia. Mas não há evidências científicas para apoiar esta afirmação.

 

O suco de uva pode afinar o sangue?

O suco de uva pode reduzir o risco de coágulos sanguíneos. Portanto, tenha cuidado se você estiver tomando medicamentos para afinar o sangue, pois isso pode aumentar excessivamente seus efeitos.

 

O suco de uva é bom para perda de peso?

O suco de uva possui compostos de queima de gordura e antioxidantes que podem ajudar a promover a perda de peso. No entanto, não há estudos onde foram observados os efeitos do suco de uva na perda de peso.

 

O suco de uva mata vírus, bactérias e parasitas?

Sim, o suco de uva tem propriedades antibacterianas e antivirais; isso pode ajudar a matar estes vírus, bactérias e parasitas que causam a gastroenterite.

 

O suco de uva é ácido?

Sim, o pH do suco de uva é 3. O suco geralmente é ácido.

 

O suco de uva ajuda na constipação?

Evidências anedóticas sugerem que o suco de uva pode ajudar a aliviar a constipação. No entanto, há uma falta de evidência para apoiar esta alegação.

 

Podemos beber suco de uva à noite?

Sim, você pode beber suco de uva à noite.

Written by hello

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